ODB153 Terça-feira

ODB153 Terça-feira: Salmo 95; 1 Crônicas 11: 1-9; Apocalipse 7: 13-17

Salmos Litúrgicos Livro IV
Décimo Nono Dia: Oração Matulina
Salmo 95
Venite, exultemus
VINDE, cantemos ao SENHOR; * jubilemos à Rocha de nossa salvação.
2 Cheguemos ante a sua face com ação de graças; * e celebremos em salmos o seu louvor.
3 Porque o SENHOR é Deus supremo, * e rei de excelsa majestade.
4 Guarda em sua mão os abismos da terra, * e as alturas dos montes são suas.
5 Seu é o mar, pois ele o fez, * e a terra firme as suas mãos formaram.
6 Ó vinde, adoremos e prostremo-nos; * ajoelhemos ante o SENHOR, que nos criou.
7 Porque ele éo nosso Deus e nós o povo que ele pastoreia, o rebanho que sua mão conduz. * Se hoje ouvirdes a sua voz, diz ele:
8 “Não endureçam os corações de vocês, como na provocação, * e no dia da tentação, no deserto.
9 Quando os seus pais me tentaram, * me provocaram embora vissem as minhas obras.
10 Quarenta anos estive desgostado com aquela geração, * e disse: E um povo que erra do coração e não tem conhecido os meus caminhos.
11 Pelo que jurei na minha ira * que ele não entraria no meu descanso.” 

1 Crônicas 11: 1-9
1 Todo o Israel se reuniu com Davi em Hebron e lhe disse: «Veja bem! Nós somos do mesmo sangue. 
2 Há pouco tempo atrás, quando Saul era rei, você é quem chefiava Israel nas guerras. E Javé, seu Deus, lhe disse: ‘Você será o pastor do meu povo Israel. Você será o chefe do meu povo Israel’.» 
3 Todos os anciãos de Israel foram procurar o rei em Hebron, e Davi fez, aí mesmo em Hebron, uma aliança com eles, na presença de Javé. Então eles ungiram Davi como rei de Israel, conforme a palavra de Javé, anunciada por Samuel. 
4 Davi, com todo o Israel, tomou o caminho para Jerusalém, que se chamava Jebus. Os jebuseus moravam nessa região. 
5 Então os moradores de Jebus disseram a Davi: «Aqui você não entra!» Mas Davi tomou a fortaleza de Sião, que é a Cidade de Davi. 
6 Foi quando Davi falou: «Quem atacar primeiro os jebuseus será nomeado comandante-chefe.» Quem atacou primeiro foi Joab, filho de Sárvia. Assim, ele se tornou comandante. 
7 Davi passou a morar nessa fortaleza e, por isso, deram-lhe o nome de Cidade de Davi. 
8 Ele reconstruiu a cidade em redor, tanto o Melo como as muralhas. E Joab reformou o resto da cidade. 
9 O poder de Davi aumentava cada vez mais, e Javé dos exércitos estava com ele.

Apocalipse 7:13-17
13* Um dos Anciãos tomou a palavra e me perguntou: «Você sabe quem são e de onde vieram esses que estão vestidos com roupas brancas?» 
14 Eu respondi: «Não sei não, Senhor! O Senhor é quem sabe!» Ele então me explicou: «São os que vêm chegando da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro. 
15 É por isso que ficam diante do trono de Deus, servindo a ele dia e noite em seu Templo. Aquele que está sentado no trono estenderá sua tenda sobre eles. 
16 Nunca mais terão fome, nem sede; nunca mais serão queimados pelo sol, nem pelo calor ardente. 
17 Pois o Cordeiro que está no meio do trono será o pastor deles; vai conduzi-los até às fontes de água da vida. E Deus lhes enxugará toda lágrima dos olhos.»



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal