ODB256 Sexta-feira

ODB256 Sexta-feira
Complem: Salmo 34:9-14; Jó 12:1-25; Romanos 16:17-20 
Semicont: Salmo 111; 1Reis 1:28-48; Romanos 16:17-20   

Complem: Salmo 34:9-14; Jó 12:1-25; Romanos 16:17-20 

Salmos Litúrgicos   Livro 1   Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 34:9-14
Benedicam Dominum
9 Temam o SENHOR, vocês, as pessoas que vivem a santidade; * pois nada falta a quem o teme.
10 Até os filhotes de leão sentem fome; * mas a quem teme o SENHOR não lhe falta bem algum.
11 Vinde, filhos e filhas, escutem-me; * eu ensinarei a vocês o temor do SENHOR.
12 Quem é a pessoa que ama a vida, * e almeja longos dias de felicidade?
13 Guarda tua língua do mal, * e teus lábios de palavras mentirosas.
14 Desvia-te do mal e pratica o bem; * busca a paz e segue-a.

Jó 12:1-25
1 Então Jó respondeu: 
2 «Como vocês são importantes! A sabedoria vai morrer junto com vocês! 
3 Todavia, eu também tenho inteligência, e não sou inferior a vocês. Quem não sabe tudo isso? 
4 Eu me tornei motivo de zombaria para os meus amigos, eu que gritava a Deus para ter uma resposta. Zombam de mim, que sou inocente e íntegro. 
5 Os que estão satisfeitos dizem: ‘Desprezo para o infeliz, empurrão para quem está escorregando’. 
6 Enquanto isso, existe paz na tenda dos ladrões e aqueles que desafiam a Deus vivem tranqüilos, pensando que o têm na palma da mão.
7 Pergunte aos animais, que eles instruirão você. Pergunte às aves do céu, que elas o informarão. 
8 Pergunte aos répteis do chão, que eles lhe darão lições. Os peixes do mar lhe contarão tudo isso. 
9 Entre todos esses seres, quem não sabe que foi a mão de Javé que fez tudo isso? 
10 Nas mãos dele está a vida de todos os viventes e a respiração de todo ser humano. 
11 Não é o ouvido que distingue as palavras, e o paladar que saboreia os alimentos? 
12 Por acaso, os anciãos não estão destinados a ter sabedoria, e os velhos a ter prudência?
13 Em Deus estão a sabedoria e a força, a ele pertencem a perspicácia e a inteligência. 14 O que ele destrói, ninguém reconstrói; se ele aprisiona, não há escapatória. 
15 Se ele retém a chuva, tudo se resseca; se ele a solta, a terra se inunda. 
16 Ele possui a força e a eficácia, e dele dependem tanto o enganado como o enganador. 
17 Ele torna estúpidos os intelectuais, e enlouquece os juízes. 
18 Despoja os reis de suas insígnias, e os amarra pela cintura com uma corda. 
19 Faz os sacerdotes andar descalços, e transtorna os poderosos. 
20 Tira a palavra dos oradores, e priva de sensatez os anciãos. 
21 Espalha desprezo sobre os aristocratas, e afrouxa o cinturão dos militares. 
22 Arranca das trevas os segredos, e traz à luz as coisas obscuras. 
23 Engrandece as nações, e depois as arruína; desenvolve as nações, e as abandona. 
24 Torna loucos os chefes de estado, e os extravia numa confusão sem saída. 
25 Eles caminham às apalpadelas numa escuridão lúgubre, cambaleando como bêbados.

Romanos 16:17-20
17 Irmãos, peço que vocês tomem cuidado com aqueles que provocam divisões e obstáculos contra a doutrina que vocês aprenderam. 
18 Fiquem longe deles, porque não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio estômago; com palavras doces e bajuladoras, eles enganam o coração das pessoas simples.
19 A obediência de vocês é conhecida de todos. Vocês, para mim, são um motivo de alegria, mas desejo que sejam sábios para o bem e sem compromissos com o mal. 
20 O Deus da paz não tardará em esmagar Satanás debaixo dos pés de vocês. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.

Semicont: Salmo 111; 1Reis 1:28-48; Romanos 16:17-20 

Salmos Litúrgicos - Livro V – 23º Dia: Oração Matutina
Salmo 111
Confitebor tibi
ALELUIA! De todo o meu coração celebrarei ao SENHOR, *na assembléia das pessoas justas e na congregação.
2 Grandes são as obras do SENHOR; * as buscam quem nelas se compraz.
3 Suas obras são esplendor e majestade; *e sua justiça permanece para sempre.
4 Fez memoráveis as suas maravilhas; *benigno e misericordioso é o SENHOR.
5 Ele dá alimento a quem ama obedece: *recordando-se sempre de sua aliança.
6 Mostra a seu povo o poder de suas obras, * dando-lhe a herança das nações.
7 Verdade e justiça são as obras de sua mão, *imutáveis são todos os seus preceitos.
8 São eles estáveis para todo o sempre, *feitos em verdade e em retidão.
9 Ele enviou a redenção ao seu povo; estabeleceu sua aliança para sempre; *santo e poderoso é o seu Nome.
10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento quem cumpre os seus preceitos; *o seu louvor subsiste para sempre.

1Reis 1:28-48
28 Então o rei Davi respondeu: «Chamem Betsabéia aqui». E Betsabéia se apresentou ao rei e ficou de pé. 
29 Então o rei jurou: «Pela vida de Javé, que me livrou de todos os perigos, 
30 eu jurei a você por Javé, o Deus de Israel: Quem vai reinar depois de mim e sentar-se em meu trono, é o seu filho Salomão. Pois bem: hoje mesmo eu vou cumprir isso». 
31 Betsabéia se ajoelhou com o rosto por terra, prostrou-se diante do rei e disse: «Viva o rei Davi, meu senhor, para sempre!» 
32 Então o rei Davi ordenou: «Chamem o sacerdote Sadoc, o profeta Natã e Banaías, filho de Joiada». Eles se apresentaram, 
33 e o rei lhes disse: «Peguem com vocês os oficiais do rei. Façam o meu filho Salomão montar em minha própria mula, e desçam com ele até Gion. 
34 Aí o sacerdote Sadoc e o profeta Natã o ungirão rei de Israel, e vocês tocarão a trombeta, aclamando: Viva o rei Salomão! 
35 Depois subam atrás dele. Quando ele chegar, se assentará em meu trono e reinará em meu lugar, pois é a ele que eu nomeio chefe de Israel e de Judá». 
36 Banaías, filho de Joiada, respondeu ao rei: «Amém! Javé, Deus do meu senhor, confirme a ordem do rei. 
37 Javé esteja com Salomão, assim como esteve com o senhor meu rei, e torne o trono de Salomão mais glorioso do que o trono do rei Davi, meu senhor».
38 Então o sacerdote Sadoc, o profeta Natã, Banaías, filho de Joiada, os cereteus e os feleteus, desceram até Gion, levando Salomão, que ia montado na mula do rei Davi. 
39 O sacerdote Sadoc pegou na tenda o chifre de óleo e ungiu Salomão. Depois tocaram a trombeta. E todos aclamaram: «Viva o rei Salomão!» 
40 Em seguida, todo o povo subiu atrás de Salomão, tocando flautas e fazendo tamanho barulho, que a terra se fendia com os gritos.
41 Adonias e seus convidados estavam acabando de comer, quando ouviram o barulho. Joab escutou o toque da trombeta e perguntou: «Por que esse barulho e essa algazarra na cidade?» 
42 Ele estava acabando de perguntar, quando chegou Jônatas, filho do sacerdote Abiatar. E Adonias disse: «Entre, pois você é uma pessoa honesta, e certamente traz boas notícias». 43 Jônatas respondeu: «Infelizmente não! O senhor nosso rei Davi acaba de proclamar Salomão rei! 
44 E com ele o rei mandou o sacerdote Sadoc, o profeta Natã, Banaías, filho de Joiada, e também os cereteus e feleteus, que o fizeram montar na mula do rei. 
45 Depois o sacerdote Sadoc e o profeta Natã ungiram Salomão rei em Gion, e subiram alegres daí. A cidade está em festa. É esse o barulho que vocês estão ouvindo. 
46 Salomão já está sentado no trono real, 
47 e os oficiais do rei já foram cumprimentar Davi, nosso rei e senhor, dizendo: ‘Que o seu Deus torne o nome de Salomão mais famoso que o seu, e engrandeça o trono dele mais que o seu’ «. Então o rei se prostrou na cama, 
48 e falou: «Seja bendito Javé, o Deus de Israel! Porque hoje ele colocou alguém assentado no meu trono, e eu pude ver!»

Romanos 16:17-20

17 Irmãos, peço que vocês tomem cuidado com aqueles que provocam divisões e obstáculos contra a doutrina que vocês aprenderam. 
18 Fiquem longe deles, porque não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio estômago; com palavras doces e bajuladoras, eles enganam o coração das pessoas simples.
19 A obediência de vocês é conhecida de todos. Vocês, para mim, são um motivo de alegria, mas desejo que sejam sábios para o bem e sem compromissos com o mal. 
20 O Deus da paz não tardará em esmagar Satanás debaixo dos pés de vocês. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.





----------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal