ODB249 Quinta-feira

ODB249 Quinta-feira: 
Complem: Salmo 34:1-8; 1Samuel 28:20-25; Romanos 15:1-6 
Semicont: Salmo 130; 2Samuel 13:37-14:24; Romanos 15:1-6 

Complem: Salmo 34:1-8; 1Samuel 28:20-25; Romanos 15:1-6
Salmos Litúrgicos   Livro 1   Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 34:1-8
  Benedicam Dominum
BENDIREI o SENHOR em todo o tempo; * em minha boca estará sempre seu louvor.
2 Minha alma se gloria no SENHOR; * ouçam-no, humildes e se alegrem.
3 Engrandeçam ao SENHOR comigo, * juntos exaltemos o seu Nome.
4 Busquei ao SENHOR e ele me atendeu; * e de todos os meus temores me livrou.
5 Quem olha para ele recebe sua luz; * e seus rostos não se cobrem de vergonha.
6 A pessoa aflita clamou e o SENHOR a ouviu; * e de todas as suas angústias o livrou.
7 O anjo do SENHOR se acampa ao redor de quem o teme; * e lhe dá libertação.
8 Prove e veja quanto o SENHOR é bom; * ditosa é a pessoa  que nele se refugia.

1Samuel 28:20-25
20 Saul caiu imediatamente no chão, apavorado com as palavras de Samuel. Estava enfraquecido, porque ficara o dia todo e toda a noite sem comer. 
21 A mulher chegou perto de Saul e, vendo que ele estava apavorado, disse: «Sua serva obedeceu. Arrisquei minha vida para fazer o que o senhor estava pedindo. 
22 Agora, também o senhor deve obedecer à sua serva. Vou lhe trazer um pedaço de pão. Coma e recupere as forças para ir embora». 
23 Saul, porém, recusou: «Não vou comer nada». Mas seus servos e a mulher insistiram tanto, que ele acabou cedendo: levantou-se do chão e sentou-se na cama. 
24 A mulher tinha um bezerro cevado. Abateu o bezerro, pegou farinha, amassou-a e cozinhou uns pães sem fermento. 
25 Depois serviu Saul e seus servos. Eles comeram e se puseram a caminho na mesma noite.

Romanos 15:1-6 
1 Nós, que somos os fortes, devemos suportar a fraqueza dos fracos, e não procurarmos o que nos agrada. 
2 Cada um de nós procure agradar a seu próximo em vista do bem, para edificar. 
3 Cristo não procurou agradar a si mesmo; ao contrário, como diz a Escritura: «Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim.» 
4 Ora, tudo isso que foi escrito antes de nós foi escrito para a nossa instrução, para que, em virtude da perseverança e consolação que as Escrituras nos dão, conservemos a esperança.
5 O Deus da perseverança e da consolação conceda que vocês tenham os mesmos sentimentos uns com os outros, a exemplo de Jesus Cristo. 
6 E assim vocês, juntos e a uma só voz, dêem glória ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Semicont: Salmo 130; 2Samuel 13:37-14:24; Romanos 15:1-6 
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 130
  De profundis
DAS profundezas a ti clamo, * ó SENHOR! 
2 Escuta, SENHOR, a minha voz. * Sejam atentos os teus ouvidos  a voz das minhas súplicas.
3 Se tu, SENHOR, Senhor meu, observares as imperfeições, * quem subsistirá?
4 Contigo, porém, está o perdão, * para que sejas reverenciado.
5 Espero no SENHOR, minha alma espera; * na tua palavra está minha esperança.
6 Mais espera minha alma pelo SENHOR, * do que os guardas pela alvorada.
7 Espere Israel no SENHOR, * porque em Deus há misericórdia e abundante redenção.
8 Ele próprio remirá o seu povo * de todas as suas transgressões.

2Samuel 13:37-14:24
37a Absalão se escondeu no território de Tolmai, filho de Amiud, rei de Gessur, 
38 e aí ficou durante três anos. 37b O rei ficou de luto por seu filho durante todo esse tempo. 
39 Depois disso, o rei se consolou da morte de Amnon e parou de perseguir Absalão.
2Samuel 14:1-24
1 Joab, filho de Sárvia, percebeu que o rei estava contra Absalão. 
2 Então Joab mandou buscar em Técua uma mulher esperta, e lhe disse: «Faça o seguinte: finja que está de luto, coloque roupa de luto e não se perfume, como se fosse uma mulher que há muito tempo está de luto por um morto. 
3 Vá à casa do rei e diga o seguinte...». E Joab falou tudo o que ela devia dizer.
4 A mulher de Técua apresentou-se ao rei, caiu com o rosto por terra, e disse: «Salve-me, rei!» 
5 O rei perguntou: «O que você tem?» A mulher respondeu: «Ai de mim! Sou viúva. Meu marido morreu, 
6 e me deixou com dois filhos. Eles brigaram no campo, e não havia ninguém para os apartar. Um feriu o outro e o matou. 
7 Então todo o clã se colocou contra mim e disse: ‘Entregue-nos o fratricida, para que o matemos, como preço da vida do irmão que ele matou. E assim acabaremos com o herdeiro’. Desse modo eles vão apagar a brasa que me resta e não deixarão que meu marido tenha nem nome nem descendência sobre a terra». 
8 O rei disse à mulher: «Vá para casa, que eu me encarrego do seu problema». 
9 A mulher de Técua disse ao rei: «Senhor meu rei, que a responsabilidade caia sobre mim e minha família. O rei e seu trono estão inocentes». 
10 O rei respondeu: «Se alguém ameaçar você, traga-o até mim, e ele nunca mais a molestará». 
11 A mulher disse: «Ó rei, lembre-se de Javé seu Deus, a fim de que o vingador do sangue não aumente a desgraça, acabando com meu filho». Então o rei disse: «Pela vida de Javé! Nem mesmo um fio de cabelo da cabeça de seu filho cairá no chão». 
12 A mulher acrescentou: «Posso dizer mais uma coisa ao senhor meu rei?» O rei respondeu: «Fale». 
13 Então a mulher disse: «Por que o senhor pensa assim contra o povo de Deus? Pronunciando essa sentença, o rei se condenou a si próprio, porque o rei não deixa voltar aquele que havia exilado. 
14 Nós devemos morrer e, como a água derramada no chão não pode ser mais recolhida, Deus também não dará a vida a um cadáver. Que o rei faça voltar o exilado, para que ele não continue longe. 
15 Se eu vim contar isso ao rei meu senhor, foi porque alguns me amedrontaram, e sua serva pensou: ‘Vou falar com o rei, e quem sabe ele atenda o pedido de sua serva. 
16 Porque o rei atenderá sua serva e a livrará das mãos daqueles que me tentam tirar, a mim e a meu filho, a herança de Deus’. 
17 Sua serva pensou: ‘A palavra do senhor meu rei vai me trazer alívio, porque o rei é como enviado de Deus, que sabe distinguir o bem e o mal’. Que Javé seu Deus esteja com o senhor».
18 Então o rei disse à mulher: «Não me esconda nada do que vou perguntar a você». A mulher respondeu: «Fale, senhor meu rei». 
19 O rei perguntou: «A mão de Joab não está atrás de tudo isso que você veio me contar?» A mulher respondeu: «Pela sua vida, senhor meu rei, a sua pergunta acertou o alvo: foi o seu servo Joab quem me mandou e colocou na minha boca todas as palavras que eu lhe disse. 20 Ele imaginou isso, para não apresentar o assunto diretamente, mas o meu senhor tem a sabedoria de um enviado de Deus e sabe tudo o que se passa na terra».
21 Então o rei disse a Joab: «Pois bem. Eu já dei a minha palavra. Vá e traga de volta o jovem Absalão». 
22 Joab caiu com o rosto por terra, prostrou-se, abençoou o rei, e disse: «Hoje o seu servo sabe que o senhor está bem disposto comigo, pois atendeu o meu pedido». 
23 Depois Joab partiu, foi a Gessur e trouxe Absalão de volta para Jerusalém. 
24 O rei, porém, ordenou: «Que ele vá para casa, porque eu não quero recebê-lo». E Absalão se retirou para sua casa e não foi recebido pelo rei.

Romanos 15:1-6 
1 Nós, que somos os fortes, devemos suportar a fraqueza dos fracos, e não procurarmos o que nos agrada. 
2 Cada um de nós procure agradar a seu próximo em vista do bem, para edificar. 
3 Cristo não procurou agradar a si mesmo; ao contrário, como diz a Escritura: «Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim.» 
4 Ora, tudo isso que foi escrito antes de nós foi escrito para a nossa instrução, para que, em virtude da perseverança e consolação que as Escrituras nos dão, conservemos a esperança.
5 O Deus da perseverança e da consolação conceda que vocês tenham os mesmos sentimentos uns com os outros, a exemplo de Jesus Cristo. 
6 E assim vocês, juntos e a uma só voz, dêem glória ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal