ODB004 Ofícios Diários - Segunda-feira após o 1º Domingo do Advento - Ano B  

Salmo 79; Miqueias 4:1-5; Apocalipse 15:1-8

Salmo 79 Deus, venerunt    (LOC)
Ó DEUS, os gentios se apossaram da tua herança; * profanaram o teu templo e reduziram Jerusalém a ruínas.
2 Deram os corpos de teus servos às aves do céu: * e a carne de teus santos aos animais da terra.
Derramaram seu sangue ao redor de Jerusalém, * e não houve quem lhes desse sepultura.
4 Somos vergonha para nossos vizinhos; * e escárnio e zombaria para os que nos rodeiam.
5 Até quando, SENHOR? * Estarás tu irado para sempre?
6 Caia a tua ira sobre os rebeldes, * e sobre os remos que não invocam o teu Nome. 
7 Porque devoraram o teu povo, * e arrasaram suas moradas.
8 Esquece a maldade de nossos pais. * Que as tuas misericórdias nos encontrem, pois estamos muito abatidos.
9 Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu Nome; * livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu Nome.
10 Por que diriam os gentios: Onde está o seu Deus? * Seja ele conhecido e estará vingado o sangue de seus servos.
11 Chegue à tua presença o triste suspiro do prisioneiro; * pelo teu grande poder livra os que estão sentenciados à morte.
12 Retribui aos nossos vizinhos, no seu seio, sete vezes tanto * da injúria com que te injuriaram, SENHOR. 
13 Assim nós, teu povo, e ovelhas que tu pastoreias, te daremos graças para sempre; * proclamaremos teu louvor a todas as gerações.

Miqueias 4:1-5
1 Nos últimos dias, acontecerá que o monte da casa de Javé ficará firme no topo das montanhas e se elevará acima das colinas. Para lá correrão os povos 
2 e até lá irão numerosas nações, dizendo: «Vamos correndo para o monte de Javé, para o Templo do Deus de Jacó; aí aprenderemos seus caminhos, para seguirmos os seus rumos.» Porque de Sião sairá a lei e de Jerusalém virá a palavra de Javé! 
3 Ele será o juiz da multidão dos povos, e dará sentença para as nações poderosas, até para as mais distantes. De suas espadas vão fazer enxadas, e de suas lanças farão foices. Um povo não vai mais pegar em armas contra outro, nunca mais aprenderão a fazer guerra. 
4 Cada um poderá sentar-se debaixo de sua parreira ou da sua figueira, sem ser perturbado, pois assim disse a boca de Javé dos exércitos.
5 Todos os povos caminham, cada qual em nome do seu deus; nós, porém, caminhamos em nome de Javé, nosso Deus para sempre!

Apocalipse 15:1-8
1 Eu vi no céu outro sinal grande e maravilhoso: havia sete Anjos prontos com sete pragas. Estas eram as últimas pragas, pois com elas o furor de Deus ficará consumado. 
2 Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre esse mar, estavam de pé todos aqueles que venceram a Besta, a imagem dela e o número do nome da Besta. Os vencedores seguravam as harpas de Deus 
3 e entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro:«Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso!Teus caminhos são justos e verdadeiros,Rei das nações!
4 Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Sim! Só tu és santo! Todas as nações virão ajoelhar-se diante de ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas!» 
5* Depois disso vi abrir-se o Templo da Tenda do Testemunho que está no céu. 
6 Saíram do Templo os sete Anjos com as sete pragas. Os Anjos estavam vestidos de linho puro e brilhante, e cingidos à altura do peito com cintos de ouro. 
7 Um dos quatro Seres vivos entregou aos sete Anjos sete taças de ouro, cheias do furor do Deus que vive para sempre. 
8 O Templo se encheu de fumaça, por causa da glória e do poder de Deus. Ninguém podia entrar no Templo, enquanto não estivessem consumadas as sete pragas dos sete Anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal