oda154 Sexta

 oda154 Sexta: Salmo 31: 1-5, 15-16; Êxodo 3: 1-12; Atos 7: 1-16  

Salmos Litúrgicos  Livro 1  Sexto Dia: Oração Matutina

Salmo 31: 1-5, 15-16   In te, Domine, speravi
EM ti, SENHOR, busco refúgio: não viva eu em confusão; * livra-me em tua retidão.
2 Inclina para mim os teus ouvidos, apressa-te em me livrar; * sê para mim um rochedo inexpugnável, um baluarte onde me salve.
3 Pois tu és a rocha de minha salvação e minha fortaleza; * tu me conduzirás e guiarás, por amor do teu Nome.
4 Tirar-me-ás do laço oculto, que me armaram; * pois tu és a minha fortaleza.
5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; * tu me redimiste, ó SENHOR, Deus de verdade.
15 Os meus dias estão nas tuas mãos; * livra-me de quem é contra mim e de quem me persegue.
16 Faz resplandecer tua face sobre quem te serve; * salva-me por tua benignidade.

Êxodo 3: 1-12
1 Moisés apascentava o rebanho de Jetro, o seu sogro, sacerdote de Midiã. E, levando o rebanho para o lado oeste do deserto, chegou a Horebe, o monte de Deus. 2 Ali o Anjo do SENHOR lhe apareceu numa chama de fogo, no meio de uma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça estava em chamas, mas não se consumia. 3 Então disse consigo mesmo:
— Vou até lá para ver essa grande maravilha. Por que a sarça não se queima?4 Quando o SENHOR viu que ele se aproximava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse:
— Moisés! Moisés!
Ele respondeu:
— Eis-me aqui!
5 Deus continuou:
— Não se aproxime! Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é terra santa.
6 Disse mais:
— Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
Moisés escondeu o rosto, porque teve medo de olhar para Deus.
7 Então o SENHOR continuou:
— Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus feitores. Conheço o sofrimento do meu povo. 8 Por isso desci a fim de livrá-lo das mãos dos egípcios e para fazê-lo sair daquela terra e levá-lo para uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. 10 Agora venha, e eu o enviarei a Faraó, para que você tire do Egito o meu povo, os filhos de Israel.
11 Então Moisés perguntou a Deus:
— Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
12 Deus respondeu:
— Eu estarei com você. E este será o sinal de que eu o enviei: depois que você tiver tirado o povo do Egito, vocês adorarão a Deus neste monte.

Atos 7: 1-16 
1 Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão:
— Isso de fato é assim?
2 Estêvão respondeu: — Irmãos e pais, escutem. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando este estava na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, 3 e lhe disse: “Saia da sua terra e do meio da sua parentela e vá para a terra que eu lhe mostrarei.” 4 Então Abraão saiu da terra dos caldeus e foi morar em Harã. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vocês agora estão morando. 5 Nela, não lhe deu herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu dar-lhe a posse dela e, depois dele, à sua descendência, embora Abraão ainda não tivesse filhos. 6 E Deus falou que a descendência dele seria peregrina em terra estrangeira, onde seriam escravizados e maltratados durante quatrocentos anos. 7 — Deus disse ainda: “Castigarei a nação da qual forem escravos; e, depois disso, sairão daí e me servirão neste lugar.” 8 Então lhe deu a aliança da circuncisão. Assim, Abraão gerou Isaque e o circuncidou no oitavo dia; e Isaque gerou Jacó, e Jacó gerou os doze patriarcas. 9 — Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para ser levado para o Egito. Mas Deus estava com ele 10 e o livrou de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria diante de Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nação e de toda a casa real. 11 Depois houve fome e grande sofrimento em todo o Egito e em Canaã, e nossos pais não achavam o que comer. 12 Mas, quando Jacó ouviu que no Egito havia trigo, mandou, pela primeira vez, os nossos pais até lá. 13 Na segunda vez, José se fez reconhecer pelos seus irmãos, e o Faraó veio a conhecer a família de José. 14 Então José mandou chamar Jacó, seu pai, e toda a sua parentela, isto é, setenta e cinco pessoas. 15 Jacó foi para o Egito, e ali morreu ele e também os nossos pais. 16 Depois eles foram transportados para Siquém e postos no túmulo que Abraão tinha comprado dos filhos de Hamor, em Siquém, pagando um certo preço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal