DFP27ABC Terça-feira da Semana Santa

DFP27ABC Terçada Semana Santa:  Isaías 49:1-7; Salmo 71:1-14; I Coríntios 1:18-31; João 12:20-36

Coleta para Terça-feira da Semana Santa:
Ó Deus, que pela paixão de teu bendito Filho, fizeste com que o instrumento da morte vergonhosa se tornasse para nós símbolo de vida; concede que nos glorifiquemos na cruz de Cristo, a fim de que alegremente suportemos infâmias e privações, por amor de teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
 
* Prefácio da Semana Santa: Por Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual pelos nossos peca- dos foi erguido na Cruz, para que atraísse para Si o mundo todo; e por seu sofrimento e morte tornou-se a fonte de salvação eterna para todos os que nEle confiam.

=========================================================

LEITURAS PARA A TERÇA - FEIRA DA SEMANA SANTA, ANOS A, B e C:  

Isaías 49:1-7
1 Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome. 
2 Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. 
3 Ele me disse: «Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você». 
4 Eu então respondi: «Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças à toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era Javé, o meu pagamento estava na mão de Deus». 
5 Agora fala Javé, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé; Deus é a minha força.) 
6 Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra». 
7 Assim diz Javé, o redentor e Santo de Israel, para aqueles cuja vida não vale nada, que são desprezados pelas nações, que são escravos dos poderosos: «Os reis verão e ficarão de pé, os chefes se ajoelharão, porque Javé é fiel, e o Santo de Israel escolheu você».


Salmos Litúrgicos - Livro II – 14º Dia: Oração Matutina
Salmo 71:1-14     
In te, Domine, speravi
EM ti, SENHOR, me abrigarei; * que jamais alguém me humilhe.
2 Livra-me por tua justiça e resgata-me; * inclina teus ouvidos para mim e salva-me.
3 Sê para mim uma rocha de refúgio, a que sempre me acolha; * tens ordenado que eu seja salvo; tu és, pois, minha rocha e minha fortaleza.
4 Deus meu, livra-me do poder do ímpio; * das garras de gente injusta e violenta.
5 Pois tu és minha esperança, SENHOR, meu Senhor; * tu és minha confiança desde minha mocidade.
6 Tu és o meu sustentáculo desde que nasci; * o meu louvor será para ti constantemente.
7 Me Tornei como uma miragem para muita gente, * mas tu és o meu refúgio forte.
8 Encha-se minha boca do teu louvor, * e da tua glória todo o dia.
9 Não me rejeites no tempo da velhice; * não me desampares quando for definhando a minha força.
10 Porque quem me quer mal fala contra mim; * e quem espreita a minha alma entre sí conspira.
11 Dizem: Deus o desamparou; * que sofra a perseguição e lhe aprisionem, pois não há quem lhe livre.
12 Ó Deus, não te apartes de mim; * Deus meu, apressa-te em socorrer-me.
13 Que a vergonha e o fim sejam sobre quem é contra a minha alma; * cubra-se de desonra e confusão quem  procura o meu mal.
14 Pois quanto a mim, estou sempre esperando, * e prosseguirei cada vez mais em teu louvor.

I Coríntios 1:18-31
18 Pois a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas, para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus. 
19 Pois a Escritura diz: «Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes.» 
20 Onde está o sábio? Onde está o homem culto? Onde está o argumentador deste mundo? Por acaso, Deus não tornou louca a sabedoria deste mundo? 
21 De fato, quando Deus mostrou a sua sabedoria, o mundo não reconheceu a Deus através da sabedoria. Por isso através da loucura que pregamos, Deus quis salvar os que acreditam. 
22 Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; 
23 nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. 
24 Mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus. 
25 A loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 Portanto, irmãos, vocês que receberam o chamado de Deus, vejam bem quem são vocês: entre vocês não há muitos intelectuais, nem muitos poderosos, nem muitos de alta sociedade.
27 Mas, Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios; e Deus escolheu o que é fraqueza no mundo, para confundir o que é forte. 
28 E aquilo que o mundo despreza, acha vil e diz que não tem valor, isso Deus escolheu para destruir o que o mundo pensa que é importante. 
29 Desse modo, nenhuma criatura pode se orgulhar na presença de Deus. 
30 Ora, é por iniciativa de Deus que vocês existem em Jesus Cristo, o qual se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e libertação, 
31 a fim de que, como diz a Escritura: «Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor».

João 12:20-36
20 Entre os que tinham ido à festa para adorar a Deus, havia alguns gregos. 
21 Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: «Senhor, queremos ver Jesus.» 
22 Filipe falou com André; e os dois foram falar com Jesus.
23 Jesus respondeu para eles, dizendo: «Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 
24 Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. 
25 Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna. 
26 Se alguém quer servir a mim, que me siga. E onde eu estiver, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a mim, o Pai o honrará. 
27 Agora estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 
28 Pai, manifesta a glória do teu nome!» Então veio uma voz do céu: «Eu manifestei a glória do meu nome, e vou manifestá-la de novo.» 
29 A multidão que aí estava ouviu a voz, e dizia que tinha sido um trovão. Outros diziam: «Foi um anjo que falou com ele.» 
30 Jesus disse: «Essa voz não falou por causa de mim, mas por causa de vocês. 
31 Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso 
32 e, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim.» 
33 Jesus assim falava para indicar com que morte ia morrer.
34 A multidão disse a Jesus: «A Lei nos diz que o Messias vai permanecer aqui para sempre. Como podes dizer que é preciso que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?» 
35 Jesus respondeu: «A luz ainda estará no meio de vocês por um pouco de tempo. Procurem caminhar enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não alcancem vocês. Quem caminha nas trevas não sabe para onde está indo. 
36 Enquanto vocês têm a luz, acreditem na luz, para que vocês se tornem filhos da luz.» Depois de dizer isso, Jesus foi embora e se escondeu deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal