oda207 Sexta

oda207 Sexta 
Complementares:Salmo 69:7-10[11-15],16-18; Jeremias 18:18-23; Atos 5:17-26 
Semicontínuas: Salmo 86:1-10; Gênesis 35:1-4; Atos 5:17-26 

Complementares:

Salmo 69:7-10[11-15],16-18 
  Salvum me fac   (LOC)
7 Pois tenho por teu amor suportado insultos; * desonra cobre meu rosto.
8 Tornei-me uma pessoa estranha a meus irmãos e irmãs; * sim, pessoa alheia para os filhos e filhas de minha mãe.
9 Porquanto o zelo de tua casa me consumiu; * e a afronta dos que a ti blasfemam sobre mim caiu.
10 Quando chorei e castiguei com jejum a minha alma, * isto se me tornou em insultos.
[11 Quando de luto fiz a minha vestimenta, * fui para muita gente, como um provérbio.
12 Falam contra mim quem assenta-se à porta; * sou objeto da cantiga de gente bêbada.
13 Eu, porém, SENHOR, dirijo a ti minha súplica, em tempo favorável; * responde-me, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia, com a verdade da tua salvação.
14 Livra-me do lamaçal e que não me afunde; * ssalva-me de quem me odeia e da profundeza das águas.
15 Não me arrebate a correnteza, nem me trague o abismo; * não se cerre a cova sobre mim.]
16 Ouve-me, SENHOR, pois infinita é a tua misericórdia; * olha para mim segundo a grandeza de tua piedade.
17 Não escondas de quem te serve a tua face, porque vivo em angústia; * oh! responde-me depressa!
18 Acerca-te de minha alma e redime-a; * resgata-a por causa de quem me quer mal.

Jeremias 18:18-23
18 Então disseram: "Venham! Façamos planos contra Jeremias, pois não cessará o ensino da lei pelo sacerdote nem o conselho do sábio nem a mensagem do profeta. Venham! Façamos acusações contra ele e não ouçamos nada do que ele disser".
19 Atende-me, ó Senhor; ouve o que os meus acusadores estão dizendo!
20 Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti
para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira.
21 Por isso entrega os filhos deles à fome e ao poder da espada. Que as suas mulheres fiquem viúvas e sem filhos;
que os seus homens sejam mortos, e os seus rapazes sejam mortos à espada na batalha.
22 Seja ouvido o grito que vem de suas casas, quando repentinamente trouxeres invasores contra eles; pois cavaram uma cova para me capturarem e esconderam armadilhas para os meus pés.
23 Mas tu conheces, ó Senhor, todas as suas conspirações para me matarem. Não perdoes os seus crimes nem apagues de diante da tua vista os seus pecados. Sejam eles derrubados diante de ti; age contra eles na hora da tua ira!

Atos 5:17-26
17 Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja.
18 Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública.
19 Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e
20 disse: "Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida".
21 Ao amanhecer, eles entraram no pátio do templo, como haviam sido instruídos, e começaram a ensinar o povo.
Quando chegaram o sumo sacerdote e os seus companheiros, convocaram o Sinédrio - toda a assembleia dos líderes religiosos de Israel - e mandaram buscar os apóstolos na prisão.
22 Todavia, ao chegarem à prisão, os guardas não os encontraram ali. Então, voltaram e relataram:
23 "Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas; mas, quando as abrimos não havia ninguém".
24 Diante desse relato, o capitão da guarda do templo e os chefes dos sacerdotes ficaram perplexos, imaginando o que teria acontecido.
25 Nesse momento chegou alguém e disse: "Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo".
26 Então, indo para lá com os guardas, o capitão trouxe os apóstolos, mas sem o uso de força, pois temiam que o povo os apedrejasse.

Semicontínuas:
Salmo 86:1-10 
Inclina, Domine  (LOC)
INCLINA os teus ouvidos e ouve-me, ó SENHOR, * porque estou em necessitdade e aflição.
2 Preserva a minha alma, pois sou fiel; * ó Deus, salva teu povo que em ti confia.
3 Tem piedade de mim, ó SENHOR, * pois a ti clamo todo o dia.
4 Alegra-te! Ó  alma de quem serve, porque a ti, SENHOR, minha alma elevo.
5 Porquanto tu, meu SENHOR, és bom e pronto em perdoar, * e tua bondade é abundante para com quem te invoca.
6 Escuta, ó SENHOR, minha oração; * e atende à voz de minhas súplicas.
7 No dia da tribulação eu clamo a ti, * e tu me responderás.
8 Ninguém existe semelhante a ti, meu SENHOR; * nem há obras que se aproximem das tuas.
9 Todas as nações que criaste virão e se prostraro perante ti, meu SENHOR, * e glorificarão o teu Nome.
10 Porque tu és altíssimo e operas maravilhas; * só tu és Deus.

Gênesis 35:1-4
1 Deus disse a Jacó: "Suba a Betel e estabe­leça-se lá, e faça um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão, Esaú".
2 Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a to­dos os que estavam com ele: "Li­vrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa.
3 Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado".
4 Então entregaram a Jacó todos os deuses es­trangeiros que possuíam e os brincos que usa­vam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da gran­de árvore, próximo a Siquém.

Atos 5:17-26
17 Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja.
18 Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública.
19 Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e
20 disse: "Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida".
21 Ao amanhecer, eles entraram no pátio do templo, como haviam sido instruídos, e começaram a ensinar o povo.
Quando chegaram o sumo sacerdote e os seus companheiros, convocaram o Sinédrio - toda a assembleia dos líderes religiosos de Israel - e mandaram buscar os apóstolos na prisão.
22 Todavia, ao chegarem à prisão, os guardas não os encontraram ali. Então, voltaram e relataram:
23 "Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas; mas, quando as abrimos não havia ninguém".
24 Diante desse relato, o capitão da guarda do templo e os chefes dos sacerdotes ficaram perplexos, imaginando o que teria acontecido.
25 Nesse momento chegou alguém e disse: "Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo".
26 Então, indo para lá com os guardas, o capitão trouxe os apóstolos, mas sem o uso de força, pois temiam que o povo os apedrejasse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal