Odc298 Sábado

Odc298 Sábado  
Compl: Salmo 37:1-9; Isaías 7:1-9; Mateus 20:29-34 
Semicont: Lamentações 3:19-26; Lamentações 1:7-15; Mateus 20:29-34 

Compl: Salmo 37:1-9; Isaías 7:1-9; Mateus 20:29-34 

Salmo 37:1-9 Noli aemulari  (LOC)
NÃO te indignes à vista de gente  malfeitora; * nem tenhas inveja de quem pratica maldade.
2 Porque  breve serão cortadas como a relva; * e, como a erva verde, murcharão.
3 Confia no SENHOR e pratica o bem; * habita na terra e alimenta-te da verdade.
4 Alegra-te no SENHOR; * que ele satisfará os desejos de teu coração.
s Entrega ao SENHOR o teu caminho; * nele deposita a tua confiança e ele fará o mais.
6 Fará resplandecer como a aurora a tua justiça; * e, como a luz do meio dia, o teu direito.
7 Descansa no SENHOR e espera nele; * não te irrites à vista do que prospera, à presença do que executa planos de maldade.
8 Reprime a cólera e depõe a ira; * não te impacientes, que só de quem pratica maldade é isso próprio.
9 Porquanto as pessoas malfeitoras serão destruídas; * mas quem espera no SENHOR herdará a terra.

Isaías 7:1-9
O sinal de Emanuel
1 Quando Acaz - filho de Jotão e neto de Uzias - era rei de Judá, o rei Rezim - da Síria - e Peca - filho de Remalias, rei de Israel - atacaram Jerusalém, mas não puderam vencê-la.
2 Informaram ao rei: "A Síria montou acampamento em Efraim". Com isso o coração de Acaz e do seu povo agitou-se, como as árvores da floresta agitam-se com o vento.
3 Então o Senhor disse a Isaías: "Saia e leve seu filho Sear-Jasube. Vá encontrar-se com Acaz no final do aqueduto do açude Superior, na estrada que vai para o campo do Lavandeiro.
4 Diga a ele: Tenha cuidado, acalme-se e não tenha medo. Que o seu coração não desanime por causa do furor destes restos de lenha fumegantes: Rezim, a Síria e o filho de Remalias.
5 "Porque a Síria, Efraim e o filho de Remalias têm tramado a sua ruína, dizendo:
6 'Vamos invadir o reino de Judá; vamos rasgá-lo e dividi-lo entre nós, e fazer o filho de Tabeel reinar sobre ele' ".
7 Assim diz o Soberano, o Senhor:"Não será assim,isso não acontecerá,
8 pois a cabeça da Síria é Damasco,e a cabeça de Damasco é Rezim.Em sessenta e cinco anos Efraim ficará muito arruinado para ser um povo.
9 A cabeça de Efraim é Samaria,e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão!"

Mateus 20:29-34 
29 Ao saírem de Jericó, uma grande multidão seguiu Jesus.
30 Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!"
31 A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!"
32 Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: "O que vocês querem que eu faça?"
33 Responderam eles: "Senhor, queremos que se abram os nossos olhos".
34 Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.


Semicont: Lamentações 3:19-26; Lamentações 1:7-15; Mateus 20:29-34

Lamentações 3:19-26
19 Lembro-me da minha aflição
e do meu delírio,
da minha amargura e do meu pesar.
20 Lembro-me bem disso tudo,
e a minha alma desfalece dentro de mim.
21 Todavia, lembro-me também
do que pode me dar esperança:
22 Graças ao grande amor do Senhor
é que não somos consumidos,
pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
23 Renovam-se cada manhã;
grande é a sua fidelidade!
24 Digo a mim mesmo:
A minha porção é o Senhor;
portanto, nele porei a minha esperança.
25 O Senhor é bom para com aqueles
cuja esperança está nele,
para com aqueles que o buscam;
26 é bom esperar tranquilo
pela salvação do Senhor.

Lamentações 1:7-15
7 Nos dias da sua aflição e do seu desnorteio,
Jerusalém se lembra de todos os tesouros
que lhe pertenciam nos tempos passados.
Quando o seu povo caiu nas mãos do inimigo,
ninguém veio ajudá-la.
Seus inimigos olharam para ela
e zombaram da sua queda.
8 Jerusalém cometeu graves pecados;
por isso tornou-se impura.
Todos os que a honravam agora a desprezam,
porque viram a sua nudez;
ela mesma geme e se desvia deles.
9 Sua impureza prende-se às suas saias;
ela não esperava que chegaria o seu fim.
Sua queda foi surpreendente;
ninguém veio consolá-la.
"Olha, Senhor, para a minha aflição,
pois o inimigo triunfou."
10 O adversário saqueia todos os seus tesouros;
ela viu nações pagãs entrarem
em seu santuário,
sendo que tu as tinhas proibido
de participar das tuas assembleias.
11 Todo o seu povo se lamenta
enquanto vai em busca de pão;
e, para sobreviverem,
trocam tesouros por comida.
"Olha, Senhor, e considera,
pois tenho sido desprezada.
12 Vocês não se comovem,
todos vocês que passam por aqui?
Olhem ao redor e vejam
se há sofrimento maior do que
o que me foi imposto,
e que o Senhor trouxe sobre mim
no dia em que se acendeu a sua ira.
13 Do alto ele fez cair fogo
sobre os meus ossos.
Armou uma rede para os meus pés
e me derrubou de costas.
Deixou-me desolada,
e desfalecida o dia todo.
14 Os meus pecados foram
amarrados num jugo;
suas mãos os ataram todos juntos
e os colocaram em meu pescoço;
o Senhor abateu a minha força.
Ele me entregou àqueles
que não consigo vencer.
15 O Senhor dispersou todos os guerreiros
que me apoiavam;
convocou um exército contra mim
para destruir os meus jovens.
O Senhor pisou no seu lagar
a virgem, a cidade de Judá.

Mateus 20:29-34 
29 Ao saírem de Jericó, uma grande multidão seguiu Jesus.
30 Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!"
31 A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!"
32 Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: "O que vocês querem que eu faça?"
33 Responderam eles: "Senhor, queremos que se abram os nossos olhos".
34 Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal