ODB52 Quarta

ODB52 Quarta-feira: salmo 86; Gênesis 16:1-14; Lucas 18:15-17

Salmo 86
Inclina, Domine    (LOC)
INCLINA os teus ouvidos e ouve-me, ó SENHOR, * porque estou em necessitdade e aflição.
2 Preserva a minha alma, pois sou fiel; * ó Deus, salva teu povo que em ti confia.
3 Tem piedade de mim, ó SENHOR, * pois a ti clamo todo o dia.
4 Alegra-te! Ó  alma de quem serve, porque a ti, SENHOR, minha alma elevo.
5 Porquanto tu, meu SENHOR, és bom e pronto em perdoar, * e tua bondade é abundante para com quem te invoca.
6 Escuta, ó SENHOR, minha oração; * e atende à voz de minhas súplicas.
7 No dia da tribulação eu clamo a ti, * e tu me responderás.
8 Ninguém existe semelhante a ti, meu SENHOR; * nem há obras que se aproximem das tuas.
9 Todas as nações que criaste virão e se prostraro perante ti, meu SENHOR, * e glorificarão o teu Nome.
10 Porque tu és altíssimo e operas maravilhas; * só tu és Deus.
11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e eu andarei na tua verdade;* une o meu coração para só temer o teu Nome.
12 Te Louvarei, ó SENHOR meu Deus, de todo o meu coração; * e glorificarei teu Nome para sempre.
13 Porque grande é tua misericórdia para comigo; * e livraste minha alma das profundezas da morte.
14 Ó Deus, gente orgulhosa tem-se levantado contra mim; pessoas violentas, reunidas, têm procurado tirar-me a vida; * e não te puseram diante de seus olhos.
15 Tu, meu SENHOR, és um Deus compassivo e benigno; * tardio em irar-se, e abundante em graça e verdade.
16 Volta-te para mim e tem de mim piedade; * fortalece quem te serve e salva o que nasceu de tua serva.
17 Mostra-me uma prova do teu favor, para que a vejam e se envergonhem quem me odeia;* pois tu, SENHOR, me tens ajudado e confortado.

Gênesis 16:1-14
1 Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; mas tinha uma escrava egípcia chamada Agar. 
2 Então Sarai disse a Abrão: «Javé não me deixa ter filhos: una-se à minha escrava para ver se ela me dá filhos». Abrão aceitou a proposta de Sarai.
3 Dez anos depois que Abrão se estabeleceu na terra de Canaã, sua mulher Sarai tomou sua escrava, a egípcia Agar, e a entregou como mulher a seu marido Abrão. 
4 Este se uniu a Agar, que ficou grávida. Vendo que estava grávida, Agar perdeu o respeito para com Sarai. 
5 Então Sarai disse a Abrão: «Você é responsável por essa injustiça. Coloquei em seus braços minha escrava, e ela, vendo-se grávida, não me respeita mais. Que Javé seja nosso Juiz». 
6 Abrão disse a Sarai: «Muito bem. Sua escrava está em suas mãos. Trate-a como você achar melhor». Sarai maltratou de tal modo Agar, que ela fugiu de sua presença.
7 O anjo de Javé encontrou Agar junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur. 
8 E lhe disse: «Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde vai?» Agar respondeu: «Estou fugindo de minha patroa Sarai». 
9 O anjo de Javé lhe disse: «Volte para sua patroa e seja submissa a ela». 
10 E o anjo de Javé acrescentou: «Eu farei a descendência de você tão numerosa que ninguém poderá contar». 
11 E o anjo de Javé concluiu: «Você está grávida e vai dar à luz um filho e lhe dará o nome de Ismael, porque Javé ouviu sua aflição. 
12 Ele será potro selvagem: estará contra todos, e todos estarão contra ele; e viverá separado de seus irmãos».
13 Agar invocou o nome de Javé, que lhe havia falado, e disse: «Tu és o Deus-que-me-vê, pois eu vi Aquele-que-me-vê». 
14 Por isso, esse poço chama-se «Poço daquele que vive e me vê», e se encontra entre Cades e Barad.

Lucas 18:15-17
15 Alguns levaram criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Vendo isso, os discípulos os repreendiam. 
16 Jesus, porém, chamou os discípulos, e disse: «Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas. 
17 Eu garanto a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal