ODB170 Terça-feira

ODB170 Terça-feira: Salmo 115; Números 8:5-22; Tito 1:1-9
Salmos Litúrgicos  Livro V   Vigésimo Terceiro Dia: Oração Vespertina

Salmo 115
    Non nobis, Domine
NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu Nome dá glória, * por amor da tua benignidade e da tua verdade.
2 Porque dirão os gentios: * Onde está o seu Deus?
3 Entretanto, nosso Deus está nos céus; * ele faz tudo o que lhe apraz.
4 De prata e ouro são os ídolos dos gentios; * obra das mãos dos homens.
5 Têm boca, e não falam; * olhos têm, mas não vêem;
6 Têm ouvidos e não ouvem; * nariz têm, mas não cheiram;
7 Têm mãos e não apalpam; * pés têm, mas não caminham, nem som algum sai de sua garganta.
8 Semelhantes a eles serão os que os fazem, * assim como todos os que neles confiam.
9 Israel confia no SENHOR, * porque ele é o auxílio e proteção dos que o invocam.
10 Casa de Aarão, confia no SENHOR, * pois ele é refúgio e escudo.
11 Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; * ele é vosso amparo e defesa.
12 O SENHOR se lembrou de nós e nos abençoará; * abençoará Israel e a casa de Aarão.
13 Ele abençoa os que temem ao SENHOR, * tanto pequenos como grandes.
14 O SENHOR acrescentará novas bênçãos sobre vós, * sobre vós todos e vossos filhos.
15 Sede abençoados do SENHOR,. * que fez os céus e a terra.
16 Os céus são do SENHOR, * mas a terra deu ele aos filhos dos homens.
17 Os mortos não louvam ao SENHOR * nem os que descem ao silêncio.
18 Mas nós bendiremos ao SENHOR, * desde agora e para sempre. Aleluia!

Números 8:5-22
5 Javé falou a Moisés: 6 «Escolha levitas entre os filhos de Israel e purifique-os 7 do seguinte modo: Faça sobre eles uma aspersão com água da expiação. Depois, passarão a navalha por todo o corpo, lavarão suas roupas e se purificarão. 8 A seguir, pegarão um bezerro, com a correspondente oferta de flor de farinha amassada com azeite. Então você pegará outro bezerro para o sacrifício pelo pecado. 9 Faça que os levitas se aproximem da tenda da reunião e convoque toda a comunidade dos filhos de Israel.
10 Quando os levitas estiverem diante de Javé, os filhos de Israel imporão as mãos sobre eles. 11 Em seguida, Aarão, em nome dos filhos de Israel, os apresentará a Javé com o gesto de apresentação, para que eles possam desempenhar as tarefas de Javé. 12 Os levitas colocarão a mão sobre a cabeça dos bezerros, e você os oferecerá pelo pecado dos levitas: um como sacrifício pelo pecado e o outro em holocausto. 13 Coloque, depois, os levitas diante de Aarão e seus filhos, e ofereça-os a Javé com o gesto de apresentação. 14 Desse modo, separe do meio dos filhos de Israel os levitas, para que pertençam a mim. 15 Então os levitas poderão começar a servir na tenda da reunião. Purifique-os e ofereça-os com o gesto de apresentação, 16 porque os levitas me foram dados pelos filhos de Israel, em troca de seus primogênitos, e eu os reservo para mim. 17 Todos os primogênitos de Israel, homem ou animal, me pertencem: eu os consagrei a mim mesmo, desde o dia em que matei todos os primogênitos do Egito. 18 Por isso, eu reservo para mim os levitas, em troca dos primogênitos dos filhos de Israel, 19 e os entrego a Aarão e seus filhos como doação dos filhos de Israel, para que façam o serviço dos filhos de Israel na tenda da reunião e para que realizem o rito pelo pecado em favor dos filhos de Israel. Desse modo, nenhuma desgraça atingirá os filhos de Israel quando se aproximarem do santuário».
20 Moisés, Aarão e toda a comunidade dos filhos de Israel fizeram com os levitas tudo o que Javé havia ordenado a Moisés. 21 Os levitas se purificaram de seus pecados e lavaram suas roupas. Aarão os ofereceu a Javé com o gesto de apresentação, e para purificá-los realizou com eles o rito pelo pecado. 22 Os levitas foram, então, admitidos para cumprir sua função na tenda da reunião, na presença de Aarão e seus filhos. Desse modo se cumpriu tudo o que Javé havia ordenado a Moisés a respeito dos levitas.

Tito 1:1-9

1 Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar os escolhidos de Deus à fé e ao conhecimento daquela verdade que conduz à piedade 2 e se fundamenta sobre a esperança da vida eterna. Deus, que não mente, nos prometeu essa vida antes dos tempos eternos, 3 e no tempo certo a manifestou com sua palavra, através da pregação que foi confiada a mim por ordem de Deus, nosso Salvador. 4 A você, Tito, meu verdadeiro filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador.
5 Eu o deixei em Creta para que você cuidasse de organizar o que ainda restava para fazer, e para que nomeasse em cada cidade os presbíteros das igrejas, conforme as instruções que lhe deixei: 6 o candidato deve ser irrepreensível, esposo de uma única mulher, e seus filhos devem ter fé e não ser acusados de maus costumes nem de desobediência. 7 De fato, sendo administrador de Deus, o dirigente deve ser irrepreensível, não arrogante, nem beberrão ou violento, nem ávido de lucro desonesto. 8 Pelo contrário, deve ser hospitaleiro, bondoso, ponderado, justo, piedoso, disciplinado, 9 e de tal modo fiel à fé verdadeira, conforme o ensinamento transmitido, que seja capaz de aconselhar segundo a sã doutrina e também de refutar quando a contradizem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal