ODB276 Segunda-feira

ODB276 Segunda-feira:
Complem: Isaías 38:10-20; Josué 6:1-21; Hebreus 11:29-12:2
Semicont: Salmo 73:1-20; Provérbios 8:32-9:6; Hebreus 11:29-12:2 

Complem: Isaías 38:10-20; Josué 6:1-21; Hebreus 11:29-12:2
Isaías 38:10-20

10 Eu dizia: «Bem no meio da minha vida, eu me vou; pelo resto dos meus anos, ficarei postado à porta da mansão dos mortos». 
11 Eu dizia: «Não verei mais a Javé na terra dos vivos, nem verei mais ninguém entre os habitantes da terra. 
12 Levantam e enrolam a minha morada como tenda de pastores. Como um tecelão, eu tecia a minha vida e me cortaram os fios. Dia e noite foste acabando comigo. 
13 Clamo até o amanhecer. Como leão, ele quebra todos os meus ossos; dia e noite tu me consumias. 
14 Estou piando como andorinha, arrulhando como pomba; meus olhos estão cansados de olhar para o alto. Estou oprimido: ajuda-me, Senhor! 
15 Que direi, que poderei falar se foi ele quem fez isso? Hei de passar todos os anos da minha vida com alma amargurada. 
16 Aqueles que Deus protege, vivem; e entre eles, viverá o meu espírito: tu me curaste e me fizeste reviver. 
17 A minha amargura se transformou em paz, quando arrancaste a minha vida da tumba vazia e voltaste as costas para todos os meus pecados. 
18 De fato, a mansão dos mortos não te louva; não é a morte que te entoa hinos. Quem baixa à cova não espera mais a tua fidelidade. 
19 Quem está vivo é que vai te louvar, como eu estou fazendo agora. O Pai ensina a seus filhos a tua fidelidade. 
20 Salva-me, Javé, e tocaremos nossas harpas todos os dias da nossa vida no Templo de Javé».

Josué 6:1-21
 1 Jericó estava fechada e bem trancada por causa dos israelitas. Ninguém saía e ninguém entrava. 
2 Javé disse a Josué: «Veja! Eu estou entregando em sua mão a cidade de Jericó, junto com o rei e os soldados. 
3 Vocês, todos os guerreiros, rodeiem a cidade, dando uma volta ao redor. Façam isso durante seis dias. 
4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas diante da arca; no sétimo dia dêem sete voltas em torno da cidade, e os sacerdotes tocarão as trombetas. 
5 Quando for dado um toque longo e vocês ouvirem o toque da trombeta, todo o povo lançará o grito de guerra: as muralhas da cidade virão abaixo, e o povo a assaltará, cada um do seu lugar».
6 Josué, filho de Nun, convocou os sacerdotes e lhes deu esta ordem: «Levem a arca da aliança; sete sacerdotes levem também sete trombetas na frente da arca de Javé». 
7 E em seguida disse ao povo: «Vão e rodeiem a cidade. Os guerreiros passem na frente da arca de Javé».
8 E foi feito como Josué havia ordenado ao povo. Sete sacerdotes com sete trombetas passaram à frente de Javé e começaram a tocar as trombetas. A arca da aliança de Javé ia atrás deles. 
9 Os guerreiros iam na frente dos sacerdotes que tocavam as trombetas. O restante ia atrás da arca; todos marchavam ao som das trombetas. 
10 Josué tinha ordenado ao povo: «Não lancem o grito de guerra. Fiquem em silêncio. Não digam uma só palavra até que eu mande vocês gritarem. Só então, vocês vão gritar».
11 A arca de Javé rodeou a cidade, dando uma volta. Depois voltaram ao acampamento, onde pernoitaram. 
12 Josué levantou-se de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca de Javé; 
13 os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas iam na frente da arca de Javé, tocando as trombetas. Os guerreiros iam na frente dos sacerdotes que tocavam as trombetas. O restante ia atrás da arca de Javé; todos marchavam ao som das trombetas. 
14 No segundo dia, rodearam a cidade uma vez e depois voltaram para o acampamento. Fizeram isso durante seis dias.
15 No sétimo dia, ao romper da aurora, levantaram-se e rodearam a cidade sete vezes, do mesmo modo. Somente no sétimo dia rodearam a cidade sete vezes. 
16 Na sétima volta, os sacerdotes tocaram as trombetas. Então Josué disse ao povo: «Gritem, porque Javé entregou a cidade para vocês. 
17 A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao extermínio em honra de Javé. Só ficarão com vida a prostituta Raab e todos os que estiverem com ela na casa, pois ela escondeu os mensageiros que enviamos. 
18 Quanto a vocês, cuidado com as coisas consagradas ao extermínio; não peguem aquilo que vocês consagraram ao extermínio. Isso faria o acampamento de Israel se tornar consagrado ao extermínio, trazendo uma desgraça. 
19 Toda a prata, ouro, objetos de bronze e de ferro serão consagrados a Javé e destinados ao tesouro de Javé».
20 O povo lançou o grito e tocaram-se as trombetas. Ao ouvir o toque de trombeta, o povo deu um grande grito e a muralha da cidade veio abaixo. O povo entrou para a cidade, cada um do seu lugar, e tomou a cidade. 
21 Consagraram ao extermínio tudo o que havia na cidade: homens e mulheres, jovens e velhos, vacas, ovelhas e burros; passaram tudo ao fio da espada.

Hebreus 11:29-12:2 
29 Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como se fosse terra seca, enquanto os egípcios, tentando fazer o mesmo, se afogaram. 
30 Pela fé, caíram os muros de Jericó, após as voltas ao seu redor durante sete dias. 
31 Pela fé, a prostituta Raab não morreu com os incrédulos, porque ela acolheu bem os espiões israelitas.
32 O que mais posso dizer? Eu não teria tempo, se quisesse falar de Gedeão, de Barac, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. 
33 Graças à fé, eles conquistaram reinos, implantaram a justiça, alcançaram as promessas, taparam a goela dos leões, 
34 apagaram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, extraíram força da sua própria fraqueza, mostraram-se valentes na guerra e expulsaram invasores estrangeiros. 
35 E algumas mulheres recuperaram seus mortos, por meio da ressurreição.
Outros foram esquartejados, recusando a libertação que lhes era oferecida, a fim de alcançarem uma ressurreição mais valiosa. 
36 Outros, enfim, foram humilhados e surrados, amarrados e jogados na prisão. 
37 Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados, atribulados, maltratados. 
38 Esses homens tinham que vagar por desertos e montanhas, e refugiar-se em grutas e buracos. O mundo não era digno deles!
39 Todos eles foram aprovados por Deus por causa da fé que tinham. Mas nenhum deles alcançou a promessa. 
40 Deus preparou para nós algo melhor, a fim de que, sem nós, eles não obtivessem a perfeição.
Hebreus 12:1-2
1 Portanto, estamos rodeados dessa grande nuvem de testemunhas. Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra em nós. Corramos com perseverança na corrida, 2 mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé. Em troca da alegria que lhe era proposta, ele se submeteu à cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus. 

Semicont: Salmo 73:1-20; Provérbios 8:32-9:6; Hebreus 11:29-12:2

Salmos Litúrgicos   Livro III  Décimo Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 73:1-20
Quam bonus Israel!
VERDADEIRAMENTE Deus é benigno para com seu povo, * para com quem tem íntegro coração.
2 Quanto a mim, quase meus passos se extraviaram; * pouco faltou que meus pés resvalassem.
3 Porquanto invejei quem é arrogante, * vendo a prosperidade de quem pratica a perversidade.
4 Porque não conhecem as portas da morte, * e robusto é o seu corpo.
5 Não se acham em trabalhos como outra gente, * nem sofrem aflição como as outras pessoas.
6 Pelo que lhes envolve a soberba como um colar, * e a violência lhes cobre,  qual um vestido.
7 Seus olhos estão inchados de gordura; * têm mais do que poderiam desejar.
8 Praticando a corrupção, tratam maliciosamente de opressão; * falam arrogantemente.
9 Põem nos céus a sua boca, * e a língua percorre a terra.
10 Pelo que desviam o povo para o seu lado, * o que lhes proporciona singular proveito.
11 E dizem: Como sabe Deus? * Acaso há conhecimento no Altíssimo?
12 Eis que assim são as pessoas más; * prosperam no mundo, aumentam em riquezas.
13 De certo em vão tenho purificado o coração, * e lavado minhas mãos na inocência.
14 Pois todo o dia vivo a aflição, * e o castigo cada manhã.
15 Se eu dissesse: Falarei assim, * eis que trairia a geração de teus filhos e filhas.
16 Quando eu pensava em compreender isto, foi tarefa penosa para mim.
17 Até que fui ao santuário de Deus, * e pude considerar qual seria o fim desta gente.
18 Certamente fazes que fiquem em lugares escorregadios, * e fazes que caiam na destruição.
19 Como se veem em ruinas em um momento! * sofrem finalmente o terror da sua decadência.
20 Como um sonho, quando se acorda, * assim, ó SENHOR, ao despertares, desprezarás a sua aparência.

Provérbios 8:32-9:6
32 Portanto, meus filhos, me escutem: Felizes os que seguem os meus caminhos. 
33 Obedeçam à disciplina, e vocês se tornarão sábios. Não a desprezem. 
34 Feliz o homem que me obedece, vigiando todos os dias em minha porta, esperando na entrada de minha casa. 
35 Quem me encontra, encontra a vida, e goza do favor de Javé. 36 Quem me perde, se arruína a si mesmo, pois todos os que me odeiam amam a morte.
Provérbios 9:1-6
1 A Sabedoria construiu a sua casa, talhando suas sete colunas. 
2 Abateu seus animais, preparou o vinho e pôs a mesa. 
3 Enviou suas criadas para anunciar nos pontos mais altos da cidade: 
4 «Os ingênuos venham até aqui. Quero falar aos que não têm juízo. 
5 Venham comer do meu pão e beber do vinho que eu preparei. 
6 Deixem de ser ingênuos, e vocês viverão; sigam o caminho da inteligência».


Hebreus 11:29-12:2 
29 Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como se fosse terra seca, enquanto os egípcios, tentando fazer o mesmo, se afogaram. 
30 Pela fé, caíram os muros de Jericó, após as voltas ao seu redor durante sete dias. 
31 Pela fé, a prostituta Raab não morreu com os incrédulos, porque ela acolheu bem os espiões israelitas.
32 O que mais posso dizer? Eu não teria tempo, se quisesse falar de Gedeão, de Barac, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. 
33 Graças à fé, eles conquistaram reinos, implantaram a justiça, alcançaram as promessas, taparam a goela dos leões, 
34 apagaram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, extraíram força da sua própria fraqueza, mostraram-se valentes na guerra e expulsaram invasores estrangeiros. 
35 E algumas mulheres recuperaram seus mortos, por meio da ressurreição.
Outros foram esquartejados, recusando a libertação que lhes era oferecida, a fim de alcançarem uma ressurreição mais valiosa. 
36 Outros, enfim, foram humilhados e surrados, amarrados e jogados na prisão. 
37 Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados, atribulados, maltratados. 
38 Esses homens tinham que vagar por desertos e montanhas, e refugiar-se em grutas e buracos. O mundo não era digno deles!
39 Todos eles foram aprovados por Deus por causa da fé que tinham. Mas nenhum deles alcançou a promessa. 
40 Deus preparou para nós algo melhor, a fim de que, sem nós, eles não obtivessem a perfeição.
Hebreus 12:1-2
1 Portanto, estamos rodeados dessa grande nuvem de testemunhas. Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra em nós. Corramos com perseverança na corrida,
2 mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé. Em troca da alegria que lhe era proposta, ele se submeteu à cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus. 



-----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal