DFP63C - Próprio 22

 DFP63C Domingo, Próprio 22 - TC27 - ANO C: 

Semicont: Lamentações 1:1-6; Lamentações 3:19-26 ou Salmo 137; II Timóteo 1:1-14; Lucas 17:5-10 

Complem: Habacuque 1:1-4;2:1-4; Salmo 37:1-9; II Timóteo 1:1-14; Lucas 17:5-10

Próprio 22, domingo de 2 a 8 de outubro – Tempo Comum 27

Sempiterno Deus, que sempre estás mais pronto a ouvir do que nós a suplicar, e nos dás mais do que desejamos ou merecemos; derrama sobre nós a tua misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando- nos as bênçãos que não somos dignos de pedir, senão pelos merecimentos de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

ANO C: Lamentações 1:1-6; Lamentações 3:19-26 ou Salmo 137; II Timóteo 1:1-14; Lucas 17:5-10 OU Habacuque 1:1-4;2:1-4; Salmo 37:1-9; II Timóteo 1:1-14; Lucas 17:5-10


Lamentações 1:1-6
1* Ai! Como está solitária a capital do povo! A primeira entre as nações está como viúva. Quem era líder entre os povos, agora paga tributo.
2  Banhada em lágrimas a face, passa a noite chorando. De todos os seus amantes, não há nenhum que a console. Todos os seus aliados a traíram, tornando-se para ela inimigos.
3  Judá foi para o exílio, humilhada e em dura escravidão; foi morar entre as nações, onde não encontra mais repouso. Seus perseguidores a alcançaram em lugares sem saída. 
4  Estão de luto os caminhos de Sião: ninguém vem para as festas. Todas as suas portas estão desertas e seus sacerdotes choram; as suas virgens estão aflitas e ela na amargura.
5  Seus opressores a venceram, seus inimigos estão felizes, porque Javé a castigou, por suas numerosas revoltas. Até suas crianças são levadas como escravas à frente do opressor.
6  A cidade de Sião perdeu toda a sua beleza! Seus chefes parecem animais que não acham pastagem; caminhavam sem forças, empurrados pelas costas.


Lamentações 3:19-26 
19 Lembra-te de minha miséria e sofrimento, o fel que me envenena.
20 Guardo triste essa lembrança e me sinto abatido.
21 Mas existe alguma coisa que eu lembro e me dá esperança:
22 o amor de Javé não acaba jamais e sua compaixão não tem fim.
23 Pelo contrário, renovam-se a cada manhã: «Como é grande a tua fidelidade!»
24 Digo a mim mesmo: «Javé é minha herança», por isso nele espero.
25 Javé é bom para os que nele esperam e o procuram.
26 É bom esperar em silêncio a salvação de Javé.

ou 

Salmo 137 Super flumina     (LOC)
JUNTO aos rios de Babilônia, ali nos assentamos a chorar, * com saudades de Sião.
2 Nos salgueiros frondosos que ali existem * penduramos as nossas harpas.
Pois os que nos levaram cativos nos pediam canções, e nossos opressores, alegria, dizendo: * Cantem-nos das canções de Sião.
4 Como entoaríamos o cântico do SENHOR * em terra estranha?
5 Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, * esqueça-me eu também da minha mão direita.
6 Apegue-se-me a língua ao céu da boca, * se eu me esquecer de ti; se à minha maior alegria não preferir Jerusalém,
7 Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom, pois no dia da ruína de Jerusalém diziam: * Devastem-na, arrasem-na até os alicerces.
8 Ó filha de Babilônia desolada, * feliz o que te der o pago do que nos fizeste sofrer! 
9 Feliz quem se apoderar de ti, * e atirar tuas crianças contra o rochedo.

II Timóteo 1:1-14
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, para anunciar a promessa da vida em Jesus Cristo, 2 ao amado filho Timóteo: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor.
3 Agradeço a Deus, a quem sirvo com consciência limpa como os meus antepassados, enquanto me recordo sempre de você em minhas orações, noite e dia.
4 Quando me lembro das lágrimas que você derramou, sinto grande desejo de revê-lo e, assim, transbordar de alegria. 5 Lembro-me da fé sincera que há em você, a mesma que havia antes na sua avó Lóide, depois em sua mãe Eunice e que agora, estou convencido, também há em você.
* 6 Por esse motivo, o convido a reavivar o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos.
7 De fato, Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sabedoria.
8 Não se envergonhe, portanto, de dar testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro; pelo contrário, participe do meu sofrimento pelo Evangelho, confiando no poder de Deus.
9 Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça. Esta graça nos foi concedida em Jesus Cristo desde a eternidade,
10 mas somente agora foi revelada pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo. Ele não só venceu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho,
11 do qual eu fui constituído anunciador, apóstolo e mestre.
12 Esta é a causa dos males que estou sofrendo. Todavia, não me envergonho, porque sei em quem depositei a minha fé, e estou certo de que ele tem poder para guardar o meu depósito até aquele Dia.
13 Tome por modelo as sãs palavras que você ouviu de mim, com a fé e o amor que estão em Jesus Cristo.
14 Guarde o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós.


Lucas 17:5-10 
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!»
6 O Senhor respondeu: «Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês.
7 Se alguém de vocês tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Venha depressa para a mesa’?
8 Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepare-me o jantar, cinja-se e sirva-me, enquanto eu como e bebo; depois disso você vai comer e beber’?
9 Será que vai agradecer ao empregado, porque este fez o que lhe havia mandado?
10 Assim também vocês: quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: ‘Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.»


Complem: Habacuque 1:1-4;2:1-4; Salmo 37:1-9; II Timóteo 1:1-14; Lucas 17:5-10 

Habacuque 1:1-4;2:1-4
1 Oráculo que o profeta Habacuc recebeu em visão.
2 Até quando, Javé, vou pedir socorro, sem que me escutes? Até quando clamarei a ti: «Violência!» sem que tu me tragas a salvação?
3 Por que me fazes ver o crime e contemplar a injustiça? Opressão e violência estão à minha frente; surgem processos e levantam-se rixas.
4 Por isso, a lei perde a força e o direito nunca aparece. O ímpio cerca o justo e o direito aparece distorcido.
Habacuque 2:1-4
1 Vou ficar de guarda, em pé sobre a muralha; vou ficar espiando para perceber o que Javé vai me falar, para ver como vai responder à queixa que eu fiz.
2 Então Javé me respondeu: «Escreva esta visão, grave com clareza em tabuinhas, para que se possa ler facilmente.
3 É uma visão sobre um tempo determinado, fala de um prazo e não vai decepcionar. Se demorar, espere-a, pois certamente ela virá e não atrasará.
4 Quem não é correto vai morrer, enquanto o justo viverá por sua fidelidade».


Salmo 37:1-9 Noli aemulari (LOC)

NÃO te indignes à vista de gente  malfeitora; * nem tenhas inveja de quem pratica maldade.
2 Porque  breve serão cortadas como a relva; * e, como a erva verde, murcharão.
3 Confia no SENHOR e pratica o bem; * habita na terra e alimenta-te da verdade.
4 Alegra-te no SENHOR; * que ele satisfará os desejos de teu coração. 
5 Entrega ao SENHOR o teu caminho; * nele deposita a tua confiança e ele fará o mais.
6 Fará resplandecer como a aurora a tua justiça; * e, como a luz do meio dia, o teu direito.
7 Descansa no SENHOR e espera nele; * não te irrites à vista do que prospera, à presença do que executa planos de maldade.
8 Reprime a cólera e depõe a ira; * não te impacientes, que só de quem pratica maldade é isso próprio.
9 Porquanto as pessoas malfeitoras serão destruídas; * mas quem espera no SENHOR herdará a terra.


II Timóteo 1:1-14
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, para anunciar a promessa da vida em Jesus Cristo, 2 ao amado filho Timóteo: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor.
3 Agradeço a Deus, a quem sirvo com consciência limpa como os meus antepassados, enquanto me recordo sempre de você em minhas orações, noite e dia. 4 Quando me lembro das lágrimas que você derramou, sinto grande desejo de revê-lo e, assim, transbordar de alegria. 5 Lembro-me da fé sincera que há em você, a mesma que havia antes na sua avó Lóide, depois em sua mãe Eunice e que agora, estou convencido, também há em você. 
* 6 Por esse motivo, o convido a reavivar o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos. 7 De fato, Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sabedoria. 8 Não se envergonhe, portanto, de dar testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro; pelo contrário, participe do meu sofrimento pelo Evangelho, confiando no poder de Deus. 9 Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça. Esta graça nos foi concedida em Jesus Cristo desde a eternidade, 10 mas somente agora foi revelada pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo. Ele não só venceu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho, 11 do qual eu fui constituído anunciador, apóstolo e mestre. 12 Esta é a causa dos males que estou sofrendo. Todavia, não me envergonho, porque sei em quem depositei a minha fé, e estou certo de que ele tem poder para guardar o meu depósito até aquele Dia. 13 Tome por modelo as sãs palavras que você ouviu de mim, com a fé e o amor que estão em Jesus Cristo. 14 Guarde o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós.


Lucas 17:5-10
 5 Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!» 6 O Senhor respondeu: «Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês.
7 Se alguém de vocês tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Venha depressa para a mesa’? 8 Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepare-me o jantar, cinja-se e sirva-me, enquanto eu como e bebo; depois disso você vai comer e beber’? 9 Será que vai agradecer ao empregado, porque este fez o que lhe havia mandado? 10 Assim também vocês: quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: ‘Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal