ODB267 Quinta-feira

ODB267 Quinta-feira:
Complem: Salmo 15; Êxodo 32:1-14; Tiago 1:1-8 
Semicont: Salmo 45:1-2,6-9; Cântico dos Cânticos 1:1-17; Tiago 1:1-8 

Complem: Salmo 15; Êxodo 32:1-14; Tiago 1:1-8 

Salmos Litúrgicos - Livro 1 – 3º Dia: Oração Matutina
Salmo 15
Domine, quis habitabit?
Ó SENHOR, quem habitará no teu templo? * Quem poderá assistir em teu santo monte?
2 Quem que vive com integridade e faz o que é justo, * e fala a verdade em seu coração.
3 Quem não anda difamando com a língua; * que não procede mal para com outras pessoas, nem afronta a seu vizinho.
4 A pessoa a cujos olhos vive a maldade é desprezível, *  mas honra quem teme o SENHOR, e mesmo com dano próprio não quebra seu juramento.
5 Quem não empresta seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra a pessoa inocente; * Quem assim dirige os seus atos jamais sofrerá abalos.

Êxodo 32:1-14

1 Quando o povo notou que Moisés estava demorando para descer da montanha, reuniu-se em torno de Aarão, e lhe disse: «Vamos! Faça para nós um deus que caminhe à nossa frente, porque não sabemos o que aconteceu com esse Moisés que nos tirou do Egito». 
2 Aarão respondeu-lhes: «Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, filhos e filhas, e tragam aqui». 
3 Então todo o povo tirou os brincos e os levou para Aarão. 
4 Este recebeu o ouro, fundiu-o num molde e fez a estátua de um bezerro. Então eles disseram: «Israel, este é o seu deus, que tirou você do Egito». 
5 Quando Aarão viu isso, construiu um altar diante da estátua, e proclamou: «Amanhã será festa em honra de Javé». 
6 No dia seguinte, levantaram-se bem cedo, ofereceram holocaustos e levaram sacrifícios de comunhão. O povo sentou-se para comer e beber, e depois se levantou para se divertir.
7 Javé disse a Moisés: «Vá! Desça, porque seu povo, que você tirou do Egito, se perverteu. 
8 Desviaram-se logo do caminho que eu lhes havia ordenado. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o adoraram, oferecendo a ele sacrifícios e dizendo: ‘Israel, este é o seu deus que tirou você do Egito’.» 
9 E Javé continuou: «Vejo que esse povo é um povo de cabeça dura. 
10 Agora, portanto, deixe-me, porque minha ira vai se acender contra eles, até consumi-los. E de você, eu farei uma grande nação». 
11 Então Moisés suplicou a Javé, seu Deus, dizendo: «Javé, por que a tua ira se acende contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e mão forte? 
12 Por que os egípcios haveriam de dizer: ‘Ele os tirou com má intenção, para matá-los entre as montanhas e exterminá-los da face da terra’? Desiste do incêndio de tua ira e volta atrás do castigo que pretendias impor ao teu povo. 
13 Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaac e Israel, aos quais juraste por ti mesmo, dizendo: ‘Eu multiplicarei a descendência de vocês como as estrelas do céu, e toda a terra que lhes prometi, eu a darei aos filhos de vocês, para que a possuam para sempre’ «. 
14 Então Javé se arrependeu do castigo com o qual havia ameaçado o seu povo.

Tiago 1:1-8 
1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos espalhadas pelo mundo: saudações!
2 Meus irmãos, fiquem muito alegres por terem que passar por todo tipo de provações, 
3 pois vocês sabem que aprendem a perseverar quando sua fé é posta à prova. 
4 Mas é preciso que a perseverança complete a sua obra em vocês, para que sejam homens completos e autênticos, sem nenhuma deficiência.
5 Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, que peça a Deus, e ele a dará, porque é generoso e dá sem impor condições. 
6 Todavia é preciso pedir com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é como a onda do mar, que o vento leva de um lado para outro. 
7 Quem é assim, não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 
8 pois é indeciso e instável em tudo o que faz.

Semicont: Salmo 45:1-2,6-9; Cântico dos Cânticos 1:1-17; Tiago 1:1-8 

Salmos Litúrgicos      Livro II         Nono Dla Oração Matutina
Salmo 45:1-2,6-9
Eructavit cor meum
MEU coração ferve de palavras boas e digo: Meus versos são para o Rei; *minha língua é pena de um hábil escritor.
2 Tu és o mais formoso ser humano; *a graça se derramou em teus lábios; por isso, Deus te abençoará para sempre.
3 Guarda a tua espada, ó tu que lutas, * com majestade e glória.
4 Em tua magnificência, avança prosperamente a favor da verdade e da justiça; * e tua mão te conduza a tremendos feitos!
5Tuas setas são temperadas no coração dos inimigos do Rei; * debaixo de ti caem povos.
6 Teu trono, ó Deus, permanece para todo o sempre; * e o governo de teu reino é de justiça.
7 Amas a justiça e aborreces a maldade; * por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria acima de teus companheiros.
8 Tuas vestes cheiram mirra, aloés e cássia; * de palácios de marfim partem harmonias que te alegram.
9 Filhas de reis te cercam; * à tua direita estava a rainha adornada de ouro de Ofir.

Cântico dos Cânticos 1:1-17
1 O mais belo cântico de Salomão.
2*Beije-me com os beijos de sua boca! Seus amores são melhores do que o vinho,
3 o odor de seus perfumes é suave, seu nome é como óleo escorrendo, e as donzelas se enamoram de você...
4 Arraste-me com você, corramos! Leve-me, ó rei, aos seus aposentos, e exultemos! Alegremo-nos em você! Mais que ao vinho, celebremos seus amores! Com razão se enamoram de você...
5*Sou morena, mas formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Cedar e os pavilhões de Salma.
6 Não reparem se eu sou morena: foi o sol que me queimou. Os filhos da minha mãe se voltaram contra mim, me obrigaram a guardar as vinhas, e a minha vinha, a minha...
eu não a pude guardar.
7 Avise-me, amado de minha alma, onde você apascenta e faz descansar o rebanho ao meio-dia, para que eu não fique vagando perdida entre os rebanhos de seus companheiros.
8 Se você não sabe, ó mais bela das mulheres, siga o rastro das ovelhas e leve as cabras a pastar junto às tendas dos pastores.
9 Minha amada, eu comparo você à égua atrelada ao carro do Faraó!
10 Que beleza suas faces entre os brincos, seu pescoço, com colares!
11 Faremos para você pingentes de ouro cravejados de prata.
12 - Enquanto o rei está em seu divã, o meu nardo difunde seu perfume.
13   Um saquinho de mirra é para mim o meu amado, repousando entre meus seios.
14   O meu amado é para mim um cacho de cipro florido entre as vinhas de Engadi.
15 - Como você é bela, minha amada, como você é bela!... Seus olhos são pombas.
16   Como você é belo, meu amado, e que doçura! Nosso leito é todo relva.
17 - As vigas da nossa casa são de cedro, e seu teto, de ciprestes.

Tiago 1:1-8 
1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos espalhadas pelo mundo: saudações!
2 Meus irmãos, fiquem muito alegres por terem que passar por todo tipo de provações, 3 pois vocês sabem que aprendem a perseverar quando sua fé é posta à prova. 4 Mas é preciso que a perseverança complete a sua obra em vocês, para que sejam homens completos e autênticos, sem nenhuma deficiência.
5 Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, que peça a Deus, e ele a dará, porque é generoso e dá sem impor condições. 
6 Todavia é preciso pedir com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é como a onda do mar, que o vento leva de um lado para outro. 
7 Quem é assim, não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 
8 pois é indeciso e instável em tudo o que faz.



----------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal