DFP65A Domingo - Próprio 24

DFP65A Domingo - Próprio 24 - TC29

ANO A-
Semicontínuas: Êxodo 33:12-23; Salmo 99; I Tessalonicenses 1:1-10; Mateus 22:15-22 Complementares: Isaías 45:1-7; Salmo 96:1-9 [10-13]; I Tessalonicenses 1:1-10; Mateus 22:15-22

Próprio 24, domingo de 16 a 22 de outubro – Tempo Comum 29
Maravilhoso Deus, que em Cristo tens revelado tua glória entre as nações, mantém viva esta obra, por tua misericórdia, para que a tua Igreja pelo mundo inteiro persevere com fé inabalável na confissão do teu Nome; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
* PREFÁCIO PARA O DIA DO SENHOR (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.



ANO A- Semicontínuas: Êxodo 33:12-23; Salmo 99; I Tessalonicenses 1:1-10; Mateus 22:15-22

Êxodo 33:12-23
12 Moisés disse a Javé: «Tu me disseste: ‘Faça este povo subir’. Mas não me indicaste ninguém para me ajudar na missão. No entanto, dizes que me tratas com intimidade e que gozo do teu favor. 
13 Agora, portanto, se gozo do teu favor, ensina-me o teu caminho, e assim ficarei sabendo que gozo do teu favor. Além disso, leva em conta que esta nação é o teu povo». 
14 Javé disse: «Eu irei e pessoalmente darei descanso a você». 
15 Moisés replicou: «Se não vieres pessoalmente, não nos faças sair daqui. 
16 Como se poderá saber que eu e teu povo gozamos do teu favor, se de fato não caminhares conosco? Desse modo, eu e o teu povo seremos diferentes de todos os povos da terra». 
17 Javé replicou a Moisés: «Eu vou conceder o que você está pedindo, porque você goza do meu favor, e eu trato você com intimidade».
18 Moisés pediu a Javé: «Mostra-me a tua glória». 
19 Javé respondeu: «Farei passar diante de você todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de você o meu nome: Javé. Terei piedade de quem eu quiser ter piedade, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão». 
20 E acrescentou: «Você não poderá ver o meu rosto, porque ninguém pode vê-lo e continuar com vida». 
21 E Javé disse ainda: «Eis aqui um lugar junto a mim: fique em cima da rocha.
 22 Quando a minha glória passar, eu colocarei você na fenda da rocha e o cobrirei com a palma da mão, até que eu tenha passado. 
23 Depois tirarei a palma da mão e me verás pelas costas. Minha face, porém, você não poderá ver».


Salmo 99 Dominus regnavit   (LOC)
O SENHOR é Rei, tremam os povos; * está ele entronizado sobre os querubins, estremeça a terra.
2 O SENHOR é excelso em Sião, * e está acima de todas as nações.
Louvem elas a teu grande e tremendo Nome, * santo é ele.
4 O poder do rei ama a justiça; * tu firmas a retidão, fazes justiça em Jacó.
5 Exaltem ao SENHOR nosso DEUS, * e prostrem-se a seus pés, santo é ele.
6 Moisés e Aarão, entre seus sacerdotes e Samuel, entre os que invocam o seu Nome, * clamaram ao SENHOR e ele lhes respondeu.
7 Na coluna de nuvem lhes falou; * guardaram seus testemunhos e os preceitos que lhes dera.
8 Tu os escutaste, SENHOR nosso DEUS; * ainda castigando seus atos, foste para eles um DEUS que perdoa.
9 Exaltem ao SENHOR nosso DEUS, e adorem-no no seu monte santo; * porque Santo é o SENHOR nosso Deus.

I Tessalonicenses 1:1-10

1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vocês, graça e paz.
2 Agradecemos continuamente a Deus por todos vocês, sempre que nos lembramos de vocês em nossas orações. 3 Com efeito, diante de Deus nosso Pai nos lembramos sempre da fé ativa, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança que vocês depositam em nosso Senhor Jesus Cristo.
4 Irmãos amados por Deus, sabemos que vocês foram escolhidos por ele. 
5 De fato, o Evangelho que pregamos não foi apresentado somente com palavras, mas com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Vocês sabem o que fizemos entre vocês, para o bem de vocês mesmos. 
6 E vocês imitaram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 
7 Assim vocês se tornaram modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 
8 Partindo de vocês, a Palavra do Senhor se propagou, não apenas pela Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se espalhou a fé que vocês têm em Deus, de modo que sobre isso nada precisamos dizer. 
9 Eles mesmos falam da acolhida que tivemos entre vocês, e de como vocês se converteram, deixando os ídolos e voltando-se para Deus, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro. 
10 Falam também de como vocês esperam que Jesus venha do céu, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. É ele que nos liberta da ira futura.

Mateus 22:15-22 
15 Então os fariseus se retiraram, e fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 
16 Mandaram os seus discípulos, junto com alguns partidários de Herodes, para dizerem a Jesus: «Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e que ensinas de fato o caminho de Deus. Tu não dás preferência a ninguém, porque não levas em conta as aparências. 
17 Dize-nos, então, o que pensas: É lícito ou não é, pagar imposto a César?» 
18 Jesus percebeu a maldade deles, e disse: «Hipócritas! Por que vocês me tentam? 
19 Mostrem-me a moeda do imposto.» Levaram então a ele a moeda. 
20 E Jesus perguntou: «De quem é a figura e inscrição nesta moeda?» 
21 Eles responderam: «É de César.» Então Jesus disse: «Pois dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» 
22 Ouvindo isso, eles ficaram admirados. Deixaram Jesus, e foram embora.

Complementares: Isaías 45:1-7; Salmo 96:1-9 [10-13]; I Tessalonicenses 1:1-10; Mateus 22:15-22 

Isaías 45:1-7
1 Assim diz Javé a Ciro, o seu ungido, que ele tomou pela mão: Dobrarei as nações diante dele e desarmarei os reis; abrirei diante dele as portas, e os batentes não se fecharão. 2 Eu mesmo vou na frente de você, aplainando as subidas; arrombo as portas de bronze e arrebento as trancas de ferro. 3 Vou lhe entregar os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que você fique sabendo que eu sou Javé, o Deus de Israel, que chama você pelo nome. 4 Por causa de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu chamei você pelo nome e lhe dei um sobrenome, embora você não me conheça. 5 Eu sou Javé, e não existe outro; fora de mim não existe deus algum. Eu armei você, ainda que você não me conheça, 6 para que fiquem sabendo, desde o nascer do sol até o poente, que fora de mim não existe nenhum outro. Eu sou Javé, e não existe outro: 7 eu formo a luz e crio as trevas; sou o autor da paz e crio a desgraça. Eu, Javé, faço todas essas coisas.


Salmo 96:1-9[10-13] Cantate Domino   (LOC)
CANTEM ao SENHOR um cântico novo; * cante ao SENHOR toda a terra.
2 Cantem ao SENHOR, bendigam o seu Nome; * anunciem cada dia a sua salvação.
3 Proclamem entre as nações a sua glória; * entre todos os povos as suas maravilhas.
4 Porque grande é o SENHOR e digno de louvor; * é poderoso acima de todas as divindades.
5 Pois vãs são todas as divindades dos povos; * mas o SENHOR fez os céus.
6 Em sua presença há esplendor e majestade; * força e beleza em seu santuário.
7 Tributem ao SENHOR, ó famílias dos povos, * tributem ao SENHOR honra e poder.
8 Tributem ao SENHOR a glória devida a seu Nome; tragam oferendas e entrem em seus átrios.
9 Adorem ao SENHOR na beleza da santidade; * trema à sua presença toda a terra.
[10 Digam entre as nações que o SENHOR reina; assim o mundo está firme e não pode ser abalado; * ele julga os povos com retidão.
11 Alegrem-se os céus e exulte a terra; * ruja o mar e tudo o que nele vive.
12 Alegre-se o campo e tudo o que há nele; * haja regozijo entre as árvores da terra.
13 Na presença do SENHOR, porque ele vem, sim, vem julgar a terra; * julgará o mundo com justiça, e os povos com a sua verdade.]


I Tessalonicenses 1:1-10
1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vocês, graça e paz.
2 Agradecemos continuamente a Deus por todos vocês, sempre que nos lembramos de vocês em nossas orações. 
3 Com efeito, diante de Deus nosso Pai nos lembramos sempre da fé ativa, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança que vocês depositam em nosso Senhor Jesus Cristo.
4 Irmãos amados por Deus, sabemos que vocês foram escolhidos por ele. 
5 De fato, o Evangelho que pregamos não foi apresentado somente com palavras, mas com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Vocês sabem o que fizemos entre vocês, para o bem de vocês mesmos. 
6 E vocês imitaram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 
7 Assim vocês se tornaram modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 
8 Partindo de vocês, a Palavra do Senhor se propagou, não apenas pela Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se espalhou a fé que vocês têm em Deus, de modo que sobre isso nada precisamos dizer. 
9 Eles mesmos falam da acolhida que tivemos entre vocês, e de como vocês se converteram, deixando os ídolos e voltando-se para Deus, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro. 
10 Falam também de como vocês esperam que Jesus venha do céu, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. É ele que nos liberta da ira futura.

Mateus 22:15-22 
15 Então os fariseus se retiraram, e fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 
16 Mandaram os seus discípulos, junto com alguns partidários de Herodes, para dizerem a Jesus: «Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e que ensinas de fato o caminho de Deus. Tu não dás preferência a ninguém, porque não levas em conta as aparências. 
17 Dize-nos, então, o que pensas: É lícito ou não é, pagar imposto a César?» 
18 Jesus percebeu a maldade deles, e disse: «Hipócritas! Por que vocês me tentam? 
19 Mostrem-me a moeda do imposto.» Levaram então a ele a moeda. 
20 E Jesus perguntou: «De quem é a figura e inscrição nesta moeda?» 
21 Eles responderam: «É de César.» Então Jesus disse: «Pois dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» 
22 Ouvindo isso, eles ficaram admirados. Deixaram Jesus, e foram embora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal