ODB171 Quarta-feira: Salmo 115; Esdras 9:5-15; João 16:16-24 -
Salmos Litúrgicos Livro V Vigésimo Terceiro Dia: Oração Vespertina
Salmo 115 Non nobis, Domine
NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu Nome dá glória, * por amor da tua benignidade e da tua verdade.
2 Porque dirão os gentios: * Onde está o seu Deus?
3 Entretanto, nosso Deus está nos céus; * ele faz tudo o que lhe apraz.
4 De prata e ouro são os ídolos dos gentios; * obra das mãos dos homens.
5 Têm boca, e não falam; * olhos têm, mas não vêem;
6 Têm ouvidos e não ouvem; * nariz têm, mas não cheiram;
7 Têm mãos e não apalpam; * pés têm, mas não caminham, nem som algum sai de sua garganta.
8 Semelhantes a eles serão os que os fazem, * assim como todos os que neles confiam.
9 Israel confia no SENHOR, * porque ele é o auxílio e proteção dos que o invocam.
10 Casa de Aarão, confia no SENHOR, * pois ele é refúgio e escudo.
11 Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; * ele é vosso amparo e defesa.
12 O SENHOR se lembrou de nós e nos abençoará; * abençoará Israel e a casa de Aarão.
13 Ele abençoa os que temem ao SENHOR, * tanto pequenos como grandes.
14 O SENHOR acrescentará novas bênçãos sobre vós, * sobre vós todos e vossos filhos.
15 Sede abençoados do SENHOR,. * que fez os céus e a terra.
16 Os céus são do SENHOR, * mas a terra deu ele aos filhos dos homens.
17 Os mortos não louvam ao SENHOR * nem os que descem ao silêncio.
18 Mas nós bendiremos ao SENHOR, * desde agora e para sempre. Aleluia!
Esdras 9:5-15
5 Na hora da oblação da tarde, levantei-me da minha desolação e, com a roupa e o manto rasgados, caí de joelhos e levantei as mãos para Javé, meu Deus, 6 e disse: «Meu Deus, eu estou envergonhado e sem jeito de levantar o rosto para ti, porque os nossos pecados ultrapassam nossa cabeça, e a nossa culpa chega até o céu. 7 Desde o tempo de nossos antepassados até hoje, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa dos nossos pecados, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos todos entregues em mãos dos reis de outros países, fomos vítimas da espada, do exílio, do saque e da vergonha. E essa é a situação atual. 8 Agora, porém, Javé, o nosso Deus, nos concedeu um momento de graça, deixando-nos um resto de sobreviventes e nos abrigando em seu lugar santo. Desse modo, o nosso Deus dá brilho aos nossos olhos, e nós sentimos um pouco de vida no meio da escravidão. 9 Éramos escravos, mas o nosso Deus não nos abandonou na escravidão. Ao contrário, deu-nos o favor dos reis da Pérsia, e nos concedeu vida para reconstruirmos o Templo do nosso Deus e restaurarmos suas ruínas. Ele nos deu assim um abrigo em Judá e Jerusalém.
10 Mas agora, Deus nosso, o que podemos dizer depois disso? Abandonamos os mandamentos 11 que nos deste por meio dos teus servos, os profetas, dizendo: ‘A terra que vocês vão possuir é uma terra impura, por causa da imundície da população local e das abominações com que a encheram de um extremo a outro com suas impurezas. 12 Portanto, não entreguem suas filhas aos filhos deles, nem casem seus filhos com as filhas deles. Não contribuam para a prosperidade e o bem-estar deles. Desse modo, vocês se tornarão fortes, comerão os frutos da terra e a deixarão como herança aos filhos de vocês para sempre’.
13 Depois de tudo o que nos aconteceu por causa do mal que praticamos e por causa dos nossos grandes crimes, tu, nosso Deus, ainda nos poupaste. Não levaste em consideração os nossos pecados, e deixaste este grupo sobreviver. 14 Será que ainda assim poderíamos violar teus mandamentos e nos aliar a esta gente abominável? Não te irritarás contra nós até acabar com tudo, sem deixar um resto de vida? 15 Javé, Deus de Israel, este resto, que hoje continua vivo, é uma prova de que tu és justo! Estamos diante de ti como réus, porque não podemos ficar em tua presença depois do que aconteceu!»
João 16:16-24
16 Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver.» 17 Alguns discípulos comentaram: «O que ele quer dizer com isso: ‘daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver’? E ainda: ‘eu vou para o Pai’?» 18 E diziam: «Que significa esse ‘um pouco’? Não compreendemos o que ele quer dizer.»19 Jesus percebeu que eles queriam fazer perguntas. E disse: «Vocês estão discutindo porque eu falei: ‘Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver’? 20 Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria. 21 Quando a mulher está para dar à luz, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas quando a criança nasce, ela nem se lembra mais da aflição, porque fica alegre por ter posto um homem no mundo. 22 Agora, vocês também estão angustiados. Mas, quando vocês tornarem a me ver, vocês ficarão alegres, e essa alegria ninguém tirará de vocês. 23 Nesse dia, vocês não me farão mais perguntas. Eu garanto a vocês: se vocês pedirem alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele a concederá. 24 Até agora vocês não pediram nada em meu nome: peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.»
Nenhum comentário:
Postar um comentário