ODB47 Quinta

ODB47 Quinta-feira: Salmo 139:1-6,13-18; Juízes 2:6-15; 2Coríntios 10:1-11

Salmo 139:1-6,13-18 Domine, probasti  (LOC)
SENHOR, * tu me sondaste e me conheces.
2  Tu sabes o meu sentar e o meu levantar; * conheces, de longe, o meu pensamento.
3  Observas o meu caminhar e o meu repouso, * estás a par de todos os meus caminhos.
4   Não havendo ainda palavra na minha língua, * já tu, SENHOR, a conheces toda.
5  Por todos os lados tu me cercas, * e pões sobre mim a tua mão.
6  Tal conhecimento é para mim maravilhoso demais, * elevado é, não posso atingir.
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.

Juízes 2:6-15
6 Josué despediu o povo, e cada um dos israelitas foi tomar posse da propriedade que havia recebido como herança. 
7 O povo serviu a Javé durante todo o tempo que Josué viveu, e também durante toda a vida dos anciãos que continuaram vivos depois de Josué e que tinham visto todas as grandes obras que Javé tinha feito em favor de Israel. 
8 Josué, filho de Nun, servo de Javé, morreu com cento e dez anos. 
9 Foi enterrado no território que lhe tocava como propriedade em Tamnat-Hares, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. 
10 E toda essa geração foi também reunir-se com seus antepassados.Veio depois outra geração que não conheceu Javé, nem as grandes obras que ele tinha feito em favor de Israel. 
11 Então os israelitas fizeram o que Javé reprova: prestaram culto aos ídolos, 
12 abandonando Javé, Deus de seus antepassados, que os tinha tirado do Egito. Foram atrás de outros deuses, deuses de povos vizinhos, e os adoraram, provocando Javé. 
13 Abandonaram Javé e prestaram culto a Baal e a Astarte.
14 A ira de Javé se inflamou então contra Israel, e ele os entregou ao poder de assaltantes, que os despojaram e venderam aos inimigos vizinhos, de modo que os israelitas já não conseguiam resistir. 
15 Em qualquer coisa que realizavam, a mão de Javé estava contra eles, exatamente como Javé lhes tinha dito e jurado. E chegaram a uma situação desesperadora.

2 Coríntios 10:1-11
1 Sou eu mesmo, Paulo, quem suplica a vocês com a mansidão e a bondade de Cristo. Eu que sou «tão humilde quando estou entre vocês e tão prepotente quando estou longe.» 
2 Rogo que vocês não me obriguem, quando eu estiver aí em pessoa, a mostrar-me prepotente, recorrendo à audácia com que pretendo agir contra aqueles que nos julgam, como se nos comportássemos com interesses humanos. 
3 Embora seja homem, não luto por interesses humanos. 
4 De fato, as armas da nossa luta não são humanas; o seu poder vem de Deus e são capazes de destruir fortalezas. Nós destruímos os raciocínios presunçosos 
5 e qualquer poder altivo que se levante contra o conhecimento de Deus. Obrigamos toda inteligência a obedecer a Cristo, 
6 e estamos dispostos a punir qualquer desobediência, desde que a obediência de vocês seja perfeita.
7 Olhem as coisas frente a frente. Se alguém está convencido de pertencer a Cristo, tome consciência, de uma vez por todas, de que assim como ele pertence a Cristo, também nós pertencemos a Cristo. 
8 E ainda que eu me orgulhasse um pouco mais do poder que Deus nos deu para edificar e não destruir vocês, eu não me envergonharia disso. 
9 Não quero dar a impressão de estar ameaçando vocês com minhas cartas, 
10 pois, como dizem alguns, «as cartas são duras e fortes, mas a presença dele é fraca e sua palavra é desprezível.» 
11 Aquele que diz isso fique sabendo que, assim como somos pela linguagem e por carta quando estamos ausentes, tais seremos por nossos atos quando estivermos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal