Odc307 Quarta-feira

Odc307 Quarta-feira
Complement: Salmo 61; 2 Reis 15:1-7; Mateus 10:5-15 
Semicont: Salmo 102:1-17; Jeremias 25:15-32; Mateus 10:5-15 

Complement: Salmo 61; 2 Reis 15:1-7; Mateus 10:5-15 

Salmo 61    Exaudi, Deus     (LOC)
OUVE, ó Deus, meu clamor * e atende à minha súplica!
2 Desde a extremidade da terra a ti clamo; tenho o coração abatido; * leva-me a uma rocha que se ergue acima de mim.
3 Porquanto tu tens sido meu refúgio; * torre forte, fora do alcance de quem é contra mim.
4 Assista eu para sempre em teu tabernáculo; * acolha-me eu ao abrigo de tuas asas.
5 Pois tu, ó DEUS, atendeste a meus votos: * deste-me a herança de quem teme o teu nome.
6 Prolongarás a vida do rei; * seus anos serão como muitas gerações.
7 Permanecerá para sempre diante de DEUS; * que a misericórdia e a verdade o preservem!
8 Assim cantarei o teu Nome para sempre; * quando cumpro os meus votos diariamente.


2 Reis 15:1-7
1 No vigésimo sétimo ano do reinado de Jeroboão, rei de Israel, Azarias, filho de Amazias, rei de Judá, começou a reinar. 
2 Tinha dezesseis anos de idade quando se tornou rei e reinou cinquenta e dois anos em Jerusalém. Sua mãe era de Jerusalém e chamava-se Jecolias. 
3 Ele fez o que o Senhor aprova, tal como o seu pai, Amazias. 
4 Contudo, os altares idólatras não foram derrubados; o povo continuava a oferecer sacrifícios e a queimar incenso neles. 
5 O Senhor feriu o rei com lepra, até o dia de sua morte. Durante todo esse tempo ele morou numa casa separada. Jotão, filho do rei, tomava conta do palácio e governava o povo. 
6 Os demais acontecimentos do reinado de Azarias e todas as suas realizações estão escritos nos registros históricos dos reis de Judá. 
7 Azarias descansou com os seus antepassados e foi sepultado junto a eles na Cidade de Davi. Seu filho Jotão foi o seu sucessor. 


Mateus 10:5-15
5 Jesus enviou os doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. 
6 Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel. 
7 Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. 
8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça. 
9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; 
10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento. 
11 "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem. 
12 Ao entrarem na casa, saúdem-na. 
13 Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês. 
14 Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés quando saírem daquela casa ou cidade. 
15 Eu digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 


Semicont: Salmo 102:1-17; Jeremias 25:15-32; Mateus 10:5-15

Salmo 102:1-17 Domine, exaudi    (LOC)
OUVE, SENHOR, minha oração, * e chegue a ti o meu clamor.
2 Não escondas de mim a tua face, no dia da tribulação; inclina para mim teu ouvido; * quando eu clamar, apressa-te em responder-me.
3 Porque os meus dias se desvanecem qual fumaça; * meu coração está magoado e sem vigor como a relva seca.
4 Meu coração está ferido e árido; * esqueço de comer o meu pão.
5 Por causa de meus gemidos, * meus ossos se apegam à pele.
6 Sou semelhante ao pelicano no deserto; * pareço a coruja das solidões.
7 Fico em vigília; * sou como o pardal solitário no telhado.
8 Quem é contra mim, me afronta todo o dia; * quem se enfurece contra mim lança maldição.
9 Eis que tenho comido cinza como pão, * e misturado com lágrimas minha bebida.
10 Em conseqüência de tua ira e indignação, * porque tu me elevaste e me abateste.
11 Meus dias são como a sombra, que declina; * e como a erva, assim vou definhando.
12 Porém, tu, SENHOR, permanecerás para sempre; * teu Nome é lembrado por todas as gerações.
13 Tu levantarás e terás piedade de Sião; * pois é tempo de te compadeceres dela.
14 Porquanto as pessoas que te servem amam até suas pedras, * e se lastimam do seu pó.
15 Todas as nações temerão o Nome do SENHOR, * e todos os reis da terra a tua glória.
16 Quando o SENHOR tiver edificado a Sião, * aparecerá na sua glória.
17 Atenderá à súplica da pessoa desamparada, * e não desprezará sua oração.


Jeremias 25:15-32
15 Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: "Pegue de minha mão este cálice com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio. 
16 Quan­do o beberem, ficarão cambaleando, enlouquecidas por causa da espada que enviarei contra elas". 
17 Então peguei o cálice da mão do Senhor, e fiz com que dele bebessem todas as nações às quais o Senhor me enviou: 
18 Jerusa­lém e as cidades de Judá, seus reis e seus líderes, para fazer deles uma desolação e um objeto de pavor, zombaria e maldição, como hoje aconte­ce; 
19 o faraó, o rei do Egito, seus conselheiros e seus líderes, todo o seu povo 
20 e todos os estrangeiros que lá residem; todos os reis de Uz; todos os reis dos filisteus: de Ascalom, Gaza, Ecrom e o povo que restou em Asdode; 
21 Edom, Moabe e os amonitas, 
22 os reis de Tiro e de Sidom; os reis das ilhas e das terras de além-mar; 
23 Dedã, Temá, Buz e todos os que rapam a cabeça; 
24 e os reis da Arábia e todos os reis dos estrangeiros que vivem no deserto; 
25 todos os reis de Zinri, de Elão e da Média; 
26 e todos os reis do norte, próximos ou distantes, um após outro; e todos os reinos da face da terra. Depois de todos eles, o rei de Sesaque também beberá do cálice. 
27 "A seguir diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Bebam, embriaguem-se, vomitem, caiam e não mais se levantem, por causa da espada que envio no meio de vocês. 
28 Mas, se eles se recusarem a beber, diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vocês vão bebê-lo! 
29 Começo a trazer desgraça sobre a cidade que leva o meu nome; e vocês sairiam impunes? De maneira alguma ficarão sem castigo! Estou trazendo a espada contra todos os habitantes da terra", declara o Senhor dos Exércitos. 
30 "E você, profetize todas estas palavras contra eles, dizendo:
"O Senhor ruge do alto; troveja de sua santa morada; ruge poderosamente contra a sua propriedade. Ele grita como os que pisam as uvas; grita contra todos os habitantes da terra. 
31 Um tumulto ressoa até os confins da terra, pois o Senhor faz acusações contra as nações e julga toda a humanidade: ele entregará os ímpios à espada", declara o Senhor. 
32 Assim diz o Senhor: "Vejam! A desgraça está se espalhando de nação em nação; uma terrível tempestade se levanta desde os confins da terra". 



Mateus 10:5-15
5 Jesus enviou os doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. 
6 Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel. 
7 Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. 
8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça. 
9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; 
10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento. 
11 "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem. 
12 Ao entrarem na casa, saúdem-na. 
13 Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês. 
14 Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés quando saírem daquela casa ou cidade. 
15 Eu digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal