ODB005 - Terça-feira após o 1º Dom. do Advento Ano B

ODB005 - Terça-feira após o 1º Dom. do Advento  Ano B
Salmo 79; Miqueias 4:6-13; Apocalipse 18:1-10


Salmo 79 Deus, venerunt   (LOC)
Ó DEUS, os gentios se apossaram da tua herança; * profanaram o teu templo e reduziram Jerusalém a ruínas.
2 Deram os corpos de teus servos às aves do céu: * e a carne de teus santos aos animais da terra.
Derramaram seu sangue ao redor de Jerusalém, * e não houve quem lhes desse sepultura.
4 Somos vergonha para nossos vizinhos; * e escárnio e zombaria para os que nos rodeiam.
5 Até quando, SENHOR? * Estarás tu irado para sempre?
6 Caia a tua ira sobre os rebeldes, * e sobre os remos que não invocam o teu Nome. 
7 Porque devoraram o teu povo, * e arrasaram suas moradas.
8 Esquece a maldade de nossos pais. * Que as tuas misericórdias nos encontrem, pois estamos muito abatidos.
9 Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu Nome; * livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu Nome.
10 Por que diriam os gentios: Onde está o seu Deus? * Seja ele conhecido e estará vingado o sangue de seus servos.
11 Chegue à tua presença o triste suspiro do prisioneiro; * pelo teu grande poder livra os que estão sentenciados à morte.
12 Retribui aos nossos vizinhos, no seu seio, sete vezes tanto * da injúria com que te injuriaram, SENHOR. 
13 Assim nós, teu povo, e ovelhas que tu pastoreias, te daremos graças para sempre; * proclamaremos teu louvor a todas as gerações.

Miqueias 4:6-13
6 Naquele dia - oráculo de Javé - ajuntarei as ovelhas estropiadas, reunirei as que foram dispersas, e aquelas que eu mesmo castiguei. 
7 Farei das estropiadas um resto, e das dispersas uma nação forte; e, no monte Sião, Javé reinará sobre elas, desde agora e para sempre. 
8 E você, Torre do Rebanho, colina de Sião; a você virá, retornará a soberania de antes, a realeza da capital, Jerusalém.
9 Mas agora, porque você grita tanto? Você não tem um rei? Será que seus conselheiros morreram, para que a sua dor seja assim tão forte como a da mulher que dá à luz? 
10 Capital de Sião, contorça-se e gema, como a mulher que dá à luz, pois agora você vai sair da sua cidade para morar no campo. Você irá para a Babilônia; é aí que você será libertada! Aí Javé a resgatará da mão dos inimigos de você.
11 Agora, numerosas nações reúnem-se contra você, dizendo: «Que Sião seja profanada! Vamos apreciar com os nossos olhos!» 
12 Mas acontece que eles não conhecem os pensamentos de Javé! Não entendem seus planos, pois ele os ajunta como feixes no terreiro! 
13 Levante-se, capital de Sião! Pise o trigo, pois eu lhe dou chifres de ferro e cascos de bronze, para que você possa esmagar povos numerosos! A renda deles você vai consagrar a Javé, e as riquezas deles ao Senhor de toda a terra! 

Apocalipse 18:1-10
1 Depois de tudo isso, vi outro Anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 
2 Ele gritou com voz forte:«Caiu! Caiu Babilônia, a Grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas.
3 Porque ela embriagou as nações com o vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Os mercadores da terra ficaram ricos graças ao seu luxo desenfreado.» O povo de Deus é salvo 
4* Ouvi outra voz que dizia: «Saia dela, meu povo. Não seja cúmplice dos pecados dela, nem atingido por suas pragas. 
5 Seus pecados se amontoaram até o céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. 
6 Devolvam a ela com a mesma moeda. Paguem a ela em dobro, conforme as obras que ela fez. No cálice que ela misturou, misturem para ela o dobro. 
7 O tanto que se enchia de glória e luxo, devolvam a ela agora em dor e luto. Toda cheia de si ela pensava: ‘Estou sentada como rainha. Não sou viúva nem jamais vestirei luto...' 
8 Por isso, as pragas dela virão num só dia: morte, luto e fome. Ela será devorada pelo fogo, porque o Senhor Deus que a julgou é forte.» Os poderosos se lamentam -* 
9 Os reis da terra, que se prostituíram com ela, aqueles que participavam do seu luxo, ao enxergar a fumaça do incêndio, vão chorar e bater no peito. 
10 Ficarão de longe, com medo dos sofrimentos. E dirão: «Ai, ai, a Grande Cidade! Ó Babilônia, cidade poderosa, uma hora apenas bastou para o seu julgamento!»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal