ODB233 Sábado

ODB233 Sábado
Complem: Salmo 23; Jeremias 12:1-13; Lucas 18:35-43 
Semicont: Salmo 89:20-37; 1 Crônicas 15:1-2,16:4-13; Lucas 18:35-43   

Complem: Salmo 23; Jeremias 12:1-13; Lucas 18:35-43 
Salmos Litúrgicos   Livro 1   Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 23 
 Dominus regit me
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Jeremias 12:1-13
1 Tu és justo, ó Javé, para que eu possa discutir contigo. No entanto, eu gostaria de fazer-te uma pergunta em questão de direito: Por que o caminho dos ímpios prospera e os traidores vivem todos em paz? 
2 Tu os plantaste e eles criaram raízes; e agora crescem e produzem frutos. Tu estás perto da boca, mas longe do coração deles. 
3 Mas tu, Javé, me conheces e me vês, e sabes que o meu coração está contigo. Arranca essa gente como ovelhas para o matadouro; separa-os para o dia da matança. 
4 Até quando o país ficará de luto, e estará seco tudo o que era verde nos campos? Pela maldade dos seus moradores, perecem as feras e os pássaros. Pois eles dizem: «Deus não vê os nossos passos». 
5 Se correndo com os pedestres você se cansa, como poderá competir com os cavalos? Se você não se sente seguro numa região pacífica, o que fará na floresta do Jordão? 
6 Porque até os seus irmãos e a família do seu pai, até eles traíram você e o caluniaram pelas costas. Não confie neles, mesmo quando falarem coisas boas.
7 Eu abandonei a minha casa e rejeitei a minha herança; entreguei o amor da minha vida nas mãos de seus inimigos, 
8 porque minha herança se voltou contra mim, rugindo como leão feroz; por isso, eu comecei a odiá-la. 
9 Minha herança se transformou em leopardo e os urubus giram sobre ela: venham, feras selvagens, cheguem perto para devorar. 
10 Muitos pastores devastaram a minha vinha e pisotearam a minha propriedade; transformaram minha propriedade querida num deserto desolado; 11 dela fizeram um lugar devastado, e a deixaram em estado deplorável; está desolada diante de mim: o país inteiro foi devastado, e ninguém se preocupa com isso. 
12 Sobre todos os montes de areia do deserto chegam os devastadores, porque Javé empunha uma espada que devora de uma extremidade a outra do país, e não há paz para ninguém. 
13 Eles semearam trigo e colheram espinhos; e se cansaram sem proveito nenhum. Ficaram envergonhados com a colheita por causa da flamejante ira de Javé.

Lucas 18:35-43
35 Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 
36 Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 
37 Disseram-lhe que Jesus Nazareno passava por ali. 
38 Então o cego gritou: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» 
39 As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: «Filho de Davi, tem piedade de mim!» 
40 Jesus parou, e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 
41 «O que quer que eu faça por você?» O cego respondeu: «Senhor, eu quero ver de novo.» 
42 Jesus disse: «Veja. A sua fé curou você.» 
43 No mesmo instante, o cego começou a ver e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo louvou a Deus.

Semicont: Salmo 89:20-37; 1 Crônicas 15:1-2,16:4-13; Lucas 18:35-43

Salmos Litúrgicos Livro III  Décimo Sétimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 89:20-37
   Misericordias Domini
20 Encontrei Davi, meu servo; * com o meu santo óleo o ungi.
21 A minha mão será sempre com ele, * o meu braço o fortalecerá.
22 Não o surpreenderá o inimigo, * nem as pessoas  perversas o humilharão.
23 Esmagarei quem for contra ele, * e ferirei quem o odeia.
24 Minha fidelidade e minha bondade estarão com ele, * e no meu Nome será exaltado o seu poder.
25 Porei a sua mão sobre o mar, * e sua direita sobre os rios.
26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, * meu Deus e a rocha de minha salvação.
27 Eu o farei meu primogênito, * o mais excelso dos reis da terra.
28 Com muito cuidado o guardarei para sempre na minha bondade, * e persistirá com ele firme a minha aliança.
29 Farei que subsista a sua posteridade, * e o seu trono como os dias do céu.
30 Se meus filhos abandonarem a minha lei, * e não andarem nos meus juízos,
31 Se violarem os meus preceitos, * e não guardarem os meus mandamentos,
32 Então com vara punirei as suas transgressões, * e com açoites a sua iniquidade.
33 Minha bondade, porém, não hei de retirar, * nem desmentirei minha fidelidade.
34 Não violarei a minha aliança, * nem alterarei o que os meus lábios proferiram.
35 Uma vez jurei pela minha santidade, * e não mentirei a Davi.
36 A sua descendência persistirá para sempre, * e o seu trono como sol diante de mim.
37 Como a lua, será estabelecido para sempre; * fiel é a testemunha no céu.

1 Crônicas 15:1-2,16:4-13
1 Davi construiu para si um palácio na Cidade de Davi. E para a Arca de Deus, ele ergueu uma tenda. 
2 Depois disse: «A Arca de Deus só pode ser transportada pelos levitas, pois Javé os escolheu para carregar a Arca de Javé e estar sempre a seu serviço».
1 Crônicas 16:4-13
4 Davi nomeou levitas para exercerem o ministério diante da Arca de Javé, a fim de celebrar, glorificar e louvar a Javé, o Deus de Israel. 
5 Asaf era o primeiro deles; o segundo era Zacarias; depois, Oziel, Semiramot, Jaiel, Matatias, Eliab, Banaías, Obed-Edom e Jeiel. Eles tocavam liras e cítaras, enquanto Asaf fazia soar os címbalos. 
6 Os sacerdotes Banaías e Jaziel tocavam continuamente as trombetas diante da Arca da Aliança de Deus.
7 Nesse dia, pela primeira vez, Davi confiou a Asaf e a seus irmãos este louvor a Javé:
8 Celebrem a Javé, invoquem o seu nome, anunciem entre os povos as suas façanhas! 
9 Cantem para ele ao som de instrumentos, recitem suas maravilhas todas. 
10 Orgulhem-se do seu Nome santo, alegre-se o coração dos que buscam a Javé! 
11 Procurem a Javé e sua força, busquem sempre a sua face.
12 Recordem as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as sentenças de sua boca.
13 Descendentes de seu servo Israel, filhos de Jacó, seus escolhidos.

Lucas 18:35-43
35 Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 
36 Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 
37 Disseram-lhe que Jesus Nazareno passava por ali. 
38 Então o cego gritou: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» 
39 As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: «Filho de Davi, tem piedade de mim!» 
40 Jesus parou, e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 
41 «O que quer que eu faça por você?» O cego respondeu: «Senhor, eu quero ver de novo.» 
42 Jesus disse: «Veja. A sua fé curou você.» 
43 No mesmo instante, o cego começou a ver e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo louvou a Deus.



----------

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal