2 E, chegando o dia do shabat, ele começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouvi-lo, se admiravam, dizendo: De onde lhe vem estas coisas? E que sabedoria é esta que lhe é dada, e como estas poderosas obras são feitas por suas mãos?
3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
4 Mas Jesus lhes dizia: O profeta não está sem honra, exceto na sua própria terra, e entre os seus próprios parentes, e na sua própria casa.
5 E ele não podia fazer ali nenhuma obra poderosa, salvo impor suas mãos sobre poucas pessoas enfermas, curando-as.
6 E admirou-se da descrença deles. E ele percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.
7 E ele chamou a si os doze, e começou a enviá-los de dois em dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos;
8 e ordenou-lhes que nada levassem para sua jornada, senão somente um cajado; nem alforje, nem pão, nem dinheiro no seu cinto;
9 mas que fossem calçados com sandálias, e que não vestissem duas túnicas.
10 E ele dizia-lhes: Onde quer que entrardes numa casa, permanecei até partir daquele lugar.
11 E aqueles que não vos receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade eu vos digo que haverá mais tolerância para Sodoma e Gomorra no dia do juízo do que para os daquela cidade.
12 E eles foram, e pregando que os homens se arrependessem.
13 E eles expulsavam muitos demônios, e ungiam com óleo muitos que eram enfermos, e os curavam.
DFP050 Domingo, Próprio 9 (TC 14)
Ano A: Gênesis 24:34-38,42-49,58-67; Salmo 45:10-17; ou Cântico dos Cânticos 2:8-13; Romanos 7:15-25a; Mateus 11:16-19, 25-30 OU Zacarias 9:9-12; Salmo 145:8-14; Romanos 7:15-25a; Mateus 11:16-19, 25-30
Ano B: Ano B: II Samuel 5:1-5, 9-10; Salmo 48; II Coríntios 12:2-10; Marcos 6:1-13 OU Ezequiel 2:1-5; Salmo 123; II Coríntios 12:2-10; Marcos 6:1-13
Ano C: II Reis 5:1-14; Salmo 30; Gálatas 6:[1-6] 7-16; Lucas 10:1-11, 16-20 OU Isaías 66:10-14; Salmo 66:1-9; Gálatas 6:[1-6] 7-16; Lucas 10:1-11,16-20
Próprio 9, domingo de 3 a 9 de julho (Tempo Comum 14)
Bondoso Deus, mostraste-nos, através de tuas ações de amor e serviço ao próximo, que somos chamados a te seguir; concede-nos a graça do teu Espírito Santo para que sejamos consagrados a ti com todo o nosso coração, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
* Prefácio do Dia do Senhor (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.
---------------------------
Ano A:
Gênesis 24:34-38,42-49, 58-67; Salmo 45:10-17; ou Cântico dos Cânticos 2:8-13; Romanos 7:15-25a; Mateus 11:16-19, 25-30 OU Zacarias 9:9-12; Salmo 145:8-14; Romanos 7:15-25a; Mateus 11:16-19, 25-30
Gênesis 24:34-38,42-49,58-67
34 O servo disse: «Eu sou servo de Abraão. 35 Javé abençoou imensamente meu senhor e o tornou rico: deu-lhe ovelhas e vacas, prata e ouro, escravos e escravas, camelos e jumentos. 36 Sara, a mulher do meu senhor, já velha, deu a ele um filho, que é o herdeiro de tudo. 37 Meu senhor me fez prestar este juramento: ‘Você não tomará para meu filho uma esposa entre as filhas dos cananeus, em cuja terra estou morando. 38 Você irá à casa de meu pai e de meus parentes, e aí escolherá uma esposa para meu filho’.
42 Hoje eu cheguei à fonte e disse: ‘Javé, Deus de meu senhor Abraão, mostra, eu te peço, se estás disposto a levar a bom termo a viagem que empreendi. 43 Aqui estou junto à fonte, e vou dizer para a jovem que vier buscar água: Dê-me de beber um pouco da água de seu balde. 44 Se ela me disser: Beba, que também vou tirar água para os seus camelos, então será essa a esposa que Javé destinou ao filho do meu senhor’. 45 Eu não tinha acabado de falar comigo mesmo, quando chegou Rebeca com o balde no ombro. Ela desceu à fonte e tirou água. Eu pedi a ela: ‘Por favor, dê-me de beber’. 46 Ela abaixou logo o balde e disse: ‘Beba, que também vou dar de beber a seus camelos’. Eu bebi, e ela deu de beber também aos meus camelos. 47 Então eu perguntei a ela: ‘Você é filha de quem?’ Ela respondeu: ‘Sou filha de Batuel, o filho que Melca deu a Nacor’. Então eu lhe pus este anel nas narinas e estes braceletes nos braços. 48 Prostrei-me, adorei Javé, bendisse a Javé, Deus do meu senhor Abraão, que me guiou pelo caminho certo, para levar ao filho do meu senhor a filha do irmão dele. 49 Portanto, digam-me se querem ou não mostrar amor e fidelidade ao meu senhor, para que eu possa agir de acordo».
58 Chamaram Rebeca e lhe perguntaram: «Você quer partir com esse homem?» Ela respondeu: «Quero». 59 Então eles deixaram partir sua irmã Rebeca com sua ama, o servo de Abraão e seus homens. 60 Eles abençoaram Rebeca, dizendo: «Você é nossa irmã: torne-se milhares de milhares, e que sua descendência conquiste as cidades inimigas».
61 Rebeca e suas servas se levantaram, montaram nos camelos e acompanharam o homem. E foi assim que o servo de Abraão levou Rebeca.
62 Isaac tinha voltado do poço de Laai-Roí e morava na terra do Negueb. 63 Ao pôr-do-sol, Isaac saiu para passear no campo e, erguendo os olhos, viu que chegavam camelos. 64 Rebeca, erguendo os olhos, viu Isaac. Ela apeou do camelo, 65 e disse ao servo: «Quem é aquele homem lá no campo, que vem ao nosso encontro?» O servo respondeu: «É o meu senhor». Então ela pegou o véu e se cobriu.
66 O servo contou a Isaac tudo o que havia feito. 67 Então Isaac introduziu Rebeca em sua tenda e a recebeu por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte de sua mãe.
Salmo 45:10-17
10 Ouve, filha, considera e inclina os teus ouvidos * esquece o teu povo e a casa do teu pai
11 Assim o Rei atentará para a tua formosura * pois ele é teu senhor, presta-lhe homenagem.
12 A ti virá com ofertas a filha de Tiro; * os poderosos suplicarão o teu favor.
13 A filha do Rei esplende em seu palácio; * sua vestimenta é recamada de ouro.
14 Com ricas vestes será levada em triunfo; *Damas de honra lhe farão companhia
15 Serão conduzidas com alegria e regozijo; * assim entrarão no palácio real.
16 Em lugar de teus pais serão teus filhos* a quem farás príncipes por toda a terra.
17 Faça eu, pois, lembrando o teu nome a todas as gerações; * louvar-te-ão os povos para todo o sempre.
ou
Cântico dos Cânticos 2:8-13
8* A voz do meu amado! Vejam: vem correndo pelos montes, saltitando pelas colinas!
9 Meu amado é como um gamo, um filhote de gazela. Ei-lo postando-se atrás da nossa parede, espiando pelas grades, espreitando pela janela.
10 O meu amado fala, e me diz: «Levante-se, minha amada, formosa minha, venha a mim!
11 Veja: o inverno já passou! Olhe: a chuva já se foi!
12 As flores florescem na terra, o tempo da poda vem vindo, e o canto da rola já se ouve em nosso campo.
13 Despontam figos na figueira e a vinha florida exala perfume. Levante-se, minha amada, formosa minha, venha a mim!
Romanos 7:15-25a;
15 Não consigo entender nem mesmo o que eu faço; pois não faço aquilo que eu quero, mas aquilo que mais detesto. 16 Ora, se eu faço o que não quero, reconheço que a Lei é boa; 17 portanto, não sou eu que faço, mas é o pecado que mora em mim. 18 Sei que o bem não mora em mim, isto é, em meus instintos egoístas. O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo. 19 Não faço o bem que quero, e sim o mal que não quero. 20 Ora, se faço aquilo que não quero, não sou eu que o faço, mas é o pecado que mora em mim.
21 Assim, encontro em mim esta lei: quando quero fazer o bem, acabo encontrando o mal. 22 No meu íntimo, eu amo a lei de Deus; 23 mas percebo em meus membros outra lei que luta contra a lei da minha razão e que me torna escravo da lei do pecado que está nos meus membros.
24 Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? 25a Sejam dadas graças a Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Mateus 11:16-19,25-30
16 «Com quem eu vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que se dirigem aos colegas, e dizem: 17 ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram, cantamos uma música triste e vocês não bateram no peito’. 18 Veio João, que não come nem bebe, e disseram: ‘Ele está com um demônio’. 19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores’. Mas, a sabedoria foi justificada por suas obras.»
25 Naquele tempo, Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.28 Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. 29 Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. 30 Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.»
OU
Zacarias 9:9-12
9 Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho de uma jumenta. 10 Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; quebrará o arco de guerra. Anunciará paz a todas as nações, e o seu domínio irá de mar a mar, do rio Eufrates até os confins da terra.
11 Quanto a você, pelo sangue da sua aliança, libertarei os presos do poço sem água. 12 Prisioneiros cheios de esperança, voltem para a fortaleza, pois hoje lhes anuncio: «Eu retribuirei o dobro a você».
Salmos Litúrgicos Livro V Trigésimo Dia: Oração Matutina
Salmo 145:8-14 Exaltado te, Deus
8 Clemente e compassivo é o SENHOR, * tardio em se irar e de infinita misericórdia.
9 Bom é o SENHOR para com todas as pessoas, * e suas misericórdias se estendem sobre toda a sua criação.
10 Todas as tuas obras te louvam, ó SENHOR, * e quem é fiel a ti, te bendize.
11 Falarão da glória de tua majestade, * e relatarão teus feitos maravilhosos,
12 Para que o reino, o poder, e a glória, que são teus, *sejam reconhecidos pela humanidade.
13 Teu reino é por toda a eternidade, * e teu domínio subsiste por todas as gerações.
14 O SENHOR ampara quem está prestes a cair, * e torna a levantar todas as pessoas abatidas.
Romanos 7:15-25a;
15 Não consigo entender nem mesmo o que eu faço; pois não faço aquilo que eu quero, mas aquilo que mais detesto. 16 Ora, se eu faço o que não quero, reconheço que a Lei é boa; 17 portanto, não sou eu que faço, mas é o pecado que mora em mim. 18 Sei que o bem não mora em mim, isto é, em meus instintos egoístas. O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo. 19 Não faço o bem que quero, e sim o mal que não quero. 20 Ora, se faço aquilo que não quero, não sou eu que o faço, mas é o pecado que mora em mim.
21 Assim, encontro em mim esta lei: quando quero fazer o bem, acabo encontrando o mal. 22 No meu íntimo, eu amo a lei de Deus; 23 mas percebo em meus membros outra lei que luta contra a lei da minha razão e que me torna escravo da lei do pecado que está nos meus membros.
24 Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? 25a Sejam dadas graças a Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Mateus 11:16-19,25-30
16 «Com quem eu vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que se dirigem aos colegas, e dizem: 17 ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram, cantamos uma música triste e vocês não bateram no peito’. 18 Veio João, que não come nem bebe, e disseram: ‘Ele está com um demônio’. 19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores’. Mas, a sabedoria foi justificada por suas obras.»
25 Naquele tempo, Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.28 Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. 29 Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. 30 Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.»
--------------------------
Ano B:
II Samuel 5:1-5, 9-10; Salmo 48; II Coríntios 12:2-10; Marcos 6:1-13 OU Ezequiel 2:1-5; Salmo 123; II Coríntios 12:2-10; Marcos 6:1-13
II Samuel 5:1-5, 9-10;
1 Todas as tribos de Israel foram encontrar-se com Davi em Hebron, e lhe propuseram: «Veja! Somos do mesmo sangue. 2 Já antes, quando Saul era nosso rei, o verdadeiro comandante de Israel era você. E Javé lhe disse: ‘Você será o pastor do meu povo Israel. Você será o chefe de Israel’ «. 3 Todos os anciãos de Israel foram visitar o rei em Hebron, e Davi fez um pacto com eles em Hebron, diante de Javé. E eles ungiram Davi como rei de Israel.4 Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 5 Em Hebron, ele reinou sete anos e meio sobre Judá. Depois, em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e sobre Judá.
9 Davi se instalou na fortaleza e deu-lhe o nome de Cidade de Davi. Em seguida, construiu uma grande muralha ao seu redor, desde o Melo até o interior. 10 Davi ia crescendo em poder. E Javé, Deus dos exércitos, estava com ele.
Salmos Litúrgicos Livro II Nono Dia: Oração Vespertina
Salmo 48 Magnus Dominus
GRANDE é o SENHOR e digno de louvor excelso; * na cidade de nosso Deus, no seu santo monte.
2 Beleza sublime e alegria de todo país é o monte de Sião, * sobre os lados do Norte, a cidade do grande Rei.
3 Deus, em seus palácios, * é conhecido como alto refúgio.
4 Os reis se ajuntaram, * e marcharam unidos.
5 Mas, quando viram, ficaram assombrados; * conturbados, apressaram-se em fugir.
6 Ali se apoderou deles o pavor, * e ficaram em grande sofrimento.
7 Os navios inimigos se quebram, * com o sopro do vento oriental.
8 Como temos ouvido, assim vimos, na cidade do SENHOR Todo-poderoso, na cidade de nosso DEUS; * DEUS a estabelecerá para sempre.
9 Nós nos recordamos, ó DEUS, da tua misericórdia; * no meio de teu templo!
10 Tal como teu Nome, ó Deus, assim teu louvor se estende até os confins da terra; * a tua mão está cheia de justiça!
11 Alegre-se o monte de Sião e alegrem-se os filhos e filhas de teu povo, * por causa de teus juízos.
12 Vão ao redor de Sião e circundem-na; * contem suas torres.
13 Observem suas fortificações e notem bem seus palácios; * para contar às gerações futuras.
14 Porque este DEUS é nosso DEUS para todo o sempre; * é ele quem nos guiará perpetuamente.
II Coríntios 12:2-10
2 Conheço um homem em Cristo, que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se estava em seu corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe. 3 Sei apenas que esse homem - se no corpo ou fora do corpo não sei; Deus o sabe! - 4 foi arrebatado até o paraíso e ouviu palavras inefáveis, que não são permitidas ao homem repetir. 5 Quanto a esse homem, eu me gabarei; mas quanto a mim, só vou me gabar das minhas fraquezas. 6 Se eu quisesse me gabar, não seria louco, pois só estaria dizendo a verdade. Mas isso eu não faço, a fim de que ninguém tenha de mim conceito superior àquilo que vê em mim ou me ouve dizer.
7 Para que eu não me inchasse de soberba por causa dessas revelações extraordinárias, foi me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me espancar, a fim de que eu não me encha de soberba. 8 Por esse motivo, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Ele, porém, me respondeu: «Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder.» Portanto, com muito gosto, prefiro gabar-me de minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. 10 E é por isso que eu me alegro nas fraquezas, humilhações, necessidades, perseguições e angústias, por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte.
Marcos 6:1-13
1 Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: «De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? 3 Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. 4 Então Jesus dizia para eles que um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e em sua família. 5 E Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. 6 E Jesus ficou admirado com a falta de fé deles.
Jesus começou a percorrer as redondezas, ensinando nos povoados. 7 Chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos maus. 8 Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9 Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: «Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. 11 Se vocês forem mal recebidos num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés como protesto contra eles.» 12 Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo.
OU
Ezequiel 2:1-5
1 Ele me disse: «Criatura humana, fique de pé, que eu vou falar com você». 2 Foi só ele falar assim, e entrou em mim um espírito que me fez ficar de pé. Então eu pude ouvir aquele que falava comigo. 3 Ele me disse: «Criatura humana, vou mandar você a Israel, a esse povo rebelde, que se rebelou contra mim. Eles e seus antepassados se revoltaram contra mim até o dia de hoje. 4 Os filhos são arrogantes e têm coração de pedra. Eu envio você a eles, e você lhes falará da seguinte forma: Assim diz o Senhor Javé. 5 Eles podem escutar ou não, porque eles são uma casa de rebeldes. De qualquer modo, ficarão sabendo que existe um profeta aqui no meio deles.
Salmos Litúrgicos Livro V Vigésimo Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 123 Ad te levavi oculos meos
A TI elevo os meus olhos, * ó tu, que habitas nos céus.
2 Tal como o servo que está atento à mão de seu SENHOR, e a serva à mão de sua senhora, * assim nossos olhos estão postos no SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós.
3 Tem piedade de nós, ó SENHOR, *tem piedade de nós, pois estamos fartos de desprezo.
4 Nossa alma está tomada pelo deboche de gente esbanjadora, * e pelo desdém de gente orgulhosa.
II Coríntios 12:2-10
2 Conheço um homem em Cristo, que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se estava em seu corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe. 3 Sei apenas que esse homem - se no corpo ou fora do corpo não sei; Deus o sabe! - 4 foi arrebatado até o paraíso e ouviu palavras inefáveis, que não são permitidas ao homem repetir. 5 Quanto a esse homem, eu me gabarei; mas quanto a mim, só vou me gabar das minhas fraquezas. 6 Se eu quisesse me gabar, não seria louco, pois só estaria dizendo a verdade. Mas isso eu não faço, a fim de que ninguém tenha de mim conceito superior àquilo que vê em mim ou me ouve dizer.
7 Para que eu não me inchasse de soberba por causa dessas revelações extraordinárias, foi me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me espancar, a fim de que eu não me encha de soberba. 8 Por esse motivo, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Ele, porém, me respondeu: «Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder.» Portanto, com muito gosto, prefiro gabar-me de minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. 10 E é por isso que eu me alegro nas fraquezas, humilhações, necessidades, perseguições e angústias, por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte.
Marcos 6:1-13
1 Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: «De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? 3 Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. 4 Então Jesus dizia para eles que um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e em sua família. 5 E Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. 6 E Jesus ficou admirado com a falta de fé deles.
Jesus começou a percorrer as redondezas, ensinando nos povoados. 7 Chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos maus. 8 Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9 Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: «Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. 11 Se vocês forem mal recebidos num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés como protesto contra eles.» 12 Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo.
--------------------------
Ano C:
II Reis 5:1-14; Salmo 30; Gálatas 6:[1-6] 7-16; Lucas 10:1-11, 16-20 OU Isaías 66:10-14; Salmo 66:1-9; Gálatas 6:[1-6] 7-16; Lucas 10:1-11, 16-20
II Reis 5:1-14
1 Naamã, chefe do exército do rei de Aram, era homem estimado e favorecido pelo seu senhor. Foi por meio dele que Javé concedeu a vitória aos arameus. No entanto, esse homem valente ficou leproso.
2 Numa incursão, os arameus tinham levado do território de Israel uma jovem, que ficou a serviço da mulher de Naamã. 3 Ela disse à patroa: «Meu senhor poderia apresentar-se ao profeta de Samaria. Ele certamente o livraria da lepra». 4 Naamã foi informar seu senhor: «A moça israelita disse isso». 5 O rei de Aram lhe disse: «Vá até lá. Vou mandar uma carta para o rei de Israel». Naamã partiu levando trezentos e cinqüenta quilos de prata, sessenta e oito quilos de ouro e dez roupas de festa. 6 Naamã entregou ao rei de Israel a carta que dizia: «Quando você receber esta carta, verá que estou lhe mandando meu servo Naamã para que o cure da lepra». 7 O rei de Israel leu a carta e rasgou as próprias roupas, exclamando: «Por acaso eu sou um deus, capaz de dar a morte ou a vida, para que esse fulano me mande um homem para eu curá-lo de lepra? Vejam bem: ele anda buscando algum pretexto contra mim!» 8 Eliseu, homem de Deus, soube que o rei de Israel tinha rasgado as próprias roupas, e mandou dizer a ele: «Por que você rasgou as roupas? Deixe que ele venha ao meu encontro, e ficará sabendo que há um profeta em Israel». 9 Naamã chegou com seus cavalos e seu carro, e parou na frente da casa de Eliseu. 10 Então Eliseu mandou um mensageiro até ele com esta ordem: «Vá e se lave sete vezes no rio Jordão. Seu corpo ficará limpo, e você ficará curado». 11 Naamã se irritou e foi embora, dizendo: «Eu pensava que ele saísse e invocasse de pé o nome de Javé, o Deus dele. Depois passasse a mão no lugar da doença e, assim, me livrasse da lepra. 12 Por acaso o Abana e o Farfar, rios de Damasco, não são melhores que todas as águas de Israel? Eu não poderia lavar-me neles e ficar curado?» Virou-se e foi embora indignado. 13 Seus servos se aproximaram e disseram: «Se o profeta lhe tivesse mandado fazer alguma coisa difícil, o senhor não faria? No entanto, ele só mandou isto: ‘Lave-se, e você ficará curado’ «. 14 Então Naamã desceu e mergulhou sete vezes no rio Jordão, como o homem de Deus havia dito. Sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ele ficou curado.
Salmos Litúrgicos - Livro 1 – 6º Dia: Oração Matutina
Salmo 30 Exaltabo te, Domine
EU TE EXALTAREI, SENHOR, porque tu me levantaste, * não permitindo que meus adversários se alegrassem sobre mim.
2 Ó SENHOR, Deus meu! * a ti clamei e tu me saraste.
3 Ó SENHOR, redimiste minha alma da sepultura; * vivificaste-me dentre os que descem à cova.
4 Salmodiem ao SENHOR, vocês que vivem em santidade; * rendem graças ao seu santo Nome.
5 Porque dura um momento a sua ira, mas é eterna a sua benevolência; * pode à tarde permanecer o pranto, mas de manhã vem o cântico de júbilo.
6 Dizia eu em minha prosperidade: * Não serei abalado em tempo algum.
7 Ó SENHOR, pela tua misericórdia fortificaste a minha posição; * mas se ocultares tua face, ficarei perturbado.
8 A ti, ó Deus, eu clamo; * ao SENHOR faço minha súplica.
9 De que me aproveita a vida se encontrar a perdição?* Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?
10 Ouve, SENHOR, e compadece-te de mim! * O SENHOR, vem em meu auxilio.
11 Converteste o meu pranto em regozijo; * aliviaste a minha tristeza e me revestiste de alegria.
12 A fim de que meu espírito cante em teu louvor e não se cale; * ó SENHOR, DEUS meu, te louvarei para sempre!
Gálatas 6:[1-6]7-16
[1 Irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, cabe a vocês, que são espirituais, corrigir com mansidão a essa pessoa. E cada um que se cuide, para não ser tentado também. 2 Carreguem os fardos uns dos outros, e assim vocês estarão cumprindo a lei de Cristo. 3 Se alguém pensa que é importante, quando de fato não o é, está enganando a si mesmo. 4 Cada um examine a sua conduta, e então achará motivo de satisfação em sua própria pessoa, e não por comparação com outros, 5 porque cada um deve levar a sua própria carga.6 Aquele que recebe o ensinamento da palavra deve repartir todos os bens com o catequista].
7 Não se iludam, pois com Deus não se brinca: cada um colherá aquilo que tiver semeado. 8 Quem semeia nos instintos egoístas, dos instintos egoístas colherá corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. 9 Não nos cansemos de fazer o bem; se não desanimarmos, quando chegar o tempo, colheremos. 10 Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, especialmente aos que pertencem à nossa família na fé.
11 Vejam com que letras grandes estou escrevendo a vocês de meu próprio punho. 12 Os que querem impor-lhes a circuncisão, são aqueles que estão preocupados em aparecer. Fazem isso para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 De fato, nem mesmo os próprios circuncidados observam a Lei. Eles querem que vocês se circuncidem, apenas para eles se gloriarem de ter marcado o corpo de vocês. 14 Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. 15 O que importa não é a circuncisão ou a não-circuncisão, e sim a nova criação. 16 Que a paz e a misericórdia estejam sobre todos os que seguirem esta norma, assim como sobre todo o Israel de Deus.
Lucas 10:1-11,16-20
1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E lhes dizia: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita. 3 Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não parem no caminho, para cumprimentar ninguém. 5 Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele; se não, ela voltará para vocês. 7 Permaneçam nessa mesma casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem passando de casa em casa. 8 Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, 9 curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!’ 10 Mas quando vocês entrarem numa cidade, e não forem bem recebidos, saiam pelas ruas e digam: 11 ‘Até a poeira dessa cidade, que se grudou em nossos pés, nós sacudimos contra vocês. Apesar disso, saibam que o Reino de Deus está próximo’.
16 Quem escuta vocês, escuta a mim, e quem rejeita vocês, rejeita a mim; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.»
17 Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: «Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome.» 18 Jesus respondeu: «Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. 19 Vejam: eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. 20 Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no céu.»
OU
Isaías 66:10-14
10 Alegrem-se com Jerusalém, façam festa com ela, todos os que a amam. Participem de sua enorme alegria todos os que participaram do seu luto. 11 Assim poderão amamentar-se nela até ficarem satisfeitos com a consolação que ela tem; sugarão com satisfação a abundância do seu seio. 12 Porque assim diz Javé: Estou fazendo correr para Jerusalém a prosperidade como rio, e as riquezas das nações como córregos que transbordam. Os seus bebês serão levados no colo, e serão acariciados sobre os joelhos. 13 Como a mãe consola o seu filho, assim eu vou consolar vocês; em Jerusalém, vocês serão consolados. 14 Ao verem isso, vocês ficarão de coração alegre, e seus ossos florescerão como um campo. A mão de Javé se manifestará para os seus servos, mas se indignará contra seus inimigos.
Salmos Litúrgicos Livro II Duodécimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 66:1-9 Jubilate Deo
LEVANTEM a DEUS vozes de júbilo * todas as terras!
2 Cantem para honra de seu Nome; * rendam-lhe glória em cânticos de louvor;
3 Digam a Deus: Quão tremendos são teus feitos! * Pelo teu grande poder a ti se submetem quem contende contra ti.
4 A ti adore toda a terra e a ti cante louvores; * cantem louvores a teu Nome.
5 Venham e vejam as obras de Deus; * tremendo é ele em seus feitos para com a humanidade!
6 Converteu o mar em terra enxuta; * passaram a pé através do rio; aí nos alegramos nele.
7 Pelo seu poder, ele impera eternamente; seus olhos vigiam as nações; * não se exaltem na rebeldia!
8 Bendigam, ó povos, a nosso Deus; * façam ouvir voz de vocês em seu louvor.
9 Ele preserva com vida nossa alma; * e não permite que nosso pé vacile.
Gálatas 6:[1-6]7-16
[1 Irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, cabe a vocês, que são espirituais, corrigir com mansidão a essa pessoa. E cada um que se cuide, para não ser tentado também. 2 Carreguem os fardos uns dos outros, e assim vocês estarão cumprindo a lei de Cristo. 3 Se alguém pensa que é importante, quando de fato não o é, está enganando a si mesmo. 4 Cada um examine a sua conduta, e então achará motivo de satisfação em sua própria pessoa, e não por comparação com outros, 5 porque cada um deve levar a sua própria carga.6 Aquele que recebe o ensinamento da palavra deve repartir todos os bens com o catequista].
7 Não se iludam, pois com Deus não se brinca: cada um colherá aquilo que tiver semeado. 8 Quem semeia nos instintos egoístas, dos instintos egoístas colherá corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. 9 Não nos cansemos de fazer o bem; se não desanimarmos, quando chegar o tempo, colheremos. 10 Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, especialmente aos que pertencem à nossa família na fé.
11 Vejam com que letras grandes estou escrevendo a vocês de meu próprio punho. 12 Os que querem impor-lhes a circuncisão, são aqueles que estão preocupados em aparecer. Fazem isso para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 De fato, nem mesmo os próprios circuncidados observam a Lei. Eles querem que vocês se circuncidem, apenas para eles se gloriarem de ter marcado o corpo de vocês. 14 Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. 15 O que importa não é a circuncisão ou a não-circuncisão, e sim a nova criação. 16 Que a paz e a misericórdia estejam sobre todos os que seguirem esta norma, assim como sobre todo o Israel de Deus.
Lucas 10:1-11,16-20
1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E lhes dizia: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita. 3 Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não parem no caminho, para cumprimentar ninguém. 5 Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele; se não, ela voltará para vocês. 7 Permaneçam nessa mesma casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem passando de casa em casa. 8 Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, 9 curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!’ 10 Mas quando vocês entrarem numa cidade, e não forem bem recebidos, saiam pelas ruas e digam: 11 ‘Até a poeira dessa cidade, que se grudou em nossos pés, nós sacudimos contra vocês. Apesar disso, saibam que o Reino de Deus está próximo’.
16 Quem escuta vocês, escuta a mim, e quem rejeita vocês, rejeita a mim; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.»
17 Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: «Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome.» 18 Jesus respondeu: «Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. 19 Vejam: eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. 20 Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no céu.»
---------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário