Odc302 Quinta-feira

Odc302 Quinta-feira
Complem: Salmos 111; Levítico 14:33-53; 2Timóteo 1:13-18 
Semicont: Salmos 66:1-12; Jeremias 25:1-14; 2 Timóteo 1:13-18 


Complem: Salmos 111; Levítico 14:33-53; 2Timóteo 1:13-18

Salmo 111 Confitebor tibi    (LOC)
ALELUIA! De todo o meu coração celebrarei ao SENHOR, *na assembléia das pessoas justas e na congregação.
2 Grandes são as obras do SENHOR; * as buscam quem nelas se compraz.
3 Suas obras são esplendor e majestade; *e sua justiça permanece para sempre.
4 Fez memoráveis as suas maravilhas; *benigno e misericordioso é o SENHOR.
5 Ele dá alimento a quem ama obedece: *recordando-se sempre de sua aliança.
6 Mostra a seu povo o poder de suas obras, * dando-lhe a herança das nações.
7 Verdade e justiça são as obras de sua mão, *imutáveis são todos os seus preceitos.
8 São eles estáveis para todo o sempre, *feitos em verdade e em retidão.
9 Ele enviou a redenção ao seu povo; estabeleceu sua aliança para sempre; *santo e poderoso é o seu Nome.
10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento quem cumpre os seus preceitos; *o seu louvor subsiste para sempre.

Levítico 14:33-53
33 O Senhor disse a Moisés e a Arão: 
34 "Quando vocês entrarem na terra de Canaã, que dou a vocês como propriedade, e eu puser man­cha de mofo numa casa, na terra que lhes pertence, 
35 o dono da casa irá ao sacerdote e dirá: Parece-me que há mancha de mofo em minha casa. 
36 Antes de examinar o mofo, o sacerdote ordenará que desocupem a casa para que nada que houver na casa se torne impuro. Depois disso, o sacerdote irá examinar a casa. 
37 Examinará as manchas nas paredes e, se elas forem esverdeadas ou avermelhadas e parece­rem mais profundas do que a superfície da pare­de, 
38 o sacerdote sairá da casa e a deixará fecha­da por sete dias. 
39 No sétimo dia voltará para examinar a casa. Se as manchas se houverem espalhado pelas paredes da casa, 
40 ordenará que as pedras contaminadas pelas manchas sejam retiradas e jogadas num local impuro, fora da cidade. 
41 Fará que a casa seja raspada por den­tro e que o reboco raspado seja jogado num local impuro, fora da cidade. 
42 Depois coloca­rão outras pedras no lugar das primeiras e rebo­carão a casa com barro novo. 
43 "Se as manchas tornarem a alastrar-se na casa depois de retiradas as pedras e de raspa­da e rebocada a casa, 
44 o sacerdote irá examiná-la e, se as manchas se espalharam pela casa, é mofo corrosivo; a casa está impura. 
45 Ela terá que ser demolida: as pedras, as madeiras e todo o reboco da casa; tudo será levado para um lo­cal impuro, fora da cidade. 
46 "Quem entrar na casa enquanto estiver fechada estará impuro até a tarde. 
47 Aquele que dormir ou comer na casa terá que lavar as suas roupas. 
48 "Mas, se o sacerdote for examiná-la e as manchas não se houverem espalhado depois de rebocada a casa, declarará pura a casa, pois as man­chas de mofo desapareceram. 
49 Para pu­rificar a casa, ele pegará duas aves, um pedaço de madeira de cedro, um pano vermelho e his­sopo. 
50 De­pois matará uma das aves numa vasi­lha de barro com água da fonte. 
51 Então pegará o pedaço de madeira de cedro, o hissopo, o pa­no vermelho e a ave viva, e os molhará no san­gue da ave morta e na água da fonte, e aspergirá a casa sete vezes. 
52 Ele purificará a casa com o sangue da ave, com a água da fonte, com a ave viva, com o pedaço de madeira de cedro, com o hissopo e com o pano vermelho. 
53 Depois solta­rá a ave viva em campo aberto, fora da cidade. Assim fará propiciação pela casa, e ela ficará pura". 

2Timóteo 1:13-18 
13 Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. 
14 Quanto ao que lhe foi confiado, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós. 
15 Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes. 
16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso; 
17 ao contrário, quando chegou a Roma, procurou-me diligentemente até me encontrar. 
18 Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso. 



Semicont: Salmos 66:1-12; Jeremias 25:1-14; 2 Timóteo 1:13-18

Salmos 66:1-12  Jubilate Deo   (LOC)
LEVANTEM  a DEUS vozes de júbilo * todas as terras!
2 Cantem para honra de seu Nome; * rendam-lhe glória em cânticos de louvor;
3 Digam a Deus: Quão tremendos são teus feitos! * Pelo teu grande poder a ti se submetem quem contende contra ti.
4 A ti adore toda a terra e a ti cante louvores; * cantem louvores a teu Nome.
5 Venham e vejam as obras de Deus; * tremendo é ele em seus feitos para com a humanidade!
6 Converteu o mar em terra enxuta; * passaram a pé através do rio; aí nos alegramos nele.
7 Pelo seu poder, ele impera eternamente; seus olhos vigiam as nações; * não se exaltem na rebeldia!
8 Bendigam, ó povos, a nosso Deus; * façam ouvir voz de vocês em seu  louvor.
9 Ele preserva com vida nossa alma; * e não permite que nosso pé vacile.
10 Tu, ó Deus, nos tens posto à prova; * purificaste-nos como se prova a prata no fogo.
11 Meteste-nos em cadeias; * pesada carga puseste sobre nossos ombros.
12 Sofremos opressão, passando pela água e pelo fogo; * mas nos trouxeste para um lugar de refrigério.

Jeremias 25:1-14
1 A palavra veio a Jeremias a respeito de todo o povo de Judá no quarto ano de Jeoa­quim, filho de Josias, rei de Judá, que foi o primeiro ano de Nabucodonosor, rei da Babilô­nia. 
2 O que o profeta Jeremias anunciou a todo o povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém foi isto: 
3 "Durante vinte e três anos a palavra do Senhor tem vindo a mim, desde o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje. E eu a tenho anunciado a vocês, dia após dia, mas vocês não me deram ouvidos. 
4 "Embora o Senhor tenha enviado a vocês os seus servos, os profetas, dia após dia, vocês não os ouviram nem lhes deram atenção 
5 quando disseram: 'Converta-se cada um do seu caminho mau e de suas más obras, e vocês permanecerão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus antepassados para sempre. 
6 Não sigam outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los; não provoquem a minha ira com ídolos feitos por vocês. E eu não trarei desgraça sobre vocês'. 
7 " 'Mas vocês não me deram ouvidos e me provocaram à ira com os ídolos que fize­ram, trazendo desgraça sobre vocês mesmos', decla­ra o Senhor. 
8 "Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: 'Visto que vocês não ouviram as minhas palavras, 
9 convocarei todos os povos do norte e o meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia', declara o Senhor, 'e os trarei para atacar esta terra, os seus habitantes e todas as nações ao redor. Eu os destruirei completamente e os farei um objeto de pavor e de zombaria, e uma ruína permanente. 
10 Darei fim às vozes de júbilo e de alegria, às vozes do noivo e da noiva, ao som do moinho e à luz das candeias. 
11 Toda esta terra se tornará uma ruína desolada, e essas nações estarão sujeitas ao rei da Babilônia durante setenta anos. 
12 " 'Quando se completarem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e a sua nação, a terra dos babilônios, por causa de suas iniqui­dades", declara o Senhor, 'e a deixarei arrasa­da para sempre. 
13 Cumprirei naquela terra tudo o que falei contra ela, tudo o que está escrito neste livro e que Jeremias profetizou contra todas as nações. 
14 Porque os próprios babilônios serão escravizados por muitas nações e grandes reis; eu lhes retribuirei conforme as suas ações e as suas obras' ". 

2Timóteo 1:13-18 
13 Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. 
14 Quanto ao que lhe foi confiado, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós. 
15 Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes. 
16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso; 
17 ao contrário, quando chegou a Roma, procurou-me diligentemente até me encontrar. 
18 Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal