oda206 Quinta

oda206 Quinta

Complementares: Salmo 69:7-10[11-15],16-18; Jeremias 18:12-17; Hebreus 2:5-9 
Semicontínuas: Salmo 86:1-10; Êxodo 12:43-49; Hebreus 2:5-9 

Salmo 69:7-10[11-15],16-18
    Salvum me fac  (LOC)
7 Pois tenho por teu amor suportado insultos; * desonra cobre meu rosto.
8 Tornei-me uma pessoa estranha a meus irmãos e irmãs; * sim, pessoa alheia para os filhos e filhas de minha mãe.
9 Porquanto o zelo de tua casa me consumiu; * e a afronta dos que a ti blasfemam sobre mim caiu.
10 Quando chorei e castiguei com jejum a minha alma, * isto se me tornou em insultos.
[11 Quando de luto fiz a minha vestimenta, * fui para muita gente, como um provérbio.
12 Falam contra mim quem assenta-se à porta; * sou objeto da cantiga de gente bêbada.
13 Eu, porém, SENHOR, dirijo a ti minha súplica, em tempo favorável; * responde-me, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia, com a verdade da tua salvação.
14 Livra-me do lamaçal e que não me afunde; * ssalva-me de quem me odeia e da profundeza das águas.
15Não me arrebate a correnteza, nem me trague o abismo; * não se cerre a cova sobre mim.]
16 Ouve-me, SENHOR, pois infinita é a tua misericórdia; * olha para mim segundo a grandeza de tua piedade.
17 Não escondas de quem te serve a tua face, porque vivo em angústia; * oh! responde-me depressa!
18 Acerca-te de minha alma e redime-a; * resgata-a por causa de quem me quer mal.

Jeremias 18:12-17
12 Mas eles responderão: 'Não adianta. Continuaremos com os nossos próprios planos; cada um de nós seguirá a rebeldia do seu coração mau'. "
13 Portanto, assim diz o Senhor:
"Perguntem entre as nações se alguém
já ouviu uma coisa dessas;
coisa tremendamente horrível fez a virgem, Israel!
14 Poderá desaparecer a neve do Líbano
de suas encostas rochosas?
Poderão parar de fluir suas águas frias,
vindas de lugares distantes?
15 Contudo, o meu povo
esqueceu-se de mim:
queimam incenso a ídolos inúteis,
que os fazem tropeçar em seus caminhos
e nas antigas veredas,
para que andem em desvios,
em estradas não aterradas.
16 A terra deles ficará deserta
e será tema de permanente zombaria.
Todos os que por ela passarem
ficarão chocados
e balançarão a cabeça.
17 Como o vento leste,
eu os dispersarei diante dos inimigos;
eu lhes mostrarei as costas e não o rosto,
no dia da sua derrota".

Hebreus 2:5-9 
5 Não foi a anjos que ele sujeitou o mundo que há de vir, a respeito do qual estamos falando,
6 mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo:
"Que é o homem, para que
com ele te importes?
E o filho do homem,
para que com ele te preocupes?
7 Tu o fizeste um pouco menor
do que os anjos
e o coroaste de glória e de honra;
8 tudo sujeitaste debaixodos seus pés".Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
9 Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Semicontínuas:
Salmo 86:1-10  Inclina, Domine  (LOC)
INCLINA os teus ouvidos e ouve-me, ó SENHOR, * porque estou em necessitdade e aflição.
2 Preserva a minha alma, pois sou fiel; * ó Deus, salva teu povo que em ti confia.
3 Tem piedade de mim, ó SENHOR, * pois a ti clamo todo o dia.
4 Alegra-te! Ó  alma de quem serve, porque a ti, SENHOR, minha alma elevo.
5 Porquanto tu, meu SENHOR, és bom e pronto em perdoar, * e tua bondade é abundante para com quem te invoca.
6 Escuta, ó SENHOR, minha oração; * e atende à voz de minhas súplicas.
7 No dia da tribulação eu clamo a ti, * e tu me responderás.
8 Ninguém existe semelhante a ti, meu SENHOR; * nem há obras que se aproximem das tuas.
9 Todas as nações que criaste virão e se prostraro perante ti, meu SENHOR, * e glorificarão o teu Nome.
10 Porque tu és altíssimo e operas maravilhas; * só tu és Deus.

Êxodo 12:43-49
43 Disse o Senhor a Moisés e a Arão: "Estas são as leis da Páscoa: Nenhum estrangei­ro poderá comê-la.
44 O escravo comprado pode­rá comer da Páscoa, depois de circuncidado,
45 mas o residente temporário e o trabalhador contratado dela não comerão.
46 "Vocês a comerão numa só casa; não levem nenhum pedaço de carne para fora da casa nem quebrem nenhum dos ossos.
47 Toda a comunidade de Israel terá que celebrar a Páscoa.
48 "Qualquer estrangeiro residente entre vocês que quiser celebrar a Páscoa do Senhor terá que circuncidar todos os do sexo masculino da sua família; então poderá participar como o natural da terra. Nenhum incircunciso poderá participar.
49 A mesma lei se aplicará ao natural da terra e ao estrangeiro residente".

Hebreus 2:5-9 
5 Não foi a anjos que ele sujeitou o mundo que há de vir, a respeito do qual estamos falando,
6 mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo:
"Que é o homem, para que
com ele te importes?
E o filho do homem,
para que com ele te preocupes?
7 Tu o fizeste um pouco menor
do que os anjos
e o coroaste de glória e de honra;
8 tudo sujeitaste debaixodos seus pés".Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
9 Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal