Odc258 Terça-feira

Odc258 Terça-feira: 
Complementares: Salmo 32; Jeremias 25:15-29; Atos 7:44-53 
Semicontínuas:  Salmo 74; Isaías 5:24-30; Atos 7:44-53

Salmo 32 Beati quorum
FELIZ daquele cuja transgressão é perdoada, * e cujo pecado é coberto.
2 Feliz a quem o SENHOR não atribui maldade, * e em cujo espírito não há fraude.
3 Mesmo guardando silêncio, meus anos se consumiam, * também no meu gemer de manhã à tarde.
4 Pois dia e noite sobre mim pesava a tua mão; * minha seiva secava ao calor do verão.
5 Confessei-te então meu pecado; minha maldade não ocultei. * Disse eu: Confessarei ao SENHOR minhas transgressões e tu perdoaste as minhas faltas.
6 Portanto, a pessoa piedosa orará a ti, a tempo de poder encontrar-te; * e no transbordar das águas, elas não o atingirão.
7 Tu és para mim um lugar secreto; da tribulação me preservas; * tu me cercas de alegres cantos de libertação.
8 Eu te Instruirei  e te guiarei no caminho que deves seguir; * olharei por ti, tendo-te debaixo de minha vista.
9 Não sejam como quem não tem entendimento, * que carecem de força para obedecerem.
10 Muitos pesares terá de curtir quem pratica a maldade; * mas quem confia no SENHOR terá misericórdia.
11 Alegrem-se no SENHOR e exultem, ó pessoas  justas; * cantem de júbilo todas vocês, que têm um coração reto!


Jeremias 25:15-29 A taça da ira de Deus
15 Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: "Pegue de minha mão este cálice com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio.
16 Quan­do o beberem, ficarão cambaleando, enlouquecidas por causa da espada que enviarei contra elas".
17 Então peguei o cálice da mão do Senhor, e fiz com que dele bebessem todas as nações às quais o Senhor me enviou:
18 Jerusa­lém e as cidades de Judá, seus reis e seus líderes, para fazer deles uma desolação e um objeto de pavor, zombaria e maldição, como hoje aconte­ce;
19 o faraó, o rei do Egito, seus conselheiros e seus líderes, todo o seu povo
20 e todos os estrangeiros que lá residem; todos os reis de Uz; todos os reis dos filisteus: de Ascalom, Gaza, Ecrom e o povo que restou em Asdode;
21 Edom, Moabe e os amonitas,
22 os reis de Tiro e de Sidom; os reis das ilhas e das terras de além-mar;
23 Dedã, Temá, Buz e todos os que rapam a cabeça;
24 e os reis da Arábia e todos os reis dos estrangeiros que vivem no deserto;
25 todos os reis de Zinri, de Elão e da Média;
26 e todos os reis do norte, próximos ou distantes, um após outro; e todos os reinos da face da terra. Depois de todos eles, o rei de Sesaque também beberá do cálice.
27 "A seguir diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Bebam, embriaguem-se, vomitem, caiam e não mais se levantem, por causa da espada que envio no meio de vocês.
28 Mas, se eles se recusarem a beber, diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vocês vão bebê-lo!
29 Começo a trazer desgraça sobre a cidade que leva o meu nome; e vocês sairiam impunes? De maneira alguma ficarão sem castigo! Estou trazendo a espada contra todos os habitantes da terra", declara o Senhor dos Exércitos.

Atos 7:44-53
44 "No deserto os nossos antepassados tinham o tabernáculo da aliança, que fora feito segundo a ordem de Deus a Moisés, de acordo com o modelo que ele tinha visto.
45 Tendo recebido o tabernáculo, nossos antepassados o levaram, sob a liderança de Josué, quando tomaram a terra das nações que Deus expulsou de diante deles. Esse tabernáculo permaneceu nesta terra até a época de Davi,
46 que encontrou graça diante de Deus e pediu que ele lhe permitisse providenciar uma habitação para o Deus de Jacó.
47 Mas foi Salomão quem lhe construiu a casa.
48 "Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta:
49 " 'O céu é o meu trono;
a terra,
o estrado dos meus pés.
Que espécie de casa
vocês me edificarão?
diz o Senhor,
ou, onde seria
meu lugar de descanso?
50 Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?'
51 "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!
52 Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos -
53 vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram".

Semicontínuas:

Salmo 74 Ut quid, Deus?
Ó DEUS, por que nos rejeitas para sempre? * Por que te iras contra as ovelhas de teu rebanho? 
2 Lembra-te da congregação que adquiriste desde a antigüidade; * da família que remiste e do monte Sião, que tens habitado.
3 Atenta para as perpétuas ruínas, * para todo o mal que o inimigo tem feito no santuário.
4 Quem é contra ti esbraveja  no meio de teu templo, * e ali põem as suas insígnias por sinais.
5 Assemelham-se a quem, de machado erguido, * abre trilhas através de espessa mata.
6 E as obras de escultura * vão despedaçando a machado e martelo.
7 Lançaram fogo ao teu santuário; * profanaram, derrubando até o chão, o tabernáculo do teu Nome.
8 Disseram no seu coração: Vamos acabar com tudo! * incendiaram todas as casas de Deus na terra.
9 Já não vemos os nossos símbolos, já não há quem profetize; * nem há entre nós quem saiba até quando isso durará.
10 Até quando, ó Deus, te ultrajará quem é contra ti? * Blasfemará quem te quer mal o teu Nome para sempre?
11 Por que retiras a tua mão? * Levanta-a e afasta esta gente.
12 Todavia, Deus é o meu Rei desde a antigüidade, * operando a salvação no meio da terra.
13 Pelo teu poder dividiste o mar; * abateste os monstros sobre as águas.
14 Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, * e o deste por alimento aos animais do deserto.
15 Abriste fontes e torrentes; * e rios perenes fizeste secar.
16 O dia e a noite são teus; * formaste a luz e o sol.
17 Estabeleceste os limites da terra; * verão e inverno tu os formaste.
18 Lembra-te disto: Que o inimigo afrontou ao SENHOR; * e que um povo insensato blasfemou o seu Nome.
19 Não entregues às feras a alma das pessoas inocentes; * não te esqueças da vida das tuaspessoas aflitas.
20 Atende à tua aliança; * pois há lugares tenebrosos na terra, que são morada de violência.
21 Não volte com vergonha quem sofre a opressão; * louvem o teu Nome as pessoas aflitas e necessitadas.
22 Exalta-te, ó Deus, e pleiteia a tua própria causa; * lembra-te de como as pessoas insensatas te ultrajam cada dia.
23 Não te esqueças da gritaria de quem é contra ti; * o tumulto crescente de quem se levanta contra ti.

Isaías 5:24-30
24 Por isso, assim como a palha
é consumida pelo fogo
e o restolho é devorado pelas chamas,
assim também as suas raízes apodrecerão
e as suas flores, como pó,
serão levadas pelo vento;
pois rejeitaram
a lei do Senhor dos Exércitos,
desprezaram a palavra do Santo de Israel.
25 Por tudo isso a ira do Senhor
acendeu-se contra o seu povo,
e ele levantou sua mão para os ferir.
Os montes tremeram,
e os seus cadáveres
estão como lixo nas ruas.
Apesar disso tudo,
a ira dele não se desviou;
sua mão continua erguida.
26 Ele levanta uma bandeira
convocando uma nação distante
e assobia para um povo
dos confins da terra.
Aí vêm eles rapidamente!
27 Nenhum dos seus soldados
se cansa nem tropeça,
nenhum deles cochila nem dorme,
nenhum afrouxa o cinto,
nenhum desamarra a correia das sandálias.
28 As flechas deles estão afiadas,
preparados estão todos
os seus arcos;
os cascos dos seus cavalos
são duros como pedra,
as rodas de seus carros
são como um furacão.
29 O rugido deles é como o do leão;
rugem como leões ferozes;
rosnam enquanto se apoderam da presa
e a arrastam
sem que ninguém possa livrá-la.
30 Naquele dia, rugirão sobre Judá
como o rugir do mar.
E, se alguém olhar para a terra de Israel,
verá trevas e aflição;
até a luz do dia
será obscurecida pelas nuvens.

Atos 7:44-53
44 "No deserto os nossos antepassados tinham o tabernáculo da aliança, que fora feito segundo a ordem de Deus a Moisés, de acordo com o modelo que ele tinha visto.
45 Tendo recebido o tabernáculo, nossos antepassados o levaram, sob a liderança de Josué, quando tomaram a terra das nações que Deus expulsou de diante deles. Esse tabernáculo permaneceu nesta terra até a época de Davi,
46 que encontrou graça diante de Deus e pediu que ele lhe permitisse providenciar uma habitação para o Deus de Jacó.
47 Mas foi Salomão quem lhe construiu a casa.
48 "Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta:
49 " 'O céu é o meu trono;
a terra,
o estrado dos meus pés.
Que espécie de casa
vocês me edificarão?
diz o Senhor,
ou, onde seria
meu lugar de descanso?
50 Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?'
51 "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!
52 Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos -
53 vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal