ODB248 Quarta-feira

 ODB248 Quarta-feira:
Complement: Salmos 107:1-3,33-43; Isaías 55:1-9; Marcos 8:1-10 
Semicont: Salmo 50:16-23; 2Samuel 13:20-36; Marcos 8:1-10 
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Segundo Dia: Oração Matutina
Salmos 107:1-3,33-43
Confitemini Domino
RENDAM graças ao SENHOR, porque ele é bom, * porque é eterna a sua misericórdia.
2 Digam as pessoas redimidas do SENHOR, * quem resgatou das mãos de quem as oprimia.
3 E as congregou de muitos povos, * do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul.
33 Ele converte rios em deserto, * e mananciais d’água em terra sedenta;
34 Terra fértil em deserto salgado, * por causa da maldade dos que nela habitam.
35 Converte o deserto em lago, * e a terra seca em mananciais.
36 Aí faz habitar quem tem fome, * e ali edificam para si uma cidade.
37 Semeiam campos e plantam vinhas, * que produzem frutos abundantes.
38 Também recebem bençãos e se multiplicam grandemente; * não permite que os seus bens diminuam.
39 Depois tornam-se pouca gente e perecem, * pela opressão, pela adversidade e pela tristeza.
40 Lança o desprezo sobre os príncipes, * e os faz vagar no deserto, onde não há caminho.
41 Todavia, põe quem passa necessidade num seguro abrigo, fora do alcance da aflição, * e dá-lhe família numerosa.
42 Vendo isto as pessoas justas se alegram, * e toda maldade se calará.
43 Quem tiver sabedoria observará estas coisas, * e compreenderá as benignidades do SENHOR.

Isaías 55:1-9
1 Atenção! Todos os que estão com sede, venham buscar água. Venham também os que não têm dinheiro: comprem e comam sem dinheiro e bebam vinho e leite sem pagar. 
2 Por que gastar dinheiro com coisa que não alimenta, e o salário com aquilo que não traz fartura? Ouçam-me com atenção, e comerão bem e saborearão pratos suculentos, 
3 Dêem ouvidos a mim, venham para mim, me escutem, que vocês viverão. Farei com vocês uma aliança definitiva, serei fiel à minha amizade com Davi. 
4 Fiz dele uma testemunha para os povos, um chefe que dá ordem aos povos. 
5 Agora você vai convocar um povo desconhecido; um povo que não conhecia você virá correndo para procurá-lo: tudo por causa de Javé seu Deus, por causa do Santo de Israel, porque ele glorificou você.
6 Procurem Javé enquanto ele se deixa encontrar; chamem por ele enquanto está perto. 
7 Que o ímpio deixe o seu caminho e o homem maldoso mude os seus projetos. Cada um volte para Javé e ele terá compaixão; volte para o nosso Deus, pois ele perdoa com generosidade. 
8 Os meus projetos não são os projetos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos - oráculo de Javé. 
9 Tanto quanto o céu está acima da terra, assim os meus caminhos estão acima dos caminhos de vocês, e os meus projetos estão acima dos seus projetos. 

Marcos 8:1-10
1 Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinham o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 
2 «Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 
3 Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe.» 
4 Os discípulos disseram: «Onde alguém poderia saciar essa gente de pão, aqui no deserto?» 
5 Jesus perguntou: «Quantos pães vocês têm?» Eles responderam: «Sete.»
6 Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois pegou os sete pães, agradeceu, partiu-os e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. 
7 Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 
8 Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos dos pedaços que sobraram. 
9 Eram mais ou menos quatro mil. E Jesus os despediu.
10 Jesus entrou na barca com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.

Semicont: Salmo 50:16-23; 2Samuel 13:20-36; Marcos 8:1-10 

Salmos Litúrgicos   Livro II  Décimo Dia: Oração Matutina
Salmo 50:16-23 
 Deus deorum
16 Mas ao perverso diz Deus: * De que te serve repetires meus preceitos e teres em teus lábios meu pacto,
17 Visto que aborreces a instrução, * e desprezas minhas palavras?
18 Tu te associavas com a injustiça, * e tinhas parte na maldade.
19 Abres a boca para o mal, * e soltas a língua para o engano.
20 Falas contra o teu irmão, * e difamas o filho e a filha de tua mãe.
21 Tudo isto fizeste e eu calei; pensavas que eu seria teu cúmplice; * mas eu te argüirei e porei tudo à tua vista.
22 Considere, pois, quem se esquece de Deus! * Que eu não destrua vocês, sem haver quem lhes livre.
23 Quem oferece ação de graças, esse me honra, * a quem endireita seu caminho, mostrarei a salvação de DEUS.

2Samuel 13:20-36

20 Seu irmão Absalão disse para ela: «Seu irmão Amnon esteve com você? Agora, não diga nada: ele é seu irmão. Esqueça o que aconteceu». E Tamar, desolada, foi morar na casa de seu irmão Absalão.
21 O rei Davi soube do que tinha acontecido e ficou muito irritado, mas não quis castigar seu filho Amnon, porque era o primogênito e ele o amava muito. 
22 Por causa da violência que Amnon cometeu com sua irmã Tamar, Absalão rompeu com ele e passou a odiá-lo.
23 Dois anos depois, Absalão estava fazendo a tosquia das ovelhas em Baal-Hasor, perto de Efraim. Então ele convidou todos os filhos do rei. 
24 Ele foi até o rei e disse: «O seu servo está fazendo a tosquia. Que o rei e seus ministros se dignem aceitar o convite». 
25 O rei respondeu: «Não, meu filho. Se nós todos formos lá, será muito pesado para você». Absalão insistiu, mas o rei não quis ir e o abençoou. 
26 Absalão então disse: «Ao menos deixe que vá o meu irmão Amnon». O rei perguntou: «Por que ele iria com você?» 
27 Mas Absalão insistiu, e o rei deixou que fossem com ele Amnon e todos os filhos do rei.
28 Absalão ordenou a seus servos: «Fiquem de olho. Quando Amnon estiver alegre por causa do vinho, e eu lhes disser para feri-lo, vocês o matem. Não tenham medo, porque sou eu que estou mandando. Tenham coragem e sejam valentes!» 
29 Os servos de Absalão fizeram conforme ele havia mandado. Então todos os filhos do rei se levantaram, cada um montou no seu asno, e fugiram.
30 Eles ainda estavam a caminho, quando chegou até o rei este boato: «Absalão matou todos os filhos do rei e não sobrou nenhum deles!» 
31 O rei levantou-se, rasgou suas roupas e se prostrou por terra; e todos os ministros aí presentes também rasgaram suas roupas. 
32 Jonadab, filho de Sama, irmão de Davi, interveio: «Não pense o meu senhor que morreram todos os moços, todos os filhos do rei, porque de fato só Amnon morreu. Absalão tinha prometido fazer isso desde o dia que Amnon violentou Tamar, a irmã dele. 
33 Portanto, que o rei não fique preocupado, pensando que todos os filhos do rei morreram. Foi só Amnon que morreu, 
34 e Absalão fugiu». O jovem que estava de guarda levantou os olhos e viu uma tropa numerosa, que avançava pelo caminho de Baurim. O jovem foi contar ao rei: «Vi gente no caminho de Baurim, na ladeira da montanha». 
35 Então Jonadab disse ao rei: «São os filhos do rei que estão chegando! Foi mesmo como o seu servo contou». 
36 Logo que terminou de falar, chegaram os filhos do rei e começaram a gritar e a chorar. Também o rei e todos os seus ministros começaram a chorar inconsolavelmente. 

Marcos 8:1-10

1 Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinham o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 
2 «Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 
3 Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe.» 
4 Os discípulos disseram: «Onde alguém poderia saciar essa gente de pão, aqui no deserto?» 
5 Jesus perguntou: «Quantos pães vocês têm?» Eles responderam: «Sete.»
6 Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois pegou os sete pães, agradeceu, partiu-os e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. 
7 Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 
8 Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos dos pedaços que sobraram. 
9 Eram mais ou menos quatro mil. E Jesus os despediu.
10 Jesus entrou na barca com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal