ODB51 Terça-feira

ODB51 Terça-feira: Salmo 86; 1 Samuel 15:10-31; Atos 5:1-11

Salmo 86 Inclina, Domine  (LOC)
INCLINA os teus ouvidos e ouve-me, ó SENHOR, * porque estou em necessitdade e aflição.
2 Preserva a minha alma, pois sou fiel; * ó Deus, salva teu povo que em ti confia.
3 Tem piedade de mim, ó SENHOR, * pois a ti clamo todo o dia.
4 Alegra-te! Ó  alma de quem serve, porque a ti, SENHOR, minha alma elevo.
5 Porquanto tu, meu SENHOR, és bom e pronto em perdoar, * e tua bondade é abundante para com quem te invoca.
6 Escuta, ó SENHOR, minha oração; * e atende à voz de minhas súplicas.
7 No dia da tribulação eu clamo a ti, * e tu me responderás.
8 Ninguém existe semelhante a ti, meu SENHOR; * nem há obras que se aproximem das tuas.
9 Todas as nações que criaste virão e se prostraro perante ti, meu SENHOR, * e glorificarão o teu Nome.
10 Porque tu és altíssimo e operas maravilhas; * só tu és Deus.
11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e eu andarei na tua verdade;* une o meu coração para só temer o teu Nome.
12 Te Louvarei, ó SENHOR meu Deus, de todo o meu coração; * e glorificarei teu Nome para sempre.
13 Porque grande é tua misericórdia para comigo; * e livraste minha alma das profundezas da morte.
14 Ó Deus, gente orgulhosa tem-se levantado contra mim; pessoas violentas, reunidas, têm procurado tirar-me a vida; * e não te puseram diante de seus olhos.
15 Tu, meu SENHOR, és um Deus compassivo e benigno; * tardio em irar-se, e abundante em graça e verdade.
16 Volta-te para mim e tem de mim piedade; * fortalece quem te serve e salva o que nasceu de tua serva.
17 Mostra-me uma prova do teu favor, para que a vejam e se envergonhem quem me odeia;* pois tu, SENHOR, me tens ajudado e confortado.

1 Samuel 15:10-31
10 Javé dirigiu a palavra a Samuel, dizendo: 
11 «Estou arrependido de ter feito Saul rei, porque ele se afastou de mim e não executou as minhas ordens». Então Samuel ficou triste e suplicou a Javé a noite inteira. 
12 De manhã, Samuel madrugou e foi ao encontro de Saul. Informaram a Samuel que Saul tinha ido a Carmel, para aí construir um monumento para si, e que depois tinha ido para Guilgal. 
13 Samuel se apresentou a Saul, que lhe disse: «Que Javé abençoe você. Eu cumpri a ordem de Javé». 
14 Mas Samuel lhe perguntou: «E o que são esses balidos e mugidos que estou ouvindo?» 
15 Saul respondeu: «Nós os trouxemos de Amalec. A tropa deixou com vida as melhores ovelhas e vacas para oferecer em sacrifício a Javé seu Deus. Quanto ao resto, exterminamos tudo».
16 Samuel, porém, disse a Saul: «Cale-se! Deixe-me contar a você o que Javé me revelou esta noite». Saul respondeu: «Pode falar». 
17 Samuel disse: «Embora se considere pequeno, você é o chefe das tribos de Israel, porque Javé ungiu você como rei de Israel. 
18 Ele enviou você nessa expedição e ordenou: ‘Vá e extermine completamente esses amalecitas pecadores, combatendo-os até acabar com eles’. 
19 Por que você não obedeceu a Javé? Por que se apoderou dos despojos, fazendo o que Javé reprova?» 
20 Saul respondeu a Samuel: «Mas eu obedeci a Javé! Fiz a expedição para a qual ele me enviou, trouxe Agag, rei de Amalec, e cumpri a lei do extermínio contra os amalecitas. 
21 E se a tropa reteve ovelhas e vacas dos despojos, o melhor daquilo que deveria ser exterminado, foi para sacrificar a Javé seu Deus em Guilgal». 
22 Samuel, porém, replicou: «O que é que Javé prefere? Que lhe ofereçam holocaustos e sacrifícios, ou que obedeçam à sua palavra? Obedecer vale mais do que oferecer sacrifícios. Ser dócil é mais importante do que a gordura de carneiros. 
23 A rebelião é um pecado de feitiçaria, e a obstinação é um crime de idolatria. Você rejeita a palavra de Javé. Por isso, ele rejeita você como rei».
24 Então Saul disse a Samuel: «Pequei. Desobedeci a ordem de Javé e o que você mandou. Fiquei com medo da tropa e obedeci a ela. 
25 Agora, porém, perdoe meu pecado, venha comigo e eu adorarei a Javé». 
26 Mas Samuel respondeu: «Não voltarei com você. Porque você rejeitou a palavra de Javé, Javé rejeita você como rei de Israel». 
27 Quando Samuel se virou para partir, Saul agarrou a barra do manto dele, rasgando o manto. 
28 Samuel lhe disse: «Javé arranca hoje de você o reinado sobre Israel e o entrega a outro mais digno do que você. 
29 O esplendor de Israel não mente, nem se arrepende, porque não é homem para se arrepender». 
30 Saul respondeu: «Está certo, eu pequei. Mas agora, salve minha honra diante dos anciãos do povo e de Israel. Volte comigo, para que eu adore Javé seu Deus». 
31 Então Samuel voltou em companhia de Saul, e este adorou a Javé.

Atos 5:1-11

1 Um homem chamado Ananias fez um acordo com sua esposa Safira: vendeu uma propriedade que possuía, 
2 reteve uma parte do dinheiro para si e entregou a outra parte, colocando-a aos pés dos apóstolos. 
3 E Pedro lhe perguntou: «Ananias, por que você deixou Satanás tomar posse do seu coração? Por que você está mentindo para o Espírito Santo, conservando uma parte do preço do terreno? 
4 Você não podia conservá-lo para si sem vendê-lo? E mesmo que o vendesse, você não podia ficar com todo o dinheiro? Então, por que fez isso? Você não mentiu para os homens, mas para Deus». 
5 Ao ouvir isso, Ananias caiu no chão e morreu. E grande temor se apoderou de todos os que estavam ouvindo. 
6 Os mais jovens se levantaram, enrolaram o corpo de Ananias num lençol e o levaram para enterrar.
7 Umas três horas mais tarde, chegou a esposa de Ananias, sem saber o que havia acontecido. 
8 Pedro lhe perguntou: «É verdade que vocês venderam o terreno por esse preço?» Ela respondeu: «Sim, foi por esse preço». 
9 Então Pedro disse: ‘Por que vocês fizeram acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Os que foram enterrar seu marido estão chegando. Eles vão levar você também!» 
10 No mesmo instante, Safira caiu aos pés de Pedro e morreu. Quando os jovens entraram, a encontraram morta e a levaram para enterrar junto do marido. 
11 E grande temor se espalhou por toda a Igreja e entre todos aqueles que ouviram falar do que havia acontecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal