oda265 Quarta

oda265 Quarta
Complementares: Salmo 18:1-3, 20-32; Isaías 28:14-22; Mateus 26:6-13
Semicontínuas: Salmo 8; Êxodo 2:15b-22; Mateus 26:6-13 

Complementares: 
Salmos Litúrgicos     Livro 1     Terceiro Dia: Oração Vespertina     (LOC)
Salmo 18:1-3,20-32    Diligam te, Domine
1 e 2 COM fervor te amo, * ó SENHOR, força minha.
3 O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, rochedo em que me refugio; * meu escudo, minha força salvadora, meu alto retiro.
20 Trouxe-me para um lugar espaçoso; * livrou-me, porque tinha prazer em mim.
21 Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça; * retribuiu-me conforme a pureza de minhas mãos.
22 Pois guardei o caminho do SENHOR, * e não fui infiel com meu Deus.
23 Todos os seus juízos estão diante de mim; * e não rejeito os seus mandamentos.
24 Cheguei com sinceridade perante ele, * e me guardei da maldade.
25 Portanto, retribuiu-me o SENHOR conforme a minha justiça, * segundo a pureza de minhas mãos, a seus olhos.
26 Com quem pratica a bondade to és bondoso; * com a pessoa íntegra te mostras íntegro.
27 Com quem vive a  pureza te mostras puro; * mas com quem pratica a perversidade te mostras inflexível.
28 A um povo humilde tu salvas; * mas olhos arrogantes tu  abates.
29 Es tu quem acende a minha lâmpada; * o SENHOR, Deus meu, ilumina a minha escuridão.
30 Com teu auxílio, derroto exércitos; * com o meu Deus, salto muralhas.
31 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; * é ele um escudo para quem nele confia.
32 Pois quem é Deus senão o SENHOR? * E quem é fortaleza senão o nosso Deus?

Isaías 28:14-22
14 Portanto, ouçam a palavra do Senhor,
zombadores,
vocês, que dominam este povo
em Jerusalém.
15 Vocês se vangloriam, dizendo:
"Fizemos um pacto com a morte,
com a sepultura fizemos um acordo.
Quando vier a calamidade destruidora,
não nos atingirá,
pois da mentira fizemos o nosso refúgio
e na falsidade
temos o nosso esconderijo".
16 Por isso diz o Soberano, o Senhor:
"Eis que ponho em Sião uma pedra,
uma pedra já experimentada,
uma preciosa pedra angular
para alicerce seguro;
aquele que confia, jamais será abalado.
17 Farei do juízo a linha de medir
e da justiça o fio de prumo;
o granizo varrerá o seu falso refúgio,
e as águas inundarão o seu abrigo.
18 Seu pacto com a morte será anulado;
seu acordo com a sepultura
não subsistirá.
Quando vier a calamidade destruidora,
vocês serão arrastados por ela.
19 Todas as vezes que vier, ela os arrastará;
passará manhã após manhã,
de dia e de noite".
A compreensão desta mensagem
trará pavor total.
20 A cama é curta demais
para alguém se deitar,
e o cobertor é estreito demais
para ele se cobrir.
21 O Senhor se levantará como fez
no monte Perazim,
mostrará sua ira
como no vale de Gibeom,
para realizar sua obra,
obra muito estranha,
e cumprir sua tarefa,
tarefa misteriosa.
22 Agora, parem com a zombaria;
senão, as suas correntes
ficarão mais pesadas;
o Senhor, o Senhor dos Exércitos,
falou-me da destruição decretada
contra o território inteiro.

Mateus 26:6-13
6 Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso,
7 aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se encontrava reclinado à mesa.
8 Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: "Por que este desperdício?
9 Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres".
10 Percebendo isso, Jesus lhes disse: "Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo.
11 Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão.
12 Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento.
13 Eu asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória".

Semicontínuas:
Salmos Litúrgicos  Livro 1  Primeiro Dia: Oração Vespertina

Salmo 8   Domine, Dominus noster 
Ó SENHOR, Senhor nosso, que puseste a tua glória nos céus, *quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 
2 Da boca dos bebês fazes brotar a força, * para calarem as pessoas odientas e as vingativas. 
3 Quando contemplo os teus céus, obra das tuas mãos, *a lua e as estrelas, que formaste, 
4 Que é o ser mortal, para que te lembres dele? * e o ser humano, para que o visites? 
5 Fizeste-o um pouco abaixo dos anjos, * e de glória e de honra o coroaste. 
6 Deste-lhe domínio sobre as tuas obras; * e tudo a ele submeteste: 
7 Ovelhas e bois * e todos os animais do campo; 
8 As aves do céu, os peixes do mar *  e tudo quanto passa pelo caminho das grandes águas. 
9 Ó SENHOR, Senhor nosso, *  quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 

Êxodo 2:15b-22
15b  Ali assentou-se à beira de um poço.
16Ora, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas. Elas foram buscar água para encher os bebedouros e dar de beber ao rebanho de seu pai.
17Al­guns pastores se aproximaram e come­çaram a expulsá-las dali; Moisés, porém, veio em auxílio delas e deu água ao rebanho.
18Quando as moças voltaram a seu pai Reuel, este lhes perguntou: "Por que voltaram tão cedo hoje?"
19Elas responderam: "Um egípcio defendeu-nos dos pastores e ainda tirou água do poço para nós e deu de beber ao rebanho".
20"Onde está ele?", perguntou o pai a elas. "Por que o deixaram lá? Convidem-no para comer conosco."
21Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por mulher sua filha Zípora.
22Ela deu à luz um menino, a quem Moisés deu o nome de Gérson, dizendo: "Sou imigrante em terra estra­ngeira".

Mateus 26:6-13 
6Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso,
7aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se encontrava reclinado à mesa.
8Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: "Por que este desperdício?
9Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres".
10Percebendo isso, Jesus lhes disse: "Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo.
11Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão.
12Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento.
13Eu asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória".


-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal