DFP64A Domingo - Próprio 23 - TC28

 DFP64A Domingo - Próprio 23 - TC28

ANO A: Êxodo 32:1-14; Salmo 106:1-6,19-23; Filipenses 4:1-9; Mateus 22:1-14 OU Isaías 25:1-9; Salmo 23; Filipenses 4:1-9; Mateus 22:1-14

Próprio 23, domingo de 9 a 15 de outubro – Tempo Comum 28
Rogamos-te, Senhor, que a tua graça sempre nos preceda e acompanhe, inspirando-nos a perseverar na prática de boas obras, desapegando-nos dos bens materiais e sendo fiéis ao teu chamado de simplicidade e amor; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
* PARA O DIA DO SENHOR (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.

-----------------
ANO A 
Semicontínuas: Êxodo 32:1-14; Salmo 106:1-6,19-23; Filipenses 4:1-9; Mateus 22:1-14 Complementares: Isaías 25:1-9; Salmo 23; Filipenses 4:1-9; Mateus 22:1-14

Êxodo 32:1-14
1 Quando o povo notou que Moisés estava demorando para descer da montanha, reuniu-se em torno de Aarão, e lhe disse: «Vamos! Faça para nós um deus que caminhe à nossa frente, porque não sabemos o que aconteceu com esse Moisés que nos tirou do Egito». 2 Aarão respondeu-lhes: «Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, filhos e filhas, e tragam aqui». 3 Então todo o povo tirou os brincos e os levou para Aarão. 4 Este recebeu o ouro, fundiu-o num molde e fez a estátua de um bezerro. Então eles disseram: «Israel, este é o seu deus, que tirou você do Egito». 5 Quando Aarão viu isso, construiu um altar diante da estátua, e proclamou: «Amanhã será festa em honra de Javé». 6 No dia seguinte, levantaram-se bem cedo, ofereceram holocaustos e levaram sacrifícios de comunhão. O povo sentou-se para comer e beber, e depois se levantou para se divertir.
7 Javé disse a Moisés: «Vá! Desça, porque seu povo, que você tirou do Egito, se perverteu. 8 Desviaram-se logo do caminho que eu lhes havia ordenado. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o adoraram, oferecendo a ele sacrifícios e dizendo: ‘Israel, este é o seu deus que tirou você do Egito’.» 9 E Javé continuou: «Vejo que esse povo é um povo de cabeça dura. 10 Agora, portanto, deixe-me, porque minha ira vai se acender contra eles, até consumi-los. E de você, eu farei uma grande nação».
11 Então Moisés suplicou a Javé, seu Deus, dizendo: «Javé, por que a tua ira se acende contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e mão forte? 12 Por que os egípcios haveriam de dizer: ‘Ele os tirou com má intenção, para matá-los entre as montanhas e exterminá-los da face da terra’? Desiste do incêndio de tua ira e volta atrás do castigo que pretendias impor ao teu povo. 13 Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaac e Israel, aos quais juraste por ti mesmo, dizendo: ‘Eu multiplicarei a descendência de vocês como as estrelas do céu, e toda a terra que lhes prometi, eu a darei aos filhos de vocês, para que a possuam para sempre’ «. 14 Então Javé se arrependeu do castigo com o qual havia ameaçado o seu povo.

Salmo 106:1-6,19-23 Confitemini Domino   (LOC)
LOUVEM ao SENHOR. rendam graças ao SENHOR, porque ele é bom; *porque a sua benignidade dura para sempre.
2 Quem pode descrever as obras poderosas do SENHOR, *ou manifestar todo o seu louvor?
3 Feliz é quem guarda a retidão, *e quem pratica a justiça em todos os tempos.
4 Lembra-te de mim, SENHOR, com a misericórdia que dispensas a teu povo; *visita-me com a tua salvação.
5 Para que eu veja a prosperidade de quem escolhestes, para que me regozije com a alegria de teu povo, * para que me glorie com a tua herança.
6 Pecamos com nossos pais, *cometemos iniqüidade e praticamos o mal.
19 Em Horebe fizeram um bezerro, *e adoraram uma imagem feita de metal.
20 Assim trocaram a glória de Deus, *pela figura de um boi que come erva.
21 Esqueceram-se de Deus, sua salvação, *que no Egito operara grandes feitos.
22 Maravilhas na terra de Cam, *e tremendas coisas junto ao Mar Vermelho,
23 Pelo que disse que os destruiria; e assim o teria feito, *se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua ira os exterminasse.

Filipenses 4:1-9
1 Assim, meus queridos e saudosos irmãos, minha alegria e minha coroa, continuem firmes no Senhor, ó amados.
2 Peço a Evódia e a Síntique que façam as pazes no Senhor. 3 E a você, Sízigo, meu fiel companheiro, peço que as ajude, porque elas me ajudaram na luta pelo Evangelho, junto com Clemente e os meus outros colaboradores. Seus nomes estão no livro da vida.
4 Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! 
5 Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. 
6 Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. 
7 Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês.
8 Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. 
9 Pratiquem tudo o que vocês aprenderam e receberam como herança, o que ouviram e observaram em mim. Então o Deus da paz estará com vocês.

Mateus 22:1-14 
1 Jesus voltou a falar em parábolas aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo. 
2 Ele dizia: «O Reino do Céu é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 
3 E mandou seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir. 
4 O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Falem aos convidados que eu já preparei o banquete, os bois e animais gordos já foram abatidos, e tudo está pronto. Que venham para a festa’. 
5 Mas os convidados não deram a menor atenção; um foi para o seu campo, outro foi fazer os seus negócios,
6 e outros agarraram os empregados, bateram neles, e os mataram. 
7 Indignado, o rei mandou suas tropas, que mataram aqueles assassinos, e puseram fogo na cidade deles.
8 Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereceram. 
9 Portanto, vão até as encruzilhadas dos caminhos, e convidem para a festa todos os que vocês encontrarem’. 
10 Então os empregados saíram pelos caminhos, e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.
11 Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí alguém que não estava usando o traje de festa. 
12 E lhe perguntou: ‘Amigo, como foi que você entrou aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 
13 Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem os pés e as mãos desse homem, e o joguem fora na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes’. 
14 Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos.»

Complementares: Isaías 25:1-9; Salmo 23; Filipenses 4:1-9; Mateus 22:1-14

Isaías 25:1-9
1 Javé, tu és o meu Deus; eu te exalto, e louvo o teu nome, pois realizaste projetos maravilhosos, concebidos desde os tempos antigos com toda a fidelidade. 
2 Transformaste a cidade em monte de pedras, a cidade fortificada em ruína, e a fortaleza na mão do estrangeiro já nem é cidade, e nunca mais será reconstruída. 
3 É por isso que um povo forte te dá glória, a capital das nações tirânicas te respeita. 
4 Porque tu te tornaste uma proteção para o fraco, um apoio para o indigente na hora do seu aperto, um esconderijo no tempo das águas e uma sombra no sol forte. Porque o ímpeto dos tiranos é como chuva de inverno, 
5 o tumulto dos estrangeiros como calor de verão. Tu alivias o sol forte com a sombra de uma nuvem e fazes calar o canto dos tiranos.
6 Javé dos exércitos vai preparar no alto deste monte, para todos os povos do mundo, um banquete de carnes gordas, um banquete de vinhos finos, de carnes suculentas, de vinhos refinados. 
7 Neste monte, Javé arrancará o véu que cobre todos os povos, a cortina que esconde todas as nações; 
8 ele destruirá para sempre a morte. O Senhor Javé enxugará as lágrimas de todas as faces, e eliminará da terra inteira a vergonha do seu povo - porque foi Javé quem falou.
9 Nesse dia se dirá: «Vejam o nosso Deus! É nele que esperávamos para que nos salvasse: celebremos e festejemos a sua salvação». 


Salmo 23   Dominus regit me  (LOC)
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Filipenses 4:1-9
1 Assim, meus queridos e saudosos irmãos, minha alegria e minha coroa, continuem firmes no Senhor, ó amados.
2 Peço a Evódia e a Síntique que façam as pazes no Senhor. 3 E a você, Sízigo, meu fiel companheiro, peço que as ajude, porque elas me ajudaram na luta pelo Evangelho, junto com Clemente e os meus outros colaboradores. Seus nomes estão no livro da vida.
4 Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! 
5 Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. 
6 Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. 
7 Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês.
8 Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. 
9 Pratiquem tudo o que vocês aprenderam e receberam como herança, o que ouviram e observaram em mim. Então o Deus da paz estará com vocês.

Mateus 22:1-14 
1 Jesus voltou a falar em parábolas aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo. 
2 Ele dizia: «O Reino do Céu é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 
3 E mandou seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir. 
4 O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Falem aos convidados que eu já preparei o banquete, os bois e animais gordos já foram abatidos, e tudo está pronto. Que venham para a festa’. 
5 Mas os convidados não deram a menor atenção; um foi para o seu campo, outro foi fazer os seus negócios, 
6 e outros agarraram os empregados, bateram neles, e os mataram. 
7 Indignado, o rei mandou suas tropas, que mataram aqueles assassinos, e puseram fogo na cidade deles.
8 Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereceram. 
9 Portanto, vão até as encruzilhadas dos caminhos, e convidem para a festa todos os que vocês encontrarem’. 
10 Então os empregados saíram pelos caminhos, e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.
11 Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí alguém que não estava usando o traje de festa. 
12 E lhe perguntou: ‘Amigo, como foi que você entrou aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 
13 Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem os pés e as mãos desse homem, e o joguem fora na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes’. 
14 Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos.»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal