DSabc14a Ação de Graças pelos Sacramentos

DSabc14a Ação de Graças pelos Sacramentos
1ª Quinta depois do Domingo da Santíssima Trindade
Cor: branca

Êxodo 16:9-15; Salmo 116:12-19; 1Coríntios 10:16-17 ou 1Corintios  11:23-26; João 6[51-52]53-58
  
Êxodo 16:9-15 
 (KJ)
E falou Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Aproximai-vos diante do SENHOR, porque ele ouviu as vossas murmurações.
10E aconteceu, quando Arão falou a toda a congregação dos filhos de Israel, que eles olharam para o deserto, e eis que a glória do SENHOR apareceu na nuvem.
11E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
12Ouvi as murmurações dos filhos de Israel; fala-lhes, dizendo: À tarde comereis carne, e pela manhã vos fartareis com pão; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus.
13E aconteceu que, à tarde subiram codornizes e cobriram o acampamento, e pela manhã estava o orvalho ao redor do arraial.
14E quando o orvalho subiu, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa pequena e redonda, tão pequena quanto a geada sobre o chão.
15E quando os filhos de Israel a viram, disseram uns aos outros: Isso é maná, porque não sabiam o que era. E Moisés lhes disse: Isto é o pão que o SENHOR vos deu para comer.

Salmo 116:12-19
Dilexi, quoniam  (LOC)
12 Como retribuirei eu ao SENHOR * por todos os benefícios para comigo?
13 Tomarei o cálice da salvação, * e invocarei o Nome do SENHOR.
14 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
15 Preciosa é aos olhos do SENHOR * a morte de quem vive em sua santidade.
16 Ó SENHOR, verdadeiramente eu sou teu servo, filho da tua serva; * despedaçaste as minhas algemas.
17 Eu te oferecerei sacrifícios de ação de graças, * e invocarei o Nome do SENHOR.
18 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
19 Nos átrios da casa do SENHOR, * no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

1Coríntios 10:16-17    
16 O cálice de bênção que nós abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que nós partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
17 Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos somos participantes de um só pão.

ou 

1Corintios  11:23-26     (KJ)
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: Que o Senhor Jesus, na mesma noite em que ele foi traído, tomou pão;
24 e tendo dado graças, ele o partiu, e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Depois, da mesma maneira também, ele tomou o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
26 Porque todas as vezes que comerdes este pão, e beberdes este cálice, proclamais a morte do Senhor, até que ele venha.

João 6[51-52]53-58  (KJ)
[51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se algum homem comer desse pão, ele viverá para sempre; e o pão que eu darei é a minha carne, a qual eu darei pela vida do mundo.
52 Portanto, os judeus discutiram entre si, dizendo: Como poderia nos dar este homem a sua carne para comer?]
53 Então Jesus lhes disse: Na verdade, na verdade eu vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
54 Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
56 Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, permanece em mim, e eu nele.
57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai; assim quem de mim se alimenta também viverá por mim.
58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal