ODB64 Quarta-feira

ODB64 Quarta-feira: Salmo 35:1-10; Jeremias 29: 1-14; Marcos 5: 1-20

Salmo 35:1-10 Judica, Domine    (LOC)
DEFENDE-ME, SENHOR, de quem é contra mim; * combate quem me combate.
2 Toma do escudo e da couraça, * e vem em meu auxílio.
3 Obstrui o caminho de quem me persegue; * dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
4 Envergonhe-se e confunda-se  quem busca tirar-me a vida; * volte atrás quem me deseja mal.
5 Seja como a palha levada pelo vento, * acossado pelo anjo do SENHOR.
6 O seu caminho se torne tenebroso e escorregadio, * e o anjo do SENHOR o persiga.
7 Sem causa, armaram-me uma armadilha; * e abriram para minha alma uma cova.
8 A quem pratica a maldade sobrevenha a destruição quando menos pensar e caia na rede que ocultou;* nela caia para seu extermínio.
9 Mas minha alma se alegrará no SENHOR; * regozijar-se-á na sua salvação.
10 Todo o meu ser dirá: SENHOR, quem é semelhante a ti, que livras a pessoa pobre de quem lhe é mais forte? * Sim, a pessoa  pobre e a necessitada de quem a despoja.

Jeremias 29:1-14
1 Texto da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém para os exilados na Babilônia. Escreveu-a para os anciãos, sacerdotes, profetas e o povo, levados por Nabucodonosor para o exílio. 
2 Ele enviou a carta depois que saíram de Jerusalém o rei Jeconias com a rainha-mãe, o pessoal do palácio, os chefes de Judá e de Jerusalém, os ferreiros e os serralheiros. 
3 Ele enviou a carta por intermédio de Elasa, filho de Safã, e por intermédio de Gamarias, filho de Helcias, que Sedecias, rei de Judá, tinha enviado à Babilônia em missão junto ao rei Nabucodonosor.
4 Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel, a todo o povo que levei de Jerusalém para o exílio na Babilônia: 
5 Construam casas para vocês morarem, plantem pomares para comerem de suas frutas, 
6 casem-se, gerem filhos e filhas, arranjem esposas para seus filhos e maridos para suas filhas, e que eles também gerem filhos e filhas. Multipliquem-se aí, não diminuam. 
7 Lutem pelo progresso da cidade para onde eu os exilei e rezem a Deus por ela, pois o progresso desse lugar será o progresso de vocês.
8 Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Não se deixem enganar pelos profetas que existem no meio de vocês, não escutem os adivinhos e nem os sonhos que eles dizem que têm, 
9 porque eles profetizam mentiras em meu nome. Eu não enviei nenhum deles - oráculo de Javé.
10 Assim diz Javé: Quando se completarem setenta anos na Babilônia, eu olharei para vocês e cumprirei minhas promessas, trazendo-os de volta para este lugar. 
11 Conheço meus projetos sobre vocês - oráculo de Javé: são projetos de felicidade e não de sofrimento, para dar-lhes um futuro e uma esperança. 
12 Quando vocês me invocarem, rezarão a mim, e eu os ouvirei. 
13 Vocês me procurarão, e me encontrarão se me buscarem de todo o coração; 
14 eu me deixarei encontrar e mudarei a sorte de vocês - oráculo de Javé. Vou reuni-los de todas as nações e lugares por onde os espalhei, - oráculo de Javé - e tornarei a trazê-los para o lugar de onde os exilei.

Marcos 5: 1-20
1 Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 
2 Logo que Jesus saiu da barca, um homem possuído por um espírito mau saiu de um cemitério e foi ao seu encontro. 
3 Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 
4 Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 
5 Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras.
6 Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 
7 e gritou bem alto: «Que há entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te peço por Deus, não me atormentes!» 
8 O homem falou assim, porque Jesus tinha dito: «Espírito mau, saia desse homem!» 
9 Então Jesus perguntou: «Qual é o seu nome?» O homem respondeu: «Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos.» 
10 E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.
11 Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 
12 Os espíritos maus suplicaram: «Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.» 
13 Jesus deixou. Os espíritos maus saíram do homem e entraram nos porcos. E a manada - mais ou menos uns dois mil porcos - atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou.
14 Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que tinha acontecido. 
15 Foram até Jesus, viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, ele que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. 
16 Os que tinham presenciado o fato explicaram para as pessoas o que tinha acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 
17 Então começaram a suplicar que Jesus fosse embora da região deles.
18 Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 
19 Jesus, porém, não deixou. E, em troca, lhe disse: «Vá para casa, para junto dos seus, e anuncie para eles tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por você.» 
20 Então o homem foi embora e começou a pregar pela Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal