Odc306 Terça-feira

Odc306 Terça-feira: 
Complem: Salmo 61; 2 Reis 5:19b-27; Efésios 6:10-20 
Semicont: Salmo 102:1-17; Jeremias 29:24-32; Efésios 6:10-20 

Complem: Salmo 61; 2 Reis 5:19b-27; Efésios 6:10-20 

Salmo 61    Exaudi, Deus (LOC)
OUVE, ó Deus, meu clamor * e atende à minha súplica!
2 Desde a extremidade da terra a ti clamo; tenho o coração abatido; * leva-me a uma rocha que se ergue acima de mim.
3 Porquanto tu tens sido meu refúgio; * torre forte, fora do alcance de quem é contra mim.
4 Assista eu para sempre em teu tabernáculo; * acolha-me eu ao abrigo de tuas asas.
5 Pois tu, ó DEUS, atendeste a meus votos: * deste-me a herança de quem teme o teu nome.
6 Prolongarás a vida do rei; * seus anos serão como muitas gerações.
7 Permanecerá para sempre diante de DEUS; * que a misericórdia e a verdade o preservem!
8 Assim cantarei o teu Nome para sempre; * quando cumpro os meus votos diariamente.

2 Reis 5:19b-27
19b Quando Naamã já estava a certa distância, 
20 Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: "Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa". 
21 Então Geazi correu para alcançar Naamã, que, vendo-o se aproximar, desceu da carruagem para encontrá-lo e perguntou: "Está tudo bem?" 
22 Geazi respondeu: "Sim, tudo bem. Mas o meu senhor enviou-me para dizer que dois jovens, discípulos dos profetas, acabaram de chegar, vindos dos montes de E­fraim. Por favor, dê-lhes trinta e cinco quilos de prata e duas mudas de roupas finas". 
23 "Claro", respondeu Naamã, "leve setenta quilos". Ele insistiu com Geazi para que os aceitasse e colocou os setenta quilos de prata em duas sacolas, com as duas mudas de roupas, entregando tudo a dois de seus servos, os quais foram à frente de Geazi, levando as sacolas. 
24 Quan­do Geazi chegou à colina onde morava, pegou as sacolas das mãos dos servos e as guardou em casa. Mandou os homens de volta, e eles partiram. 
25 Depois entrou e apresentou-se ao seu senhor, Eliseu. E este perguntou: "Onde você esteve, Geazi?" Geazi respondeu: "Teu servo não foi a lugar algum". 
26 Mas Eliseu lhe disse: "Você acha que eu não estava com você em espírito quando o homem desceu da carruagem para encontrar-se com você? Este não era o momento de aceitar prata nem roupas, nem de cobiçar olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas. 
27 Por isso a lepra de Naamã atingirá você e os seus descendentes para sempre". Então Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, parecendo neve. 
Efésios 6:10-20
10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 
11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 
12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 
13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. 
14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça 
15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. 
16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 
17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 
18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. 
19 Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, 
20 pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer. 

Semicont: Salmo 102:1-17; Jeremias 29:24-32; Efésios 6:10-20 

Salmo 102:1-17 Domine, exaudi    (LOC)
OUVE, SENHOR, minha oração, * e chegue a ti o meu clamor.
2 Não escondas de mim a tua face, no dia da tribulação; inclina para mim teu ouvido; * quando eu clamar, apressa-te em responder-me.
3 Porque os meus dias se desvanecem qual fumaça; * meu coração está magoado e sem vigor como a relva seca.
4 Meu coração está ferido e árido; * esqueço de comer o meu pão.
5 Por causa de meus gemidos, * meus ossos se apegam à pele.
6 Sou semelhante ao pelicano no deserto; * pareço a coruja das solidões.
7 Fico em vigília; * sou como o pardal solitário no telhado.
8 Quem é contra mim, me afronta todo o dia; * quem se enfurece contra mim lança maldição.
9 Eis que tenho comido cinza como pão, * e misturado com lágrimas minha bebida.
10 Em conseqüência de tua ira e indignação, * porque tu me elevaste e me abateste.
11 Meus dias são como a sombra, que declina; * e como a erva, assim vou definhando.
12 Porém, tu, SENHOR, permanecerás para sempre; * teu Nome é lembrado por todas as gerações.
13 Tu levantarás e terás piedade de Sião; * pois é tempo de te compadeceres dela.
14 Porquanto as pessoas que te servem amam até suas pedras, * e se lastimam do seu pó.
15 Todas as nações temerão o Nome do SENHOR, * e todos os reis da terra a tua glória.
16 Quando o SENHOR tiver edificado a Sião, * aparecerá na sua glória.
17 Atenderá à súplica da pessoa desamparada, * e não desprezará sua oração.

Jeremias 29:24-32
24 "Diga a Semaías, de Neelam: 
25 Diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, que você enviou cartas em seu próprio nome a todo o povo de Jerusalém, a Sofonias, filho do sacer­dote Maaseias, e a todos os sacerdotes. Você disse a Sofonias: 
26 'O Senhor o designou sacerdote em lugar de Joiada como encarregado do templo do Senhor; você deveria prender no tronco, com correntes de ferro, qualquer doido que agisse como profeta. 
27 E por que você não repreendeu Jeremias de Anatote, que se apresen­ta como profeta entre vocês? 
28 Ele até mandou esta mensagem para nós que estamos na Babilô­nia, dizendo que o exílio será longo, que construam casas e habitem nelas, plantem jardins e comam de seus frutos' ". 
29 O sacerdote Sofonias leu a carta para o profeta Jeremias. 
30 Então o Senhor dirigiu a palavra a Jeremias: 
31 "Envie esta mensagem a todos os exilados: Assim diz o Senhor sobre Semaías, de Neelam: Embora eu não o tenha enviado, Semaías profetizou a vocês e fez com que vocês cressem numa mentira, 
32 por isso, assim diz o Senhor: Castigarei Semaías, de Neelam, e os seus descendentes. Não lhe restará ninguém entre este povo, e ele não verá as coisas boas que farei em favor de meu povo", declara o Senhor, "porque ele pregou rebelião contra o Senhor". 

Efésios 6:10-20
10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 
11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 
12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 
13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. 
14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça 
15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. 
16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 
17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 
18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. 
19 Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, 
20 pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal