Odc309 Sexta-feira

Odc309 Sexta-feira
Complem: Salmos 121; Gênesis 31:43-32:2; IITimóteo 2:14-26 
Semicont: Salmos 119:97-104; Jeremias 26:16-24;  IITimóteo 2:14-26 

Complem: Salmos 121; Gênesis 31:43-32:2; IITimóteo 2:14-26 

Salmo 121   Levavi oculos   (LOC)
PARA os montes elevo os meus olhos; * donde há de vir o meu auxílio?
2 Meu auxílio vem do SENHOR, * que fez o céu e a terra.
3 Não deixará vacilar o teu pé; * aquele que te guarda jamais adormece.
4 Eis que não adormece e nem dormirá* o que guarda o seu povo.
5 O SENHOR é quem te guarda; *o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 O sol não te molestará de dia, *nem a lua, de noite.
7 O SENHOR te guarda de todo o mal; *ele guarda a tua alma.
8 O SENHOR guarda a tua chegada e a tua partida, *desde agora e para sempre.


Gênesis 31:43-32:2
43 E Labão respondeu e disse a Jacó: Estas filhas são minhas filhas, e estes filhos são meus filhos, e esse rebanho é meu rebanho, e tudo o que tu vês é meu. E o que eu posso fazer hoje a essas minhas filhas, ou aos seus filhos que elas geraram?
44 Portanto, vem agora e façamos um pacto, eu e tu, e que isto seja por testemunha entre mim e ti.
45 E Jacó tomou uma pedra, e a colocou por pilar.
46 E Jacó disse a seus irmãos: Ajuntai pedras; e eles tomaram pedras e fizeram um montão; e eles comeram ali sobre o montão.
47 E Labão o chamou Jegar-Saaduta, mas Jacó o chamou Galeede.
48 E Labão disse: Este montão é uma testemunha entre mim e ti neste dia. Por isso, foi o nome dele chamado Galeede,
49 e Mispá, pois ele disse: O SENHOR observe entre mim e ti, quando nos apartarmos um do outro.
50 Se tu afligires minhas filhas, ou se tomares outras mulheres além das minhas filhas, nenhum homem está conosco. Vê, Deus é testemunha entre mim e ti.
51 E Labão disse a Jacó: Vê este montão, e olha para este pilar, que tenho erigido entre mim e ti.
52 Este montão seja testemunha, e este pilar seja testemunha, de que eu não passarei deste montão a ti, e que tu não passarás deste montão e deste pilar até mim, para o mal.
53 O Deus de Abraão, e o Deus de Naor, o Deus do seu pai julgue entre nós. E Jacó jurou pelo temor do seu pai Isaque.
54 Então, Jacó ofereceu sacrifício sobre o monte, e chamou seus irmãos para comer pão, e eles comeram pão, e ficaram a noite toda no monte.
55 E cedo de manhã Labão levantou-se, e beijou seus filhos e suas filhas, e os abençoou, e Labão partiu, e retornou ao seu lugar.
Gênesis 32:1-2
1 E Jacó foi no seu caminho, e os anjos de Deus o encontraram.
2 E quando Jacó os viu, ele disse: Este é o exército de Deus. E ele chamou o nome do lugar Maanaim.


IITimóteo 2:14-26 
14 Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não contendam sobre palavras, que para nada aproveitam senão para a perversão dos ouvintes. 
15 Estude para apresentar-te aprovado a Deus, como obreiro que não tem de que se envergonhar, dividindo corretamente a palavra da verdade. 
16 Mas foge dos falatórios profanos e vãos, porque eles produzirão maior impiedade. 
17 E a palavra desses comerá como faz a gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto; 
18 os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já passou, e destruíram a fé de alguns. 
19 Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. 
20 Ora, numa grande casa não há somente vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; alguns para honra e outros para desonra. 
21 Portanto, se um homem se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Mestre, e preparado para toda boa obra. 
22 Foge também dos desejos da juventude; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que invocam o Senhor com um coração puro.
23 E evita as questões tolas e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 
24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso para com todos os homens, apto para ensinar, paciente; 
25 instruindo com mansidão os que se opõem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 
26 e voltem a si, livres dos laços do diabo, que os mantém cativos e submetidos à sua vontade.


Semicont: Salmos 119:97-104; Jeremias 26:16-24;  IITimóteo 2:14-26  


Salmos 119:97-104     XIII. Quomodo dilexi!   (LOC)
97 OH! QUANTO amo a tua lei! * Nela medito da manhã à tarde.
98 Os teus mandamentos me deram mais sabedoria que a de quem me quer mal, * porque sempre estão comigo.
99 Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, * porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100 Minha compreensão é maior que a dos anciãos, * pois guardo os teus preceitos.
101 Desvio os meus pés de todo mau caminho, * a fim de guardar a tua palavra.
102 De teus preceitos não me afasto, * porque tu és quem me ensina.
103 Oh, quão doces são ao meu paladar tuas palavras! * Sim, mais doces do que o mel à minha boca.
104 Por teus preceitos alcanço compreensão; * pelo que aborreço todo caminho de falsidade.


Jeremias 26:16-24;  
16 Então disseram os príncipes e todo o povo para os sacerdotes e para os profetas: Este homem não é digno de morte, pois ele nos falou em nome do SENHOR nosso Deus.
17 Então levantaram-se alguns dos anciãos da terra, e falaram para toda a assembleia do povo, dizendo:
18 Miqueias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou para todo o povo de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Sião será arada como um campo, e Jerusalém tornar-se-á em montões, e o monte desta casa como os lugares altos de uma floresta.
19 Ezequias, rei de Judá, e todo Judá de algum modo o matou? Não temeu ele ao SENHOR, e suplicou ao SENHOR, e o SENHOR não se arrependeu do mal que tinha pronunciado contra eles? Assim nós poderíamos obter grande mal contra nossas almas.
20 E também houve um homem que profetizou no nome do SENHOR, Urias, o filho de Semaías, de Quiriate-Jearim, que profetizou contra esta cidade, e contra esta terra, conforme todas as palavras de Jeremias.
21 E quando o rei Jeoiaquim, com todos os seus homens poderosos, e todos os príncipes, ouviram as suas palavras, o rei procurou matá-lo. Mas quando Urias ouviu isto, temeu e fugiu, e foi para o Egito.
22 E o rei Jeoiaquim enviou homens ao Egito, a saber: Elnatã, filho de Acbor, e alguns homens com ele ao Egito.
23 E eles tiraram Urias do Egito, e o trouxeram para o rei Jeoiaquim, que o matou com a espada, e lançou o seu corpo nas sepulturas do povo comum.
24 Todavia, a mão de Aicão, o filho de Safã, esteve com Jeremias, para que não o entregassem na mão do povo, para matá-lo.


IITimóteo 2:14-26 
14 Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não contendam sobre palavras, que para nada aproveitam senão para a perversão dos ouvintes. 
15 Estude para apresentar-te aprovado a Deus, como obreiro que não tem de que se envergonhar, dividindo corretamente a palavra da verdade. 
16 Mas foge dos falatórios profanos e vãos, porque eles produzirão maior impiedade. 
17 E a palavra desses comerá como faz a gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto; 
18 os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já passou, e destruíram a fé de alguns. 
19 Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. 
20 Ora, numa grande casa não há somente vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; alguns para honra e outros para desonra. 
21 Portanto, se um homem se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Mestre, e preparado para toda boa obra. 
22 Foge também dos desejos da juventude; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que invocam o Senhor com um coração puro.
23 E evita as questões tolas e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 
24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso para com todos os homens, apto para ensinar, paciente; 
25 instruindo com mansidão os que se opõem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 
26 e voltem a si, livres dos laços do diabo, que os mantém cativos e submetidos à sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal