4 de Janeiro
ÂNGELA DE FILIGNO (1309) Terceira Ordem
Ângela nasceu em Filigno, perto de Assis e de Roma, em 1248. Ela pertencia à uma família rica e bem situada socialmente. Ainda muito jovem casou-se com um nobre e passou a levar uma vida ainda mais confortável, até os 37 anos, quando uma tragédia avassaladora mudou sua vida. Num curto espaço de tempo perdeu os pais, o marido e todos os numerosos filhos, um a um. Mas, ao invés de esmorecer, uma mulher forte e confiante nasceu daquela sequência de mortes e sofrimento, cheia de fé em Deus e no seu conforto espiritual. Como consequência, em 1291 fez os votos religiosos, doando todos os seus bens para os pobres e entrando para a Ordem Terceira de São Francisco.
O dom místico começou a se manifestar quando Santa Ângela recebeu em sonho a orientação de São Francisco para que fizesse uma peregrinação a Assis. Ela dedicou-se à meditação, oração e prática da caridade até sua morte em 1309. Foi beatificada pelo Papa Inocêncio XII em 1693 e canonizada pelo Papa Francisco em 2013. Os seus escritos foram publicados sob título de Theologia Crucis.
Coleta: Deus todo-poderoso e sempiterno, a quem Ângela de Filigno dedicou a sua vida de oração mística e obras de caridade; concede que possamos ministrar aos doentes e pobres da nossa comunidade, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina, um Deus para todo o sempre. Amém
Fonte: Companheira Devocional, 219
Nenhum comentário:
Postar um comentário