ODB268 Sexta-feira

ODB268 Sexta-feira: 
Complem:Salmo 15; Êxodo 32:15-35; Tiago 1:9-16 
Semicont: Salmo 45:1-2,6-9; Cântico dos Cânticos 2:1-7; Tiago 1:9-16 

Complem:Salmo 15; Êxodo 32:15-35; Tiago 1:9-16

Salmos Litúrgicos - Livro 1 – 3º Dia: Oração Matutina
Salmo 15
Domine, quis habitabit?
Ó SENHOR, quem habitará no teu templo? * Quem poderá assistir em teu santo monte?
2 Quem que vive com integridade e faz o que é justo, * e fala a verdade em seu coração.
3 Quem não anda difamando com a língua; * que não procede mal para com outras pessoas, nem afronta a seu vizinho.
4 A pessoa a cujos olhos vive a maldade é desprezível, *  mas honra quem teme o SENHOR, e mesmo com dano próprio não quebra seu juramento.
5 Quem não empresta seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra a pessoa inocente; * Quem assim dirige os seus atos jamais sofrerá abalos.

Êxodo 32:15-35
15 Moisés voltou e desceu da montanha, com as duas tábuas da aliança na mão, tábuas escritas nos dois lados, na frente e no verso. 
16 As tábuas eram obra de Deus, e a escritura era feita por Deus, gravada nas tábuas.
17 Josué ouviu o barulho do povo, que dava gritos, e disse a Moisés: «Há um grito de guerra no acampamento!» 
18 Moisés respondeu: «Não é grito de vitória, nem grito de derrota: estou ouvindo cantos alternados».
19 Quando se aproximou do acampamento e viu o bezerro e as danças, Moisés ficou enfurecido, jogou as tábuas e as quebrou no pé da montanha. 
20 Pegou o bezerro que haviam feito, o queimou e o moeu até reduzi-lo a pó. Depois espalhou o pó na água e fez os filhos de Israel beberem.
21 Moisés perguntou a Aarão: «O que foi que este povo fez a você, para que você o arrastasse a um pecado tão grande?» 
22 Aarão respondeu: «Não fique irritado, senhor. Você sabe o quanto este povo é inclinado para o mal. 
23 Eles me pediram: ‘Faça para nós um deus que caminhe à nossa frente, porque não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, que nos tirou do Egito’. 
24 Eu disse então: ‘Quem tiver ouro, que o traga’. Eles me trouxeram, eu joguei no fogo, e saiu esse bezerro».
25 Moisés viu que o povo estava desenfreado, porque Aarão os havia abandonado à zombaria dos inimigos. 
26 Então Moisés ficou de pé no meio do acampamento, e gritou: «Quem estiver do lado de Javé, venha até mim». E todos os filhos de Levi se reuniram em torno dele. 
27 Moisés então lhes disse: «Assim diz Javé, o Deus de Israel: ‘Cada um coloque a espada na cintura. Passem e repassem o acampamento, de porta em porta, matando até mesmo o seu irmão, companheiro e parente’.» 
28 Os filhos de Levi fizeram o que Moisés havia mandado. E nesse dia morreram uns três mil homens do povo. 
29 Então Moisés disse: «Hoje vocês se consagraram a Javé, à custa do filho ou do irmão, a fim de que ele hoje conceda a bênção a vocês».
30 No dia seguinte, Moisés disse ao povo: «Vocês cometeram um pecado gravíssimo, mas agora eu vou subir até Javé, para ver se posso expiar o pecado de vocês». 
31 Então Moisés voltou para Javé, e disse: «Este povo cometeu um pecado gravíssimo, fabricando um deus de ouro. 
32 Agora, porém, ou perdoas o pecado deles ou me riscas do teu livro». 
33 Javé respondeu a Moisés: «Riscarei do meu livro todo aquele que pecou contra mim. 
34 Agora vá e conduza o povo para onde eu lhe disse: meu anjo irá na frente. Mas quando chegar o dia das contas, eu punirei o pecado deles». 
35 E Javé castigou o povo por adorar o bezerro que Aarão tinha feito.

Tiago 1:9-16
9 Que o irmão pobre se orgulhe de sua alta dignidade, 
10 e o rico se orgulhe de perder sua posição social, porque o rico desaparecerá como a flor da erva. 
11 O sol se levanta, vem o calor e seca a erva, e lá se foi a beleza do seu viço! É assim que o rico vai perecer no meio dos seus negócios!
12 Feliz o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam. 
13 Quando tentado, que ninguém diga: «Deus está me tentando.» Porque Deus não é tentado a fazer o mal nem tenta a ninguém. 
14 Cada um é tentado pelo seu próprio desejo, que o atrai e seduz; 
15 a seguir, o desejo concebe e dá à luz o pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
16 Não se enganem, meus queridos irmãos: 

Semicont: Salmo 45:1-2,6-9; Cântico dos Cânticos 2:1-7; Tiago 1:9-16 

Salmos Litúrgicos      Livro II         Nono Dla Oração Matutina
Salmo 45:1-2,6-9
Eructavit cor meum
MEU coração ferve de palavras boas e digo: Meus versos são para o Rei; *minha língua é pena de um hábil escritor.
2 Tu és o mais formoso ser humano; *a graça se derramou em teus lábios; por isso, Deus te abençoará para sempre.
3 Guarda a tua espada, ó tu que lutas, * com majestade e glória.
4 Em tua magnificência, avança prosperamente a favor da verdade e da justiça; * e tua mão te conduza a tremendos feitos!
5Tuas setas são temperadas no coração dos inimigos do Rei; * debaixo de ti caem povos.
6 Teu trono, ó Deus, permanece para todo o sempre; * e o governo de teu reino é de justiça.
7 Amas a justiça e aborreces a maldade; * por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria acima de teus companheiros.
8 Tuas vestes cheiram mirra, aloés e cássia; * de palácios de marfim partem harmonias que te alegram.
9 Filhas de reis te cercam; * à tua direita estava a rainha adornada de ouro de Ofir.

Cântico dos Cânticos 2:1-7
1 -Sou um narciso de Saron, uma açucena dos vales.
2 -Como açucena entre espinhos é a minha amada entre as donzelas.
3 -Macieira entre as árvores do bosque, é o meu amado entre os jovens; à sombra dele eu quis sentar, com seu doce fruto na boca.
4  Ele me levou à adega, e contra mim desfralda sua bandeira de amor.
5  Sustentem-me com bolos de passas, dêem-me forças com maçãs, oh! que estou doente de amor...
6  Sua mão esquerda está sob a minha cabeça, e com a direita ele me abraça.
7 -Filhas de Jerusalém, pelas cervas e gazelas do campo, eu conjuro vocês: não despertem, não acordem o amor, até que ele o queira!

Tiago 1:9-16
9 Que o irmão pobre se orgulhe de sua alta dignidade, 
10 e o rico se orgulhe de perder sua posição social, porque o rico desaparecerá como a flor da erva. 
11 O sol se levanta, vem o calor e seca a erva, e lá se foi a beleza do seu viço! É assim que o rico vai perecer no meio dos seus negócios!
12 Feliz o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam. 
13 Quando tentado, que ninguém diga: «Deus está me tentando.» Porque Deus não é tentado a fazer o mal nem tenta a ninguém. 
14 Cada um é tentado pelo seu próprio desejo, que o atrai e seduz; 
15 a seguir, o desejo concebe e dá à luz o pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
16 Não se enganem, meus queridos irmãos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal