Odc310 Sábado

Odc310 Sábado
Complem: Salmos 121; Gênesis 32:3-21; Marcos 10:46-52 
Semicont:  Salmos 119:97-104; Jeremias 31:15-26; Marcos 10:46-52 

Complem: Salmos 121; Gênesis 32:3-21; Marcos 10:46-52 

Salmo 121   Levavi oculos (LOC)
PARA os montes elevo os meus olhos; * donde há de vir o meu auxílio?
2 Meu auxílio vem do SENHOR, * que fez o céu e a terra.
3 Não deixará vacilar o teu pé; * aquele que te guarda jamais adormece.
4 Eis que não adormece e nem dormirá* o que guarda o seu povo.
5 O SENHOR é quem te guarda; *o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 O sol não te molestará de dia, *nem a lua, de noite.
7 O SENHOR te guarda de todo o mal; *ele guarda a tua alma.
8 O SENHOR guarda a tua chegada e a tua partida, *desde agora e para sempre.


Gênesis 32:3-21
3 Jacó mandou mensageiros adiante dele a seu irmão Esaú, na região de Seir, território de Edom. 
4 E lhes ordenou: "Vocês dirão o seguinte ao meu senhor Esaú: Assim diz teu servo Jacó: Morei na casa de Labão e com ele permaneci até agora­. 
5 Tenho bois e jumentos, ovelhas e cabras, servos e servas. Envio agora esta mensagem ao meu senhor, para que me recebas bem". 
6 Quando os mensageiros voltaram a Jacó, disseram-lhe: "Fomos até seu irmão Esaú, e ele está vindo ao seu encontro, com quatro­centos homens". 
7 Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angústia. Então dividiu em dois grupos todos os que estavam com ele, bem como as ovelhas, as cabras, os bois e os camelos, 
8 pois assim pen­sou: "Se Esaú vier e atacar um dos grupos, o outro poderá es­capar". 
9 Então Jacó orou: "Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: 'Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar'; 
10 não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o Jordão eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas. 
11 Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças. 
12 Pois tu prometeste: 'Esteja certo de que eu o farei prosperar e farei os seus des­cendentes tão numerosos como a areia do mar, que não se pode contar' ". 
13 Depois de passar ali a noite, escolheu entre os seus rebanhos um presente para o seu irmão Esaú: 
14 duzen­tas cabras e vinte bodes, du­zentas ovelhas e vinte carneiros, 
15 trinta fêmeas de camelo com seus filhotes, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentos. 
16 Designou cada rebanho sob o cuidado de um servo e disse-lhes: "Vão à minha fren­te e man­tenham certa distância entre um rebanho e outro". 
17 Ao que ia à frente deu a seguinte instru­ção: "Qua­ndo meu irmão Esaú encontrar-se com você e lhe perguntar: 'A quem você pertence, para onde vai e de quem é todo este rebanho à sua frente?', 
18 você responderá: É do teu servo Jacó. É um presente para o meu senhor Esaú; e ele mesmo está vindo atrás de nós". 
19 Também instruiu o segundo, o terceiro e todos os outros que acompanhavam os reba­nhos: "Digam também a mesma coisa a Esaú quando o encontra­rem. 
20 E acrescentem: Teu servo Jacó está vindo atrás de nós". Porque pen­sava: "Eu o apaziguarei com esses presentes que estou enviando antes de mim; mais tarde, quan­do eu o vir, talvez me receba". 
21 Assim os pre­sentes de Jacó seguiram à sua frente; ele, porém, passou a noite no acampa­mento. 


Marcos 10:46-52
46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. 
47 Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 
48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 
49 Jesus parou e disse: "Chamem-no".
E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando". 
50 Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. 
51 "O que você quer que eu faça?", perguntou-lhe Jesus.
O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver!" 
52 "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho. 


Semicont:  Salmos 119:97-104; Jeremias 31:15-26; Marcos 10:46-52 

Salmos 119:97-104 XIII. Quomodo dilexi!      (LOC)
97 OH! QUANTO amo a tua lei! * Nela medito da manhã à tarde.
98 Os teus mandamentos me deram mais sabedoria que a de quem me quer mal, * porque sempre estão comigo.
99 Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, * porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100 Minha compreensão é maior que a dos anciãos, * pois guardo os teus preceitos.
101 Desvio os meus pés de todo mau caminho, * a fim de guardar a tua palavra.
102 De teus preceitos não me afasto, * porque tu és quem me ensina.
103 Oh, quão doces são ao meu paladar tuas palavras! * Sim, mais doces do que o mel à minha boca.
104 Por teus preceitos alcanço compreensão; * pelo que aborreço todo caminho de falsidade.


Jeremias 31:15-26
15 Assim diz o Senhor:
"Ouve-se uma voz em Ramá,
lamentação e amargo choro;
é Raquel, que chora por seus filhos
e recusa ser consolada,
porque os seus filhos
já não existem". 
16 Assim diz o Senhor:
"Contenha o seu choro
e as suas lágrimas,
pois o seu sofrimento
será recompensado",
declara o Senhor.
"Eles voltarão da terra do inimigo. 
17 Por isso há esperança
para o seu futuro",
declara o Senhor.
"Seus filhos voltarão
para a sua pátria. 
18 "Ouvi claramente Efraim
lamentando-se:
'Tu me disciplinaste
como a um bezerro indomado,
e fui disciplinado.
Traze-me de volta, e voltarei,
porque tu és o Senhor, o meu Deus. 
19 De fato, depois de desviar-me,
eu me arrependi;
depois que entendi, bati no meu peito.
Estou envergonhado e humilhado
porque trago sobre mim
a desgraça da minha juventude'. 
20 Não é Efraim o meu filho querido?
O filho em quem tenho prazer?
Cada vez que eu falo sobre Efraim,
mais intensamente me lembro dele.
Por isso, com ansiedade
o tenho em meu coração;
tenho por ele grande compaixão",
declara o Senhor. 
21 "Coloque marcos
e ponha sinais nas estradas,
preste atenção no caminho
que você trilhou.
Volte, ó virgem, Israel!
Volte para as suas cidades. 
22 Até quando você vagará,
ó filha rebelde?
O Senhor criou algo novo
nesta terra:
uma mulher abraça um guerreiro". 
23 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: "Quando eu os trouxer de volta do cativeiro, o povo de Judá e de suas cidades dirá novamente: 'O Senhor a abençoe, ó mora­da justa, ó monte sagrado'. 
24 O povo viverá em Judá e em todas as suas cidades, tanto os lavra­dores como os que conduzem os rebanhos. 
25 Restaurarei o exausto e saciarei o enfraqueci­do". 
26 Então acordei e olhei em redor. Meu sono tinha sido agradável. 



Marcos 10:46-52
46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. 
47 Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 
48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 
49 Jesus parou e disse: "Chamem-no".
E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando". 
50 Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. 
51 "O que você quer que eu faça?", perguntou-lhe Jesus.
O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver!" 
52 "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal