Oda195 Sexta

Oda195 Sexta-feira:
Complementares: Salmo 50:7-15; Lamentações 3:40-58; Atos 28:1-10.
Semicontínuas: Salmo 33:1-12; Gênesis 14:17-24; Atos 28:1-10  

Complementares:
Salmo 50:7-15
Deus deorum  (LOC)
7 Ouve, povo meu, que eu vou falar: ó Israel, vou testemunhar contra ti. * Sou DEUS, sou o teu DEUS!
8 Não é pelas tuas oferendas ou sacrifícios, que estão sempre diante de mim, * que te hei de repreender.
9 Nada tomaria da tua casa, * e nem dos teus rebanhos.
10 Embora seja meu tudo o que habita os bosques, * e os milhares nas montanhas.
11 Todas as aves me são conhecidas, * e tudo o que se move no campo me pertence.
12 Se tivesse fome, não to diria; * pois meu é o mundo e a sua plenitude.
13 Acaso hei de comer a carne dos sacrifícios, * ou beber o sangue das oferendas?
14 Oferece a Deus ações de graças; * e cumpre teus votos ao Altíssimo.
15 E invoca-me no dia da tribulação; * que eu te livrarei e tu me glorificarás.

Lamentações 3:40-58   (KJ)
40 Vamos buscar e experimentar os nossos caminhos, e voltar novamente para o SENHOR.
41 Vamos erguer o nosso coração juntamente com as nossas mãos a Deus nos céus.
42 Nós transgredimos e nos rebelamos; tu não perdoaste.
43 Tu te cobriste com fúria, e nos perseguiste; tu nos mataste e não tiveste misericórdia.
44 Tu te cobriste com uma nuvem, para que a nossa oração não passasse.
45 Tu nos fizeste como escória e refugo no meio do povo.
46 Todos os nossos inimigos abriram as suas bocas contra nós.
47 Temor e armadilha nos sobrevieram; desolação e destruição.
48 Dos meus olhos descem rios de água, por causa da destruição da filha do meu povo.
49 O meu olho goteja e não cessa, sem qualquer intervalo.
50 Até que o SENHOR olhe para baixo, e contemple desde o céu.
51 O meu olho afetou o meu coração, por causa de todas as filhas da minha cidade.
52 Os meus inimigos me perseguiram dolorosamente, como a um pássaro, sem causa.
53 Eles cortaram a minha vida dentro da masmorra, e lançaram uma pedra sobre mim.
54 Águas fluíram sobre minha cabeça, então eu disse: Eu estou cortado.
55 Eu invoquei o teu nome, ó SENHOR, de dentro da profunda masmorra.
56 Tu ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu respirar, ao meu clamor.
57 Tu te aproximaste no dia em que eu te invoquei; tu disseste: Não temas.
58 Ó Senhor, tu pleiteaste as causas da minha alma; tu remiste a minha vida.

Atos 28:1-10.
1 E eles tendo escapado, souberam que a ilha se chamava Malta.
2 E o povo bárbaro usou conosco de não pouca gentileza; porque, acendendo um fogo, recebeu a todos nós, por causa da chuva que caía, e por causa do frio.
3 E, tendo Paulo ajuntado um maço de gravetos e pondo-os no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se na sua mão.
4 E os bárbaros, vendo-lhe a víbora venenosa pendurada na mão, diziam uns aos outros: Sem dúvida este homem é assassino, porque, apesar de ter escapado do mar, a vingança não o deixa viver.
5 E tendo ele, sacudido o animal no fogo, não sentiu mal algum.
6 Mas eles aguardavam que inchasse, ou que repentinamente caísse morto. Mas depois de esperar por muito tempo, e vendo que nenhum mal lhe sobrevinha, mudando de opinião, diziam que ele era um deus.
7 E ali, próximo daquele mesmo lugar, havia uma possessão do principal homem da ilha, cujo nome era Públio, o qual nos recebeu e hospedou cortesmente por três dias.
8 E aconteceu do pai de Públio estar doente de febre e fluxo sangrento, e entrando Paulo a vê-lo, depois de orar, impôs suas mãos sobre ele e o curou.
9 Então, sendo feito isto, também outros enfermos da ilha vieram e foram curados,
10 os quais também nos honraram com muitas atenções, e quando estávamos para partir, nos proveram das coisas que eram necessárias.

Semicontínas:
Salmo 33:1-12 Exuitate, justi        (LOC)
EXULTE de júbilo no SENHOR, quem vive a justiça! * a quem tem virtude convém louvá-lo.
2 Celebrem ao SENHOR com harpa; * louvem-no com instrumento de corda.
3 Entoem para ele um cântico novo; * toquem com arte em tom festivo.
4 Porque a palavra do SENHOR é reta; * e quanto ele faz é com fidelidade.
5 Ele ama a retidão e a justiça; * cheia está a terra da bondade do SENHOR.
6 Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; * e por seu espírito tudo o que neles há.
7 Ele levanta as ondas do mar; * e cava os grandes abismos.
8 Tema toda a terra ao SENHOR; * temam-no todas as pessoas que habitam o mundo.
9 Como ele falou, assim se cumpriu; * o que ordenou, ficou estabelecido.
10 O SENHOR dissipa o conselho das nações; * anula os planos dos povos.
11 O conselho do SENHOR persiste para sempre; * são por todas as idades os intentos de seu coração.
12 Ditosa a nação cujo Deus é o SENHOR; * ditoso o povo que ele escolheu para sua herança.

Gênesis 14:17-24   (KJ)
17 E o rei de Sodoma saiu para encontrá-lo depois do seu retorno do massacre a Quedorlaomer e os reis que estavam com ele, no vale de Savé, que é o vale do rei.
18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho, e ele era o sacerdote do Deus Altíssimo.
19 E ele o abençoou, e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, possuidor do céu e da terra.
20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos. E lhe deu dízimos de tudo.
21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me as pessoas, e toma os bens para ti.
22 E Abrão disse ao rei de Sodoma: Eu levanto a minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o possuidor do céu e da terra,
23 que não tomarei nem um fio, nem a correia de uma sandália, e que não tomarei coisa alguma que é tua, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão,
24 salvo tão somente o que os jovens comeram, e a parte dos homens que foram comigo, Aner, Escol e Manre; que eles tomem a sua parte.

Atos 28:1-10.
1 E eles tendo escapado, souberam que a ilha se chamava Malta.
2 E o povo bárbaro usou conosco de não pouca gentileza; porque, acendendo um fogo, recebeu a todos nós, por causa da chuva que caía, e por causa do frio.
3 E, tendo Paulo ajuntado um maço de gravetos e pondo-os no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se na sua mão.
4 E os bárbaros, vendo-lhe a víbora venenosa pendurada na mão, diziam uns aos outros: Sem dúvida este homem é assassino, porque, apesar de ter escapado do mar, a vingança não o deixa viver.
5 E tendo ele, sacudido o animal no fogo, não sentiu mal algum.
6 Mas eles aguardavam que inchasse, ou que repentinamente caísse morto. Mas depois de esperar por muito tempo, e vendo que nenhum mal lhe sobrevinha, mudando de opinião, diziam que ele era um deus.
7 E ali, próximo daquele mesmo lugar, havia uma possessão do principal homem da ilha, cujo nome era Públio, o qual nos recebeu e hospedou cortesmente por três dias.
8 E aconteceu do pai de Públio estar doente de febre e fluxo sangrento, e entrando Paulo a vê-lo, depois de orar, impôs suas mãos sobre ele e o curou.
9 Então, sendo feito isto, também outros enfermos da ilha vieram e foram curados,
10 os quais também nos honraram com muitas atenções, e quando estávamos para partir, nos proveram das coisas que eram necessárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal