DFP53B Domingo 17 a 23 de julho: Próprio 11 TC16

 DFP53B Domingo 17 a 23 de julho: Próprio 11 (TC16) 

Ano B: Semicont: II Samuel 7:1-14a; Salmo 89:20-37; Efésios 2:11-22; Marcos 6:30-34, 53-56 Complem: Jeremias 23:1-6; Salmo 23; Efésios 2:11-22; Marcos 6:30-34,53-56

Próprio 11, domingo de 17 a 23 de julho (Tempo Comum 16)
Compassivo Deus, abranda nossos corações, para que, em nosas escolhas, priorizemos a tua vontade. Concede-nos isso pelos merecimentos de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

* Prefácio do Dia do Senhor (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.

Ano B:

Semicont: II Samuel 7:1-14a; Salmo 89:20-37; Efésios 2:11-22; Marcos 6:30-34, 53-56
Complem: Jeremias 23:1-6; Salmo 23; Efésios 2:11-22; Marcos 6:30-34,53-56

II Samuel 7:1-14a
1 O rei Davi foi morar no seu palácio e Javé o livrou de todos os inimigos ao redor.
2 Então ele disse ao profeta Natã: «Veja! Eu moro em palácio de cedro, enquanto a arca de Deus mora numa tenda!»
3 Natã respondeu ao rei: «Vá e faça tudo o que está pensando, porque Javé está com você».
4 Nessa mesma noite, porém, a palavra de Javé foi dirigida a Natã:
5 «Vá dizer ao meu servo Davi: Assim diz Javé: Você quer construir uma casa para eu morar?
6 Pois bem: eu não morei em casa nenhuma desde o dia em que tirei os filhos de Israel do Egito até hoje. Sempre andei errante sob uma tenda e um abrigo.
7 Durante todo o tempo em que caminhei junto com os filhos de Israel, por acaso eu disse para algum dos juízes de Israel, que estabeleci como pastores do meu povo: ‘Por que você não constrói uma casa de cedro para mim?’
8 Portanto, diga ao meu servo Davi: Assim diz Javé dos exércitos: Eu tirei você do pastoreio, onde você cuidava das ovelhas, para fazê-lo chefe do meu povo Israel.
9 Estive com você em toda parte por onde você andava, e destruí na sua frente todos os seus inimigos. E eu darei a você um grande nome, como o nome dos grandes da terra.
10 Fixarei um lugar para o meu povo Israel, eu o firmarei, para que habite no seu lugar próprio. E assim ele não precisará mais andar errante. Os perversos não continuarão a oprimi-lo como antes,
11 como acontece desde o dia em que estabeleci juízes sobre o meu povo Israel. Eu livrarei você de todos os seus inimigos. Javé informa que vai fundar uma dinastia para você.
12 E quando esgotar seus dias e você repousar junto a seus antepassados, eu exaltarei a sua descendência depois de você, aquele que vai sair de você. E firmarei a realeza dele.
13 Ele é que vai construir uma casa para o meu nome. E eu estabelecerei o trono real dele para sempre. 14a Serei para ele um pai e ele será um filho para mim. 

Salmos Litúrgicos Livro III  Décimo Sétimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 89:20-37 
Misericordias Domini
20 Encontrei Davi, meu servo; * com o meu santo óleo o ungi.
21 A minha mão será sempre com ele, * o meu braço o fortalecerá.
22 Não o surpreenderá o inimigo, * nem as pessoas  perversas o humilharão.
23 Esmagarei quem for contra ele, * e ferirei quem o odeia.
24 Minha fidelidade e minha bondade estarão com ele, * e no meu Nome será exaltado o seu poder.
25 Porei a sua mão sobre o mar, * e sua direita sobre os rios.
26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, * meu Deus e a rocha de minha salvação.
27 Eu o farei meu primogênito, * o mais excelso dos reis da terra.
28 Com muito cuidado o guardarei para sempre na minha bondade, * e persistirá com ele firme a minha aliança.
29 Farei que subsista a sua posteridade, * e o seu trono como os dias do céu.
30 Se meus filhos abandonarem a minha lei, * e não andarem nos meus juízos,
31 Se violarem os meus preceitos, * e não guardarem os meus mandamentos,
32 Então com vara punirei as suas transgressões, * e com açoites a sua iniquidade.
33 Minha bondade, porém, não hei de retirar, * nem desmentirei minha fidelidade.
34 Não violarei a minha aliança, * nem alterarei o que os meus lábios proferiram.
35 Uma vez jurei pela minha santidade, * e não mentirei a Davi.
36 A sua descendência persistirá para sempre, * e o seu trono como sol diante de mim.
37 Como a lua, será estabelecido para sempre; * fiel é a testemunha no céu.

Efésios 2:11-22
11 Lembrem-se de que vocês, pagãos de nascimento, eram chamados incircuncisos por aqueles que se dizem circuncidados, devido à circuncisão que se faz na carne com mão humana.
12 Lembrem-se de que nesse tempo vocês estavam sem Cristo, afastados da cidadania de Israel, estranhos para as alianças da promessa, sem esperança e sem Deus neste mundo.
13 Mas agora, em Jesus Cristo, vocês que estavam longe foram trazidos para perto, graças ao sangue de Cristo.
14 Cristo é a nossa paz. De dois povos, ele fez um só. Na sua carne derrubou o muro da separação: o ódio.
15 Aboliu a Lei dos mandamentos e preceitos. Ele quis, a partir do judeu e do pagão, criar em si mesmo um homem novo, estabelecendo a paz.
16 Quis reconciliá-los com Deus num só corpo, por meio da cruz; foi nela que Cristo matou o ódio.
17 Ele veio anunciar a paz a vocês que estavam longe, e a paz para aqueles que estavam perto.
18 Por meio de Cristo, podemos, uns e outros, apresentar-nos diante do Pai, num só Espírito.
19 Vocês, portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes, mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus.
20 Vocês pertencem ao edifício que tem como alicerce os apóstolos e profetas; e o próprio Jesus Cristo é a pedra principal dessa construção.
21 Em Cristo, toda construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo no Senhor.
22 Em Cristo, vocês também são integrados nessa construção, para se tornarem morada de Deus, por meio do Espírito.

Marcos 6:30-34,53-56 

30 Os apóstolos se reuniram com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31 Havia aí tanta gente que chegava e saía, a tal ponto que Jesus e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Então Jesus disse para eles: «Vamos sozinhos para algum lugar deserto, para que vocês descansem um pouco.»
32 Então foram sozinhos, de barca, para um lugar deserto e afastado.
33 Muitas pessoas, porém, os viram partir. Sabendo que eram eles, saíram de todas as cidades, correram na frente, a pé, e chegaram lá antes deles.
34 Quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar muitas coisas para eles.
53 Acabando de atravessar, chegaram à terra, em Genesaré, e amarraram a barca.
54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.
55 Iam de toda a região, levando os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56 E onde ele chegava, tanto nos povoados como nas cidades ou nos campos, colocavam os doentes nas praças e pediam que pudessem ao menos tocar a barra da roupa de Jesus. E todos os que tocaram, ficaram curados.

Complem: Jeremias 23:1-6; Salmo 23; Efésios 2:11-22; Marcos 6:30-34,53-56 

Jeremias 23:1-6
1 Ai dos pastores que espalham e extraviam as ovelhas do meu rebanho - oráculo de Javé. 
2 Por isso assim diz Javé, o Deus de Israel, contra os pastores encarregados de cuidar do meu povo: Vocês espalharam e expulsaram minhas ovelhas e não se preocuparam com elas. Pois agora sou eu que vou pedir contas a vocês pelo mal que praticaram - oráculo de Javé. 
3 Eu mesmo vou reunir o que sobrou das minhas ovelhas de todas as regiões para onde eu as tinha expulsado. Vou trazê-las de volta para as suas pastagens, para que cresçam e se multipliquem. 
4 Vou dar-lhes pastores que cuidem delas, e elas não terão mais medo ou susto, nem se perderão - oráculo de Javé. 
5 Vejam que vão chegar dias - oráculo de Javé - em que eu farei brotar para Davi um broto justo. Ele reinará como verdadeiro rei e será sábio, pondo em prática o direito e a justiça no país. 
6 Em seus dias, Judá estará a salvo e Israel viverá em paz; e a ele darão o nome de «Javé, nossa justiça».

Salmos Litúrgicos   Livro 1   Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 23 
 Dominus regit me
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.


Efésios 2:11-22
11 Lembrem-se de que vocês, pagãos de nascimento, eram chamados incircuncisos por aqueles que se dizem circuncidados, devido à circuncisão que se faz na carne com mão humana. 
12 Lembrem-se de que nesse tempo vocês estavam sem Cristo, afastados da cidadania de Israel, estranhos para as alianças da promessa, sem esperança e sem Deus neste mundo. 
13 Mas agora, em Jesus Cristo, vocês que estavam longe foram trazidos para perto, graças ao sangue de Cristo. 
14 Cristo é a nossa paz. De dois povos, ele fez um só. Na sua carne derrubou o muro da separação: o ódio. 
15 Aboliu a Lei dos mandamentos e preceitos. Ele quis, a partir do judeu e do pagão, criar em si mesmo um homem novo, estabelecendo a paz. 
16 Quis reconciliá-los com Deus num só corpo, por meio da cruz; foi nela que Cristo matou o ódio. 
17 Ele veio anunciar a paz a vocês que estavam longe, e a paz para aqueles que estavam perto. 
18 Por meio de Cristo, podemos, uns e outros, apresentar-nos diante do Pai, num só Espírito.
19 Vocês, portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes, mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus. 
20 Vocês pertencem ao edifício que tem como alicerce os apóstolos e profetas; e o próprio Jesus Cristo é a pedra principal dessa construção. 
21 Em Cristo, toda construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo no Senhor. 
22 Em Cristo, vocês também são integrados nessa construção, para se tornarem morada de Deus, por meio do Espírito.


Marcos 6:30-34,53-56 
30 Os apóstolos se reuniram com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 
31 Havia aí tanta gente que chegava e saía, a tal ponto que Jesus e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Então Jesus disse para eles: «Vamos sozinhos para algum lugar deserto, para que vocês descansem um pouco.» 
32 Então foram sozinhos, de barca, para um lugar deserto e afastado. 
33 Muitas pessoas, porém, os viram partir. Sabendo que eram eles, saíram de todas as cidades, correram na frente, a pé, e chegaram lá antes deles. 
34 Quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar muitas coisas para eles.
53 Acabando de atravessar, chegaram à terra, em Genesaré, e amarraram a barca. 
54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 
55 Iam de toda a região, levando os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 
56 E onde ele chegava, tanto nos povoados como nas cidades ou nos campos, colocavam os doentes nas praças e pediam que pudessem ao menos tocar a barra da roupa de Jesus. E todos os que tocaram, ficaram curados.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal