ODB149 Quinta-feira

 ODB149 Quinta-feira: Salmo 23; Gênesis 30: 25-43; Atos 3:17-26

Salmos Litúrgicos   Livro 1   Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 23   
Dominus regit me
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Gênesis 30:25-43
25 Quando Raquel deu à luz José, Jacó disse a Labão: «Deixe-me partir para nosso lugar e nosso país. 
26 Dê minhas mulheres, pelas quais eu servi a você, e meus filhos, que eu irei embora, pois você sabe o quanto eu o servi». 
27 Labão lhe disse: «Que pena! Fiquei sabendo por um oráculo que Javé me abençoou por causa de você». 
28 E acrescentou: «Diga agora o salário que você quer, e eu pagarei». 
29 Jacó respondeu: «Você sabe quanto eu o servi e como seus bens se multiplicaram comigo. 
30 O pouco que você possuía antes de mim, cresceu imensamente, porque Javé abençoou você por minha causa. Agora, já é tempo de eu fazer alguma coisa por minha família». 
31 Labão perguntou: «Quanto lhe devo pagar?» Jacó respondeu: «Não precisa me pagar nada. Faça apenas o seguinte: voltarei a pastorear e guardar o seu rebanho. 
32 Hoje vou passar pelo meio do seu rebanho; separe todo animal negro entre os cordeiros e o que é malhado ou pintado entre as cabras. Esse vai ser o meu salário, 33 e minha honestidade testemunhará por mim no futuro: quando chegar o momento de você me pagar, tudo o que não for pintado ou malhado entre as cabras ou negro entre os cordeiros, é porque eu os roubei». 
34 Labão disse: «Está bem, seja como você propõe».
35 Nesse dia, Labão separou os bodes listrados e malhados, todas as cabras malhadas ou com manchas brancas, e todos os cordeiros negros. Labão os entregou a seus filhos, 
36 e os mandou levar a três dias de caminhada de onde Jacó estava. Enquanto isso, Jacó ficou apascentando o resto do rebanho de Labão. 
37 Jacó pegou varas verdes de álamo, de amendoeira e de plátano, descascou-as em tiras brancas, deixando aparecer a parte branca das varas. 
38 Em seguida, colocou as varas assim descascadas nos bebedouros diante do rebanho, onde as ovelhas costumavam beber água, para que os machos cobrissem as fêmeas quando fossem beber água. 
39 Os animais se acasalavam diante das varas e pariam crias listradas, pintadas e malhadas. 
40 Quanto aos cordeiros, Jacó os separou e virou o rebanho para o lado dos listrados e de tudo o que era negro no rebanho de Labão. Deste modo, ele separou seus rebanhos e não os colocou junto com o rebanho de Labão. 
41 Além disso, cada vez que os animais robustos se acasalavam, Jacó colocava as varas nos bebedouros diante dos animais, para que eles se acasalassem diante das varas. 
42 Quando os animais eram fracos, Jacó não colocava as varas, de modo que ficava com Labão o que era fraco e o que era robusto ficava para Jacó. 
43 Desse modo, Jacó se enriqueceu muitíssimo, tinha muitos rebanhos, servos e servas, camelos e jumentos.

Atos 3:17-26
17 Apesar disso, meus irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, assim como os chefes de vocês. 
18 Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado através de todos os profetas: que o seu Messias haveria de sofrer. 
19 Portanto, arrependam-se e convertam-se para que os pecados de vocês sejam perdoados. 
20 Assim vocês poderão alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Messias que havia destinado para vocês. 
21 No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus nos tempos passados pela boca de seus santos profetas. 
22 De fato, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre os irmãos de vocês, um profeta como eu. Escutem tudo o que ele disser a vocês. 
23 Quem não der ouvidos a esse profeta será eliminado do meio do povo.’ 
24 E todos os profetas que falaram desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias.
25 Vocês são filhos dos profetas e dos homens com quem Deus fez a Aliança, quando disse a Abraão: ‘Através da sua descendência, serão abençoadas todas as famílias da terra.’ 
26 Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vocês, para os abençoar e para que cada um se converta de suas maldades.»



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal