ODB48 Sexta

ODB48 Sexta-feira: Salmos 139:1-6, 13-18; Juízes 2:16-23; Atos 13:16-25
Salmo 139:1-6,13-18 Domine, probasti  (LOC)

SENHOR, * tu me sondaste e me conheces.
2  Tu sabes o meu sentar e o meu levantar; * conheces, de longe, o meu pensamento.
3  Observas o meu caminhar e o meu repouso, * estás a par de todos os meus caminhos.
4   Não havendo ainda palavra na minha língua, * já tu, SENHOR, a conheces toda.
5  Por todos os lados tu me cercas, * e pões sobre mim a tua mão.
6  Tal conhecimento é para mim maravilhoso demais, * elevado é, não posso atingir.
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.

Juízes 2:16-23
16 Então Javé fez surgir juízes que os libertavam dos assaltantes. 
17 No entanto, eles não davam ouvidos nem mesmo aos juízes. Pelo contrário, prostituíam-se com outros deuses e prostravam-se diante deles. Bem depressa se afastaram do caminho seguido pelos antepassados, que haviam obedecido aos mandamentos de Javé. Eles, porém, não agiram da mesma forma.
18 Quando Javé lhes fazia surgir juízes, Javé estava com o juiz e os libertava dos inimigos durante toda a vida do juiz. Porque Javé se compadecia dos gemidos deles frente à tirania dos opressores. 
19 No entanto, logo que o juiz morria, eles tornavam a corromper-se mais ainda que seus antepassados, seguindo outros deuses, aos quais prestavam culto e diante deles se prostravam. Não desistiam de suas práticas, nem de sua conduta obstinada.
20 Por isso, a ira de Javé se inflamou contra Israel. E Javé declarou: «Já que essa gente violou a aliança que eu fiz com seus antepassados, e não me obedeceu, 
21 eu também, de minha parte, não expulsarei da presença deles nenhuma das nações que Josué deixou ficar, quando morreu. 
22 Com essas nações eu vou provar Israel, para ver se segue ou não o caminho de Javé, para ver se caminha por ele como seus antepassados». 
23 Por isso, Javé deixou ficar essas nações. Não as expulsou e não as entregou a Josué.

Atos 13:16-25
16 Paulo então levantou-se, fez sinal com a mão e disse: «Homens de Israel, e vocês que temem a Deus, escutem! 
17 O Deus deste povo, o Deus de Israel, escolheu nossos antepassados e multiplicou o povo durante seu exílio na terra do Egito. Depois, ele os tirou daí, com braço poderoso. 
18 E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. 
19 Destruiu sete nações na terra de Canaã e deu a eles a posse do território delas, 
20 por quatrocentos e cinqüenta anos aproximadamente. Depois disso lhes concedeu juízes, até o profeta Samuel. 
21 Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 
22 Após depor Saul da realeza, Deus suscitou para eles o rei Davi, do qual prestou o seguinte testemunho: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele cumprirá todas as minhas vontades’. 
23 Conforme havia prometido, Deus fez surgir da descendência de Davi um Salvador para Israel, que é Jesus. 
24 E João, o precursor, havia preparado a chegada de Jesus, pregando a todo o povo de Israel um batismo de arrependimento. 
25 Estando para terminar a sua missão, João declarou: ‘Não sou aquele que vocês pensam que eu seja! Vejam: depois de mim é que vem aquele do qual não mereço nem sequer desamarrar as sandálias!
Juízes 2:16-23


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal