ODB126 Sexta

ODB126 Sexta: Salmo 51:1-12; Êxodo 30:1-10; Hebreus 4:14-5:4
Salmos Litúrgicos  Livro II  Décimo Dia: Oração Matutina
Salmo 51:1-12 
  Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua bondade; Salmo 51:1-12; Hab. 3:2-13; João 12:1-11* apaga os meus pecados, segundo a multidão de tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente de minha maldade * e purifica-me do meu pecado.
3 Porque reconheço os meus erros; * e meu pecado está diante de mim.
4 Contra ti, contra ti só, eu pequei e fiz o que é mau à tua vista, * porque és justo quando falas e puro quando julgas.
5 Eis que tenho feito maldade desde que nasci * e tenho pecado desde o ventre de minha mãe.
6 Eis que amas a verdade no íntimo; * e no coração me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissôpo e me limpa; * lava-me e ficarei com a brancura da neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria; * para que se alegrem os ossos que quebraste.
9 Esconde a tua face de meus pecados, * e apaga todas as minhas maldades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, * e renova em mim um espírito reto!
11 Não me lances fora de tua presença, * e não retires de mim o teu santo Espírito.
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, * e sustenta-me com espontâneo Espírito.

Êxodo 30: 1-10
1 Faça também um altar de madeira de acácia para queimar incenso. 
2 Será quadrado e terá cinqüenta centímetros de comprimento por cinqüenta de largura, com um metro e meio de altura; as pontas formarão uma só peça com ele. 
3 Revista sua parte superior, as paredes ao redor e as pontas, tudo de ouro puro, e faça uma moldura de ouro ao redor. 
4 Faça também duas argolas de ouro dos dois lados: nelas serão enfiados os varais, para transportar o altar. 
5 Os varais serão feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. 
6 Coloque o altar diante do véu que está na frente da arca da aliança e diante da placa que cobre a arca da aliança; aí eu me encontrarei com você.
7 Aarão queimará sobre o altar o incenso aromático, pela manhã, quando preparar as lâmpadas; 
8 e quando, à tarde, acender as lâmpadas, fará o mesmo. Será um incenso perpétuo que as gerações de vocês oferecerão diante de Javé. 
9 Não ofereçam sobre o altar incenso profano, nem holocausto, nem oblação, nem derramem sobre ele nenhuma libação. 
10 Uma vez por ano, Aarão realizará o rito da expiação, untando as pontas do altar com o sangue da vítima expiatória; isso será feito uma vez por ano, por todas as gerações de vocês. O altar será consagrado a Javé».

Hebreus 4:14-5:4
14 Nós temos um sumo sacerdote eminente, que atravessou os céus: Jesus, o Filho de Deus. Por isso, mantenhamos firme a fé que professamos.
15 De fato, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado como nós, em todas as coisas, menos no pecado. 
16 Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com plena confiança, a fim de alcançarmos misericórdia, encontrarmos graça e sermos ajudados no momento oportuno.
Hebreus 5:1-4
1 Todo sumo sacerdote, escolhido entre os homens, é constituído para o bem dos homens nas coisas que se referem a Deus. Sua função é oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 
2 Desse modo, ele é capaz de sentir justa compaixão por aqueles que ignoram e erram, porque também ele próprio está cercado de fraqueza; 
3 e, por causa disso, ele deve oferecer sacrifícios, tanto pelos próprios pecados como pelos pecados do povo.
4 Ninguém pode atribuir a si mesmo essa honra, se não for chamado por Deus, como o foi Aarão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal