oda264 Terça

oda264 Terça
Complementares: Salmo 18:1-3, 20-32; Deuteronômio 32:18-20, 28-39; Romanos 11: 33-36 Semicontínuas: Salmo 8; Êxodo 2:11-15a; Romanos 11:33-36 
 
Complementares:
Salmos Litúrgicos     Livro 1     Terceiro Dia: Oração Vespertina   (LOC)
Salmo 18:1-3, 20-32    Diligam te, Domine
1 e 2 COM fervor te amo, * ó SENHOR, força minha.
3 O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, rochedo em que me refugio; * meu escudo, minha força salvadora, meu alto retiro.
20 Trouxe-me para um lugar espaçoso; * livrou-me, porque tinha prazer em mim.
21 Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça; * retribuiu-me conforme a pureza de minhas mãos.
22 Pois guardei o caminho do SENHOR, * e não fui infiel com meu Deus.
23 Todos os seus juízos estão diante de mim; * e não rejeito os seus mandamentos.
24 Cheguei com sinceridade perante ele, * e me guardei da maldade.
25 Portanto, retribuiu-me o SENHOR conforme a minha justiça, * segundo a pureza de minhas mãos, a seus olhos.
26 Com quem pratica a bondade to és bondoso; * com a pessoa íntegra te mostras íntegro.
27 Com quem vive a  pureza te mostras puro; * mas com quem pratica a perversidade te mostras inflexível.
28 A um povo humilde tu salvas; * mas olhos arrogantes tu  abates.
29 Es tu quem acende a minha lâmpada; * o SENHOR, Deus meu, ilumina a minha escuridão.
30 Com teu auxílio, derroto exércitos; * com o meu Deus, salto muralhas.
31 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; * é ele um escudo para quem nele confia.
32 Pois quem é Deus senão o SENHOR? * E quem é fortaleza senão o nosso Deus?

Deuteronômio 32:18-20, 28-39
18 Vocês abandonaram a Rocha,
que os gerou;
vocês se esqueceram do Deus
que os fez nascer.
19 "O Senhor viu isso e os rejeitou,
porque foi provocado
pelos seus filhos e suas filhas.
20 'Esconderei o meu rosto deles', disse,
'e verei qual o fim que terão;
pois são geração perversa,
filhos infiéis.
28  "É uma nação sem juízo
e sem discernimento.
29 Quem dera fossem sábios
e entendessem;
e compreendessem qual será o seu fim!
30 Como poderia um só homem
perseguir mil,
ou dois porem em fuga dez mil,
a não ser que a sua Rocha
os tivesse vendido,
a não ser que o Senhor
os tivesse abandonado?
31 Pois a rocha deles
não é como a nossa Rocha,
com o que até mesmo
os nossos inimigos concordam.
32 A vinha deles é de Sodoma
e das lavouras de Gomorra.
Suas uvas estão cheias de veneno,
e seus cachos, de amargura.
33 O vinho deles
é a peçonha das serpentes,
o veneno mortal das cobras.
34 " 'Acaso não guardei isto em segredo?
Não o selei em meus tesouros?
35 A mim pertence a vingança
e a retribuição.
No devido tempo
os pés deles escorregarão;
o dia da sua desgraça está chegando
e o seu próprio destino
se apressa sobre eles.'
36 "O Senhor defenderá o seu povo
e terá compaixão dos seus servos,
quando vir que a força deles se esvaiu
e que ninguém sobrou,
nem escravo nem livre.
37 Ele dirá:
'Agora, onde estão os seus deuses,
a rocha em que se refugiaram,
38 os deuses que comeram
a gordura dos seus sacrifícios
e beberam o vinho
das suas ofertas derramadas?
Que eles se levantem para ajudá-los!
Que eles ofereçam abrigo a vocês!
39 " 'Vejam agora que eu sou o único,
eu mesmo.
Não há Deus além de mim.
Faço morrer e faço viver,
feri e curarei,
e ninguém é capaz
de livrar-se da minha mão.

Romanos 11:33-36 

33 Ó profundidade da riqueza
da sabedoria
e do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são
os seus juízos
e inescrutáveis
os seus caminhos!
34 "Quem conheceu a mente
do Senhor?
Ou quem foi seu conselheiro?"
35 "Quem primeiro lhe deu,
para que ele o recompense?"
36 ois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória
para sempre! Amém.

Semicontínuas:
Salmos Litúrgicos  Livro 1  Primeiro Dia: Oração Vespertina   (LOC)
Salmo 8   Domine, Dominus noster 
Ó SENHOR, Senhor nosso, que puseste a tua glória nos céus, *quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 
2 Da boca dos bebês fazes brotar a força, * para calarem as pessoas odientas e as vingativas. 
3 Quando contemplo os teus céus, obra das tuas mãos, *a lua e as estrelas, que formaste, 
4 Que é o ser mortal, para que te lembres dele? * e o ser humano, para que o visites? 
5 Fizeste-o um pouco abaixo dos anjos, * e de glória e de honra o coroaste. 
6 Deste-lhe domínio sobre as tuas obras; * e tudo a ele submeteste: 
7 Ovelhas e bois * e todos os animais do campo; 
8 As aves do céu, os peixes do mar *  e tudo quanto passa pelo caminho das grandes águas. 
9 Ó SENHOR, Senhor nosso, *  quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 

Êxodo 2:11-15a
11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus.
12 Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.
13 No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: "Por que você está espancando o seu companheiro?"
14 O homem respondeu: "Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?" Moisés teve medo e pensou: "Com certeza tudo já foi descoberto!"
15a  Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã. 


Romanos 11:33-36 
33 Ó profundidade da riqueza
da sabedoria
e do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são
os seus juízos
e inescrutáveis
os seus caminhos!
34 "Quem conheceu a mente
do Senhor?
Ou quem foi seu conselheiro?"
35 "Quem primeiro lhe deu,
para que ele o recompense?"
36 Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória
para sempre! Amém.





-----------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal