ODB277 Terça-feira

ODB277 Terça-feira:
Complem: Isaías 38:10-20; Josué 8:1-23; Hebreus 12:3-13
Semicont: Salmo 73:1-20; Provérbios 11:1-31; Hebreus 12:3-13 

Complem: Isaías 38:10-20; Josué 8:1-23; Hebreus 12:3-13

Isaías 38:10-20
10 Eu dizia: «Bem no meio da minha vida, eu me vou; pelo resto dos meus anos, ficarei postado à porta da mansão dos mortos». 
11 Eu dizia: «Não verei mais a Javé na terra dos vivos, nem verei mais ninguém entre os habitantes da terra. 
12 Levantam e enrolam a minha morada como tenda de pastores. Como um tecelão, eu tecia a minha vida e me cortaram os fios. Dia e noite foste acabando comigo. 
13 Clamo até o amanhecer. Como leão, ele quebra todos os meus ossos; dia e noite tu me consumias. 
14 Estou piando como andorinha, arrulhando como pomba; meus olhos estão cansados de olhar para o alto. Estou oprimido: ajuda-me, Senhor! 
15 Que direi, que poderei falar se foi ele quem fez isso? Hei de passar todos os anos da minha vida com alma amargurada. 
16 Aqueles que Deus protege, vivem; e entre eles, viverá o meu espírito: tu me curaste e me fizeste reviver. 
17 A minha amargura se transformou em paz, quando arrancaste a minha vida da tumba vazia e voltaste as costas para todos os meus pecados. 
18 De fato, a mansão dos mortos não te louva; não é a morte que te entoa hinos. Quem baixa à cova não espera mais a tua fidelidade. 
19 Quem está vivo é que vai te louvar, como eu estou fazendo agora. O Pai ensina a seus filhos a tua fidelidade. 
20 Salva-me, Javé, e tocaremos nossas harpas todos os dias da nossa vida no Templo de Javé».

Josué 8:1-23
1 Javé disse a Josué: «Não tenha medo e não se acovarde. Leve com você todos os guerreiros. Levante-se, e suba contra Hai. Veja! Eu estou entregando em suas mãos o rei de Hai, junto com o povo, a cidade e as terras dele. 
2 Faça com Hai e o seu rei como você fez com Jericó e o seu rei. Vocês poderão pegar para si os despojos e o gado. Preparem uma emboscada contra a cidade, por trás dela».
3 Josué e os guerreiros se prepararam para atacar Hai. Josué escolheu trinta mil guerreiros valentes e os enviou durante a noite, 
4 ordenando: «Atenção! Preparem uma emboscada atrás da cidade; não se distanciem muito da cidade e fiquem de prontidão. 
5 Eu e o meu pessoal nos aproximaremos da cidade, e quando eles saírem ao nosso encontro como da primeira vez, nós vamos fugir deles. 
6 E eles vão nos perseguir; assim os atrairemos para longe da cidade, pois pensarão: ‘Estão fugindo de nós como da primeira vez’. 
7 Então vocês sairão da emboscada e se apossarão da cidade. Javé seu Deus entregará a cidade nas mãos de vocês. 
8 Depois de tomar a cidade, vocês a incendiarão, agindo de acordo com a palavra de Javé. Vejam que isso é uma ordem!»
9 Josué os enviou e eles foram se colocar no lugar da emboscada, entre Betel e Hai, ao oeste de Hai. Entretanto, Josué passou a noite no meio do povo. 
10 No dia seguinte, levantou-se de madrugada e passou revista ao povo. Depois, junto com os anciãos de Israel, subiu contra Hai, à frente do povo. 
11 Todos os guerreiros que ficaram com ele subiram também e foram se aproximando bem na frente da cidade e acamparam ao norte de Hai. Entre eles e Hai havia um vale. 
12 Josué havia tomado cerca de cinco mil homens e os colocara de emboscada entre Betel e Hai, ao oeste da cidade. 
13 O povo ficou no acampamento maior ao norte da cidade, e a emboscada ao oeste da cidade. Nessa noite, Josué foi até o meio do vale.
14 Quando o rei de Hai viu isso, ele e todo o povo da cidade se levantaram depressa e saíram para ir ao encontro de Israel e dar combate na descida, diante do deserto; o rei, porém, não sabia que havia uma emboscada contra ele, atrás da cidade. 
15 Josué e todo o Israel, fingindo-se derrotados, fugiram pelo caminho do deserto. 
16 Todo o povo da cidade saiu gritando e perseguindo os israelitas. Ao perseguir Josué, eles se afastaram da cidade. 
17 Em Hai não ficou um homem sequer; todos saíram perseguindo Israel; e ao perseguir Israel, deixaram a cidade aberta.
18 Então Javé disse a Josué: «Estenda contra Hai a lança que você tem na mão, pois eu vou entregar a você essa cidade». E Josué estendeu contra a cidade a lança que tinha na mão. 19 Quando ele estendeu a mão, os que estavam na emboscada saíram correndo do seu lugar, entraram na cidade, a tomaram e a incendiaram rapidamente.
20 Os homens de Hai viraram para trás e viram a fumaça da cidade subindo ao céu. Ninguém deles sabia para que lado escapar, pois o povo que fugia para o deserto voltou para atacar os perseguidores. 
21 Vendo que os homens da emboscada tinham tomado a cidade, pois da cidade a fumaça subia, Josué e todo o Israel voltaram e atacaram os homens de Hai. 
22 Os outros que estavam na cidade saíram, fazendo os homens de Hai ficar encurralados entre os israelitas, que os derrotaram, a ponto de não sobrar nenhum sobrevivente ou fugitivo. 
23 O rei de Hai foi capturado vivo e levado a Josué.

Hebreus 12:3-13
3 Para que vocês não se cansem e não percam o ânimo, pensem atentamente em Jesus, que suportou contra si tão grande hostilidade por parte dos pecadores.
4 Vocês ainda não resistiram até o derramamento do sangue na luta contra o pecado, 
5 e já se esqueceram da exortação que lhes foi dirigida como a filhos: «Meu filho, não despreze a correção do Senhor e não perca o ânimo quando for repreendido por ele; 
6 pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho.» 
7 Em vista da educação é que vocês sofrem. Deus trata-os como filhos. E qual é o filho que não é corrigido pelo pai? 
8 Pelo contrário, se vocês não são corrigidos como acontece com todos, então vocês são bastardos e não filhos. 
9 Ademais, tivemos nossos pais humanos como educadores, e os respeitamos. Será que não devemos submeter-nos muito mais ao Pai dos espíritos para termos a vida? 
10 Nossos pais humanos, por pouco tempo, nos corrigiam, como melhor lhes parecia; Deus, porém, nos corrige para o nosso bem, a fim de que sejamos participantes da sua própria santidade. 
11 Na hora, qualquer correção parece não ser motivo de alegria, mas de tristeza; porém, mais tarde, ela produz um fruto de paz e de justiça naqueles que foram corrigidos.
12 Por isso, levantem as mãos cansadas e fortaleçam os joelhos enfraquecidos. 
13 Endireitem os caminhos por onde terão que passar, a fim de que o aleijado não manque, mas seja curado.

Semicont: Salmo 73:1-20; Provérbios 11:1-31; Hebreus 12:3-13 

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 73:1-20
Quam bonus Israel!
VERDADEIRAMENTE Deus é benigno para com seu povo, * para com quem tem íntegro coração.
2 Quanto a mim, quase meus passos se extraviaram; * pouco faltou que meus pés resvalassem.
3 Porquanto invejei quem é arrogante, * vendo a prosperidade de quem pratica a perversidade.
4 Porque não conhecem as portas da morte, * e robusto é o seu corpo.
5 Não se acham em trabalhos como outra gente, * nem sofrem aflição como as outras pessoas.
6 Pelo que lhes envolve a soberba como um colar, * e a violência lhes cobre,  qual um vestido.
7 Seus olhos estão inchados de gordura; * têm mais do que poderiam desejar.
8 Praticando a corrupção, tratam maliciosamente de opressão; * falam arrogantemente.
9 Põem nos céus a sua boca, * e a língua percorre a terra.
10 Pelo que desviam o povo para o seu lado, * o que lhes proporciona singular proveito.
11 E dizem: Como sabe Deus? * Acaso há conhecimento no Altíssimo?
12 Eis que assim são as pessoas más; * prosperam no mundo, aumentam em riquezas.
13 De certo em vão tenho purificado o coração, * e lavado minhas mãos na inocência.
14 Pois todo o dia vivo a aflição, * e o castigo cada manhã.
15 Se eu dissesse: Falarei assim, * eis que trairia a geração de teus filhos e filhas.
16 Quando eu pensava em compreender isto, foi tarefa penosa para mim.
17 Até que fui ao santuário de Deus, * e pude considerar qual seria o fim desta gente.
18 Certamente fazes que fiquem em lugares escorregadios, * e fazes que caiam na destruição.
19 Como se veem em ruinas em um momento! * sofrem finalmente o terror da sua decadência.
20 Como um sonho, quando se acorda, * assim, ó SENHOR, ao despertares, desprezarás a sua aparência.

Provérbios 11:1-31
1 Javé detesta balanças falsas e gosta de peso justo.
2 Depois da soberba vem a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.
3 A integridade guia os retos, mas a perversidade arruína os traidores.
4 A riqueza é inútil no dia da ira, mas a justiça liberta da morte.
5 A justiça aplana o caminho dos íntegros, mas o injusto cai por sua injustiça.
6 A justiça salva os retos, mas os traidores são apanhados na própria cobiça.
7 Quando o injusto morre, sua esperança desaparece, e a esperança nas riquezas também desaparece.
8 O justo escapa do aperto; o injusto cai em lugar dele.
9 O injusto arruína o próximo com a boca, mas os justos se salvam pelo conhecimento que possuem.
10 A cidade festeja o triunfo dos justos, e canta de alegria quando os injustos perecem.
11 A cidade prospera com a bênção dos retos, mas se destrói pela boca dos injustos.
12 Quem despreza o próximo não tem bom senso; o homem prudente guarda silêncio.
13 Quem fala demais espalha segredos; o homem de confiança mantém a discrição.
14 Sem liderança, o povo se arruína; e com muitos conselheiros se salva.
15 Quem serve de fiador para um estrangeiro acaba se prejudicando; quem evita compromissos permanece tranqüilo.
16 A mulher formosa adquire honra; os violentos adquirem riqueza.
17 O homem bondoso faz bem a si mesmo; o homem cruel destrói a si próprio.
18 O injusto conquista lucros enganosos; quem semeia justiça tem salário seguro.
19 Quem pratica a justiça busca a vida; quem segue o mal caminha para a morte.
20 Javé detesta a mente tortuosa, mas aprecia o comportamento íntegro.
21 Cedo ou tarde, o mau será cobrado, mas a descendência dos justos será salva.
22 Anel de ouro em focinho de porco é a mulher bonita, mas sem bom senso.
23 O desejo dos justos se realiza; as ilusões dos injustos não levam a nada.
24 Há quem dá generosamente, e sua riqueza aumenta ainda mais; e há quem acumula injustamente, e acaba na miséria.
25 Quem é generoso progride na vida, e quem dá de beber jamais passará sede.
26 O povo amaldiçoa quem sonega alimentos, e abençoa quem os põe no mercado.
27 Quem madruga para o bem alcançará favor, mas quem busca o mal será vítima do mal.
28 Quem confia na própria riqueza murchará, mas os justos brotarão como folhagens.
29 Quem cria desordem em casa terá vento como herança; e quem não tem juízo será escravo de quem é sábio.
30 O fruto do justo é árvore de vida, e o sábio cativa as pessoas.
31 Se até o justo recebe sua recompensa aqui na terra, quanto mais o injusto e o pecador!

Hebreus 12:3-13
3 Para que vocês não se cansem e não percam o ânimo, pensem atentamente em Jesus, que suportou contra si tão grande hostilidade por parte dos pecadores.
4 Vocês ainda não resistiram até o derramamento do sangue na luta contra o pecado,
5 e já se esqueceram da exortação que lhes foi dirigida como a filhos: «Meu filho, não despreze a correção do Senhor e não perca o ânimo quando for repreendido por ele; 
6 pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho.» 
7 Em vista da educação é que vocês sofrem. Deus trata-os como filhos. E qual é o filho que não é corrigido pelo pai? 
8 Pelo contrário, se vocês não são corrigidos como acontece com todos, então vocês são bastardos e não filhos. 
9 Ademais, tivemos nossos pais humanos como educadores, e os respeitamos. Será que não devemos submeter-nos muito mais ao Pai dos espíritos para termos a vida? 
10 Nossos pais humanos, por pouco tempo, nos corrigiam, como melhor lhes parecia; Deus, porém, nos corrige para o nosso bem, a fim de que sejamos participantes da sua própria santidade. 
11 Na hora, qualquer correção parece não ser motivo de alegria, mas de tristeza; porém, mais tarde, ela produz um fruto de paz e de justiça naqueles que foram corrigidos. 
12 Por isso, levantem as mãos cansadas e fortaleçam os joelhos enfraquecidos. 
13 Endireitem os caminhos por onde terão que passar, a fim de que o aleijado não manque, mas seja curado.


-----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal