DFP029ABC Quinta-feira Santa

DFP029ABC Quinta-feira Santa: 
Unidade da Igreja: Isaías 61:1-8; Salmo 23; Apocalipse 1:4-8; Lucas 4:16-21

Última Ceia: Êxodo 12:1-4 [5-10] 11-14; Salmo 116:1-2, 12-19; I Coríntios 11:23-26; João 13:1-17,31b-35

Coleta pela Unidade da Igreja - Para a renovação dos votos do clero diocesano: Fonte de união e vida, que pelo poder do Espírito Santo ungiste teu Filho Messias e Sacerdote para todo o sempre; permite que as pessoas a quem chamaste para o teu serviço possam confessar a fé no Cristo crucificado, proclamar sua ressurreição e partilhar conosco do sacerdócio eterno de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Coleta para  a Liturgia da Última Ceia - Ó Fonte de misericórdia, cujo amado Filho, na noite anterior à sua paixão, instituiu o  Sacramento do seu Corpo e Sangue; concede-nos, misericordioso, que dele participemos com gratidão, em memória daquele que nestes santos mistérios nos dá o penhor da vida eterna, teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

 *Prefácio da Semana Santa: Por Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual pelos nossos peca- dos foi erguido na Cruz, para que atraísse para Si o mundo todo; e por seu sofrimento e morte tornou-se a fonte de salvação eterna para todos os que nEle confiam.

======================================================================

LEITURAS PARA  QUINTA - FEIRA DA SEMANA SANTA, A B e C - UNIDADE DA IGREJA: Isaías 61:1-8; Salmo 23; Apocalipse 1:4-8; Lucas 4:16-21  

Isaías 61:1-8
1 O Espírito do Senhor Javé está sobre mim, porque Javé me ungiu. Ele me enviou para dar a boa notícia aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade os prisioneiros, 
2 para promulgar o ano da graça de Javé, o dia da vingança do nosso Deus, e para consolar todos os aflitos, os aflitos de Sião, 
3 para transformar sua cinza em coroa, seu luto em perfume de festa, seu abatimento em roupa de gala. Eles serão chamados de carvalhos da justiça, plantação de Javé para a sua glória. 
4 Eles reconstruirão as ruínas antigas, erguerão novamente em pé os velhos escombros. Renovarão as cidades arruinadas e os escombros de muitas gerações.
5 Estrangeiros se apresentarão para apascentar os rebanhos de vocês; essa gente de fora é que trabalhará para vocês, puxando a enxada ou cuidando da lavoura de uvas. 
6 Vocês serão chamados de sacerdotes de Javé, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão com os bens das nações e tomarão posse de suas riquezas. 
7 Em lugar da vergonha que vocês sofreram, receberão porção dobrada; em lugar da humilhação, terão gritos de júbilo como porção. É por isso que vocês receberão na sua terra uma porção dupla e gozarão de uma alegria sem fim.
8 De fato, eu, Javé, que amo o direito e detesto o roubo e a injustiça, eu lhes darei a sua recompensa e estabelecerei com eles uma aliança eterna. 

Salmos Litúrgicos   Livro 1   Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 23 
 Dominus regit me
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Apocalipse 1:4-8
4 João às sete igrejas que estão na região da Ásia. Desejo a vocês a graça e a paz da parte daquele-que-é, que-era e que-vem; da parte dos sete Espíritos que estão diante do trono de Deus; 
5 e da parte de Jesus Cristo, a Testemunha fiel, o Primeiro a ressuscitar dos mortos, o Chefe dos reis da terra. A Jesus, que nos ama e nos libertou de nossos pecados por meio do seu sangue, 
6 e que fez de nós um reino, sacerdotes para Deus, seu Pai - a Jesus, a glória e o poder para sempre. Amém.
7 Ele vem com as nuvens; e o mundo todo o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram. E todos os povos do mundo baterão no peito por causa dele. É isso mesmo! Assim seja!
8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, Aquele-que-é, que-era e que-vem, o Deus Todo-poderoso.

Lucas 4:16-21
16 Jesus foi à cidade de Nazaré, onde se havia criado. Conforme seu costume, no sábado entrou na sinagoga, e levantou-se para fazer a leitura. 
17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: 
18 «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, 
19 e para proclamar um ano de graça do Senhor.» 
20 Em seguida Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 
21 Então Jesus começou a dizer-lhes: «Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir.»  

=======================================================================

LEITURAS PARA A QUINTA - FEIRA DA SEMANA SANTA, ANOS A, B e C - ÚLTIMA CEIA: Êxodo 12:1-4 [5-10] 11-14; Salmo 116:1-2, 12-19; I Coríntios 11:23-26; João 13:1-17,31b-35

Êxodo 12:1-4 [5-10] 11-14
1 Javé disse a Moisés e Aarão na terra do Egito: 
2 «Este mês será para vocês o principal, o primeiro mês do ano. 
3 Falem assim a toda a assembléia de Israel: No dia dez deste mês, cada família tome um animal, um animal para cada casa. 
4 Se a família for pequena para um animal, então ela se juntará com o vizinho mais próximo de sua casa. O animal será escolhido conforme o número de pessoas e conforme cada uma puder comer. 
5 O animal deve ser macho, sem defeito, e de um ano. Vocês o escolherão entre os cordeiros ou entre os cabritos, 
6 e o guardarão até o dia catorze deste mês, quando toda a assembléia de Israel o imolará ao entardecer. 
7 Pegarão o sangue e o passarão sobre os dois batentes e sobre a travessa da porta, nas casas onde comerem o animal. 
8 Nessa noite, comerão a carne assada no fogo e acompanhada de pão sem fermento com ervas amargas. 
9 Vocês não comerão a carne crua nem cozida na água, mas assada no fogo: inteiro, com cabeça, pernas e vísceras. 
10 Não deixarão restos para o dia seguinte; se sobrar alguma coisa, devem queimá-la no fogo.
11 Vocês devem comê-lo assim: com cintos na cintura, sandálias nos pés e cajado na mão; vocês o comerão às pressas, porque é a páscoa de Javé. 
12 Nessa noite, eu passarei pela terra do Egito, matarei todos os primogênitos egípcios, desde os homens até os animais. E farei justiça contra todos os deuses do Egito. Eu sou Javé. 
13 O sangue nas casas será um sinal de que vocês estão dentro delas: ao ver o sangue, eu passarei adiante. E o flagelo destruidor não atingirá vocês, quando eu ferir o Egito. 
14 Esse dia será para vocês um memorial, pois nele celebrarão uma festa de Javé. Vocês o celebrarão como um rito permanente, de geração em geração.



Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 116:1-2,12-19 
 Dilexi, quoniam
AMO ao SENHOR, * porque ouviu a minha voz e a minha súplica.
2 A mim inclina o seu ouvido; * eu o invocarei enquanto viver
3 Cercaram-me os laços da morte e as angústias da sepultura me alcançaram; * caí em tribulação e tristeza.
4 Invoquei então o Nome do SENHOR, dizendo: * ó SENHOR, rogo-te, livra minha alma.
5 Piedoso e justo é o SENHOR; * nosso Deus é todo misericórdia.
6 O SENHOR guarda as pessoas humildes; * sofri o abatimento, mas ele me salvou.
7 Volta, minha alma, ao repouso, * porque o SENHOR te cumulou de bens.
8 Tu, meu Deus, livraste a minha alma da morte, * os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
9 Andarei na presença do SENHOR, * na terra dos seres vivos.
10 Cri, por isso falei; * vivia em grande aflição.
11 Murmurava eu na minha inquietação: * As pessoas são mentirosas!
12 Como retribuirei eu ao SENHOR * por todos os benefícios para comigo?
13 Tomarei o cálice da salvação, * e invocarei o Nome do SENHOR.
14 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
15 Preciosa é aos olhos do SENHOR * a morte de quem vive em santidade.
16 Ó SENHOR, verdadeiramente eu sou teu servo, filho da tua serva; * despedaçaste as minhas algemas.
17 Te oferecerei sacrificios de ação de graças, * e invocarei o Nome do SENHOR.
18 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
19 Nos átrios da casa do SENHOR, * no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

I Coríntios 11:23-26
23 De fato, eu recebi pessoalmente do Senhor aquilo que transmiti para vocês. Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 
24 e, depois de dar graças, o partiu e disse: «Isto é o meu corpo que é para vocês; façam isto em memória de mim.» 
25 Do mesmo modo, após a Ceia, tomou também o cálice, dizendo: «Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que vocês beberem dele, façam isso em memória de mim.» 
26 Portanto, todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

João 13:1-17,31b-35
1 Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 
2 Durante a ceia, o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o projeto de trair Jesus. 
3 Jesus sabia que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos. Sabia também que tinha saído de junto de Deus e que estava voltando para Deus.
4 Então Jesus se levantou da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 
5 Colocou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando com a toalha que tinha na cintura. 
6 Chegou a vez de Simão Pedro. Este disse: «Senhor, tu vais lavar os meus pés?» 
7 Jesus respondeu: «Você agora não sabe o que estou fazendo. Ficará sabendo mais tarde.» 
8 Pedro disse: «Tu não vais lavar os meus pés nunca!» Jesus respondeu: «Se eu não o lavar, você não terá parte comigo.» 
9 Simão Pedro disse: «Senhor, então podes lavar não só os meus pés, mas até as mãos e a cabeça.» 
10 Jesus falou: «Quem já tomou banho, só precisa lavar os pés, porque está todo limpo. Vocês também estão limpos, mas nem todos.» 
11 Jesus sabia quem o iria trair; por isso é que ele falou: «Nem todos vocês estão limpos.»
12 Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-se de novo e perguntou: «Vocês compreenderam o que acabei de fazer? 
13 Vocês dizem que eu sou o Mestre e o Senhor. E vocês têm razão; eu sou mesmo. 
14 Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. 
15 Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. 
16 Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. 
17 Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática.»
31b  «Agora o Filho do Homem foi glorificado, e também Deus foi glorificado nele. 
32 Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
33 Filhinhos: vou ficar com vocês só mais um pouco. Vocês vão me procurar, e eu digo agora a vocês o que eu já disse aos judeus: para onde eu vou, vocês não podem ir. 
34 Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. 
35 Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal