ODB125 Quinta

ODB125 Quinta: Salmo 51:1-12; Isaías 30:15-18; Hebreus 4:1-13
Salmos Litúrgicos  Livro II  Décimo Dia: Oração Matutina
Salmo 51:1-12   
Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua bondade; * apaga os meus pecados, segundo a multidão de tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente de minha maldade * e purifica-me do meu pecado.
3 Porque reconheço os meus erros; * e meu pecado está diante de mim.
4 Contra ti, contra ti só, eu pequei e fiz o que é mau à tua vista, * porque és justo quando falas e puro quando julgas.
5 Eis que tenho feito maldade desde que nasci * e tenho pecado desde o ventre de minha mãe.
6 Eis que amas a verdade no íntimo; * e no coração me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissôpo e me limpa; * lava-me e ficarei com a brancura da neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria; * para que se alegrem os ossos que quebraste.
9 Esconde a tua face de meus pecados, * e apaga todas as minhas maldades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, * e renova em mim um espírito reto!
11 Não me lances fora de tua presença, * e não retires de mim o teu santo Espírito.
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, * e sustenta-me com espontâneo Espírito.

Isaías 30:15-18
15 Pois assim diz o Senhor Javé, o Santo de Israel: Na conversão e na calma está a salvação de vocês, e a força de vocês consiste em confiar e ficar tranqüilos. Mas vocês não quiseram 
16 e até chegaram a dizer: «Não! Vamos fugir a cavalo». Pois então, fujam. «Nós montamos cavalos ligeiros». Pois seus perseguidores serão mais velozes. 
17 Mil fugirão diante da ameaça de um só; e diante da ameaça de cinco, vocês todos vão fugir, sem ficar ninguém para trás, como poste no topo de um monte ou mastro no alto de uma colina.
18 Entretanto, Javé espera a hora de mostrar piedade; ele toma a iniciativa de mostrar compaixão para com vocês, pois Javé é um Deus justo. Felizes todos os que nele confiam.

Hebreus 4:1-13
1 Por isso, tenhamos cuidado enquanto nos é oferecida a oportunidade para entrar no descanso de Deus. Não aconteça que alguém de vocês fique para trás! 
2 Nós também recebemos como eles uma boa notícia. Mas a mensagem que eles ouviram, de nada lhes adiantou, pois não permaneceram unidos na fé com aqueles que tinham ouvido. 
3 Nós, porque acreditamos, podemos entrar nesse descanso, conforme Deus disse: «Por isso, eu jurei na minha ira: jamais entrarão no meu descanso». Aqui se trata do descanso de Deus, depois que realizou as suas obras no princípio do mundo. 
4 Em algum lugar, a Escritura diz a respeito do sétimo dia: «E no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras». 
5 E, de novo, em nosso texto: «Jamais entrarão no meu descanso».
6 Sabemos, portanto, que alguns entrarão no descanso. E os que receberam em primeiro lugar a boa notícia não entraram por causa da desobediência deles. 
7 Por isso, Deus fixa novamente um dia que ele chama hoje, dizendo por meio de Davi, depois de muito tempo, o que lembramos mais acima: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido.» 
8 Se Josué os tivesse de fato introduzido nesse descanso, Deus não teria falado novamente de outro dia. 
9 Portanto, ainda está reservado um descanso sabático para o povo de Deus. 
10 Quem de fato já entrou no descanso de Deus, descansa de todas as suas obras, assim como Deus descansa das suas. 
11 Apressemo-nos, pois, para entrar nesse descanso, para que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência.
12 A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos. 
13 Não existe criatura que possa esconder-se de Deus; tudo fica nu e descoberto aos olhos dele; e a ele devemos prestar contas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal