ODB154 Quarta-feira

ODB154 Quarta-feira: Salmo 95; Miquéias 7: 8-20; Marcos 14: 26-31

Salmos Litúrgicos Livro IV
Décimo Nono Dia: Oração Matulina
Salmo 95
Venite, exultemus
VINDE, cantemos ao SENHOR; * jubilemos à Rocha de nossa salvação.
2 Cheguemos ante a sua face com ação de graças; * e celebremos em salmos o seu louvor.
3 Porque o SENHOR é Deus supremo, * e rei de excelsa majestade.
4 Guarda em sua mão os abismos da terra, * e as alturas dos montes são suas.
5 Seu é o mar, pois ele o fez, * e a terra firme as suas mãos formaram.
6 Ó vinde, adoremos e prostremo-nos; * ajoelhemos ante o SENHOR, que nos criou.
7 Porque ele éo nosso Deus e nós o povo que ele pastoreia, o rebanho que sua mão conduz. * Se hoje ouvirdes a sua voz, diz ele:
8 “Não endureçam os corações de vocês, como na provocação, * e no dia da tentação, no deserto.
9 Quando os seus pais me tentaram, * me provocaram embora vissem as minhas obras.
10 Quarenta anos estive desgostado com aquela geração, * e disse: E um povo que erra do coração e não tem conhecido os meus caminhos.
11 Pelo que jurei na minha ira * que ele não entraria no meu descanso.” 

Miquéias 7:8-20
8 Não se alegre por minha causa, ó minha inimiga; pois eu caí, mas me levantarei; estou morando nas trevas, mas Javé é a minha luz. 
9 Devo suportar a cólera de Javé, porque pequei contra ele, até que ele julgue a minha causa e me faça justiça, até que me leve para a luz e eu contemple a sua justiça. 
10 A minha inimiga verá e ficará coberta de vergonha. Pois ela me dizia: «Onde está o seu Deus Javé?» Meus olhos estarão olhando para ela, quando for pisada como a lama da estrada.
11 É o dia de reconstruir seus muros! Nesse dia suas fronteiras serão mais amplas. 
12 Nesse dia, virão até você desde a Assíria até o Egito, desde o Nilo até o Eufrates, de mar a mar, de monte a monte. 
13 A terra será um lugar abandonado, por causa de seus moradores, como fruto de suas más ações.
14 Com tua vara de pastor guia o teu povo, o rebanho que é tua propriedade, que está sozinho na floresta, no meio dos jardins. Faz com que eles possam pastar em Basã e Galaad, como nos tempos antigos. 
15 Como no dia em que nos tiraste do Egito, mostra-nos agora as tuas maravilhas. 
16 Que ao ver as tuas maravilhas, os outros povos se envergonhem, apesar de toda a sua valentia; que ponham a mão na boca e tapem os ouvidos; 
17 que fiquem lambendo a poeira como serpentes, que saiam cambaleando de suas trincheiras em direção a Javé, nosso Deus; que fiquem tremendo e cheios de medo diante de ti.
18 Qual deus é igual a ti? Qual deus, como tu, tira o pecado e absolve a culpa do resto da tua herança? Qual deus que não guarda para sempre a sua ira e dá preferência ao amor?
19 Ele nos perdoará de novo: calcará a seus pés as nossas faltas e jogará no fundo do mar todos os nossos pecados.
20 Conservarás a fidelidade para com Jacó e o amor para com Abraão, conforme juraste a nossos pais, desde os tempos antigos.

Marcos 14:26-31
26 Depois de terem cantado salmos, foram para o monte das Oliveiras. 
27 Então Jesus disse aos discípulos: «Vocês todos vão ficar desorientados, porque a Escritura diz: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão’. 
28 Mas, depois de ressuscitar, eu irei à frente de vocês para a Galiléia.» 
29 Pedro declarou a Jesus: «Mesmo que todos fiquem desorientados, eu não ficarei.» 
30 Jesus disse a Pedro: «Eu garanto a você: ainda hoje, esta noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes.» 
31 Mas Pedro repetiu com mais força: «Ainda que eu tenha de morrer contigo, mesmo assim não te negarei.» E todos disseram a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal