ODB254 Quarta-feira

 ODB254 Quarta-feira:
Complem: Salmo 81; Jeremias 31:1-6; João 6:35-40 
Semicont: Salmo 57; 2Samuel 19:1-18; João 6:35-40   

Complem: Salmo 81; Jeremias 31:1-6; João 6:35-40

Salmos Litúrgicos   Livro III  16º Dia: Oração Matutina
Salmo 81
Exultate Deo
CANTEM de júbilo a Deus, fortaleza nossa; * ergam alegres vozes ao DEUS de Jacó.
2 Toquem a harpa e façam soar o pandeiro; * a harpa melodiosa e o alaúde.
3 Toquem a trombeta pela lua nova; * pela lua cheia, no dia da nossa festa. 
4 Pois isto é um mandamento para Israel, * uma ordenança do DEUS de Jacó.
5 Ele o prescreveu a José por testemunho, na terra do Egito, * onde ouviu uma língua que não entendia. 
6 Livrei o seu ombro da carga; e as suas mãos ficaram livres da servidão. 
7 Na angústia clamaste e te libertei; respondi no lugar secreto dos trovões; * te pus à prova junto às águas de Meribá. 
8 Ouve, povo meu, e eu te exortarei! * O Israel, se me escutasses!
9 Não haja entre ti divindade estranha; * nem adores deuses falsos.
10 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; * abre bem a tua boca e te fartarei.
11 Mas o meu povo não escutou a minha voz; * e Israel não me quis.
12 Assim, de mim sofreram o abandono pela obstinação dos seus corações; * deixei que seguissem segundo os seus caprichos.
13 Oh! se o meu povo me escutasse! * Se Israel andasse nos meus caminhos!
14 Em breve submeteria os seus inimigos, * e quem é contra eu deteria.
15 Quem aborrece ao SENHOR iria adulá-lo, * este seria seu destino para sempre. 
16 Eu lhe alimentaria com o trigo mais fino, * e lhe fartaria com o mel que mana da rocha. 

Jeremias 31:1-6
1 Nesse tempo - oráculo de Javé - eu serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas serão o meu povo.
2 Assim diz Javé: O povo que escapa da espada encontra graça no deserto! Israel caminha para o seu repouso. 
3 De longe, Javé lhe apareceu: Eu amei você com amor eterno; por isso, conservei o meu amor por você. 
4 Eu vou reconstruí-la, e você ficará construída, ó capital de Israel. Você há de sair novamente enfeitada e com pandeiros entre os grupos que dançam. 
5 De novo plantará vinhedos sobre as colinas da Samaria: e os que plantarem, eles mesmos colherão. 
6 Chegará o dia em que os guardas gritarão na montanha de Efraim: «De pé! Vamos a Sião visitar Javé, o nosso Deus».

João 6:35-40

35 Jesus disse: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede. 
36 Eu já disse: vocês me viram e não acreditaram. 
37 Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, 
38 pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou. 
39 E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia. 
40 Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.»
 
Semicont: Salmo 57; 2Samuel 19:1-18; João 6:35-40

Salmos Litúrgicos Livro II Undécimo Dia: Oração Matutina
Salmo 57
Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó DEUS! Tem misericórdia de mim, pois em ti minha alma se refugia; * à sombra de tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
2 Clamarei ao DEUS Altíssimo, * ao Deus que me completa.
3 Dos céus enviará auxílio e me salvará. * DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
4 Minha alma está entre leões e tenho que deitar-me entre os que querem me devorar, * pessoas, cujos dentes são lanças e flechas e cuja língua é espada afiada.
5 Sê exaltado, ó DEUS, sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!
6 Armaram uma rede aos meus passos e minha alma ficou abatida; * cavaram diante de mim uma cova; mas caíram nela.
7 Preparado está o meu coração, ó DEUS; * preparado está o meu coração: cantarei e direi salmos.
8 Desperta, glória minha! Desperta lira e harpa; * e eu chamarei a aurora.
9 Eu te louvarei, SENHOR. Entre os povos; * eu te cantarei entre as nações.
10 Pois grande como os céus é a tua misericórdia; * e a tua verdade se ergue até o firmamento.
11 Sê exaltado sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!


2Samuel 19:1-18

1 Então o rei estremeceu, subiu para a sala que fica em cima da porta, e começou a chorar, dizendo entre soluços: «Meu filho Absalão! Meu filho Absalão! Por que não morri eu em vez de você? Absalão, meu filho, meu filho!» 
2 E avisaram a Joab: «O rei está chorando e se lamentando por causa de Absalão». 
3 Assim, a vitória desse dia se transformou em luto para todo o exército, porque os soldados ficaram sabendo que o rei estava aflito por causa do seu filho. 
4 Nesse dia, o exército entrou na cidade às escondidas, como se fosse um exército envergonhado por ter fugido do combate. 
5 O rei estava com o rosto coberto e gritava: «Meu filho Absalão! Absalão meu filho, meu filho!» 
6 Joab entrou na casa e disse ao rei: «Hoje você está cobrindo de vergonha o rosto de todos os seus guerreiros, que hoje salvaram a sua vida e a vida de seus filhos e filhas, mulheres e concubinas. 
7 Você ama aqueles que o odeiam, e odeia aqueles que o amam. Hoje você está mostrando que os chefes e soldados não valem nada para você. Estou percebendo que, se nós todos tivéssemos morrido e Absalão estivesse vivo, você acharia tudo muito bom. 
8 Vamos, saia e fale com os seus soldados. Porque eu juro por Javé: se você não sair esta noite, você ficará sem ninguém. Para você, isso vai ser uma desgraça muito maior do que todas as que lhe aconteceram, desde a sua mocidade até hoje». 
9 O rei se levantou e foi sentar-se à porta. E avisaram todo o exército: «O rei está sentado à porta da cidade». Então todo o exército se reuniu ao redor do rei.
Os israelitas debandaram, e cada um foi para a sua tenda. 
10 Nas tribos de Israel, todo o povo discutia e comentava: «Foi o rei Davi quem nos arrancou do poder de nossos inimigos e nos livrou do poder dos filisteus. No entanto, agora ele teve que fugir do país para escapar de Absalão. 
11 E Absalão, que tínhamos ungido para nos governar, morreu na guerra. Por que não fazem nada para que o rei volte?»
12 O rei Davi soube do que se dizia em todo Israel, e então mandou dizer aos sacerdotes Sadoc e Abiatar: «Digam aos anciãos de Judá: ‘Por que seriam vocês os últimos a providenciar o retorno do rei para seu palácio? 
13 Vocês são meus parentes, de minha carne e meu sangue. Por que seriam os últimos a providenciar o retorno do rei?’ 
14 Digam também a Amasa: ‘Você não é de minha carne e meu sangue? Que Deus me castigue se você não for o comandante permanente do meu exército, em lugar de Joab’ «. 
15 Assim Davi conquistou o coração dos homens de Judá, como se fossem um só homem. Então eles mandaram dizer ao rei: «Volte, juntamente com seus ministros».
16 O rei voltou e chegou ao rio Jordão, enquanto os de Judá foram a Guilgal para se encontrar com o rei e ajudá-lo na travessia do Jordão. 
17 Semei, filho de Gera, o benjaminita de Baurim, se apressou em descer com os homens de Judá ao encontro do rei Davi. 
18 Iam com ele mil homens de Benjamim. Siba, o servo da família de Saul, seus quinze filhos e vinte servos entraram no Jordão antes do rei,

João 6:35-40
35 Jesus disse: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede. 
36 Eu já disse: vocês me viram e não acreditaram. 
37 Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, 
38 pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou. 
39 E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia. 
40 Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.»




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal