ODB49 Sábado

ODB49 Sábado: Salmos 139:1-6, 13-18; 1 Samuel 2:21-25; Mateus 25:1-13

Salmo 139:1-6,13-18 Domine, probasti   (LOC)
SENHOR, * tu me sondaste e me conheces.
2  Tu sabes o meu sentar e o meu levantar; * conheces, de longe, o meu pensamento.
3  Observas o meu caminhar e o meu repouso, * estás a par de todos os meus caminhos.
4   Não havendo ainda palavra na minha língua, * já tu, SENHOR, a conheces toda.
5  Por todos os lados tu me cercas, * e pões sobre mim a tua mão.
6  Tal conhecimento é para mim maravilhoso demais, * elevado é, não posso atingir.
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.


1 Samuel 2:21-25
21 Javé visitou Ana, e ela ficou grávida; deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, Samuel crescia diante de Javé.
22 Apesar de Eli já ser muito velho, estava sempre informado de tudo o que seus filhos faziam com todos os israelitas, e que eles se deitavam com as mulheres que prestavam serviço na entrada da tenda da reunião. 
23 Eli dizia a eles: «Por que vocês fazem isso? As pessoas me contam como vocês se comportam mal. 
24 Não, meus filhos, o que me contam não é nada bom. Vocês estão escandalizando o povo de Javé. 
25 Se um homem ofende outro homem, Deus poderá intervir em favor dele. Mas se alguém peca contra Javé, quem poderá interceder por ele?» Eles, porém, não deram ouvidos ao pai, porque Javé tinha decidido tirar-lhes a vida.

Mateus 25:1-13
1 «Naquele dia, o Reino do Céu será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo, e saíram ao encontro do noivo. 
2 Cinco delas não tinham juízo, e as outras cinco eram prudentes. 
3 Aquelas sem juízo pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 
4 As prudentes, porém, levaram vasilhas com óleo, junto com as lâmpadas. 
5 O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormiram. 
6 No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Saiam ao seu encontro’. 
7 Então as dez virgens se levantaram, e prepararam as lâmpadas. 
8 Aquelas que eram sem juízo disseram às prudentes: ‘Dêem um pouco de óleo para nós, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 
9 As prudentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode faltar para nós e para vocês. É melhor vocês irem aos vendedores e comprar’. 
10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 
11 Por fim, chegaram também as outras virgens, e disseram: ‘Senhor, Senhor, abre a porta para nós’. 
12 Ele, porém, respondeu: ‘Eu garanto a vocês que não as conheço’. 
13 Portanto, fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem a hora.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal