ODC253 QUARTA

 Odc253 Quarta-feira: 
Complementares: Salmo 89:1-18; Jeremias 33:14-26; Lucas 12:41-48 
Semicontínuas: Salmo 11; Isaías 24:14-23; Lucas 12:41-48 

Complementares: 

Salmo 89:1-18   Misericordias Domini
CANTAREI para sempre os benefícios do SENHOR; * proclamarei tua fidelidade a todas as gerações.
2 Porquanto eu disse: A graça será edificada para sempre; * no próprio céu estabelecerá tua fidelidade.
3 Fiz uma aliança com o meu escolhido; * jurei ao meu servo Davi dizendo:
4 A tua descendência estabelecerei para sempre; * e firmarei o teu trono por todas as gerações.
5 Os céus louvarão as tuas maravilhas, ó SENHOR; * e também tua fidelidade na congregação dos santos.
6 Pois nos céus quem pode comparar-se ao SENHOR? * Quem, entre a descendência das divindades, é semelhante ao SENHOR?
7 Deus se eleva como o maior na assembléia das pessoas santas; * e é reverenciado por todas pessoas que o cercam.
8 Ó SENHOR DEUS das Celestes hostes, quem, como tu, é poderoso? * Pois tua fidelidade te envolve.
9 Tu dominas o mar agitado; *e aplacas o furor das suas ondas.
10 Abateste o Egito como quem está ferido de morte, * com o teu braço poderoso dispersaste quem era contra ti.
11 Os céus são teus e a terra também é tua; * o mundo e sua plenitude tu os fundaste.
12 O Norte e o Sul tu os criaste; * O Tabor e o Hermom alegram-se em teu Nome.
13 Teu braço é armado de poder; * forte é tua mão, elevada tua destra.
14 Justiça e direito são o fundamento de teu trono; * graça e verdade seguem adiante de tua face.
15 Feliz é o povo que conhece as aclamações da alegria; * e caminha, ó SENHOR, à luz da tua presença.
16 Em teu Nome se regozija todo o dia; * e será exaltado em tua justiça.
17 Porquanto és tu a glória de sua força, * e em teu favor nosso poder se exalta.
18 Ao SENHOR pertence o nosso escudo; * e ao Santo de Israel o nosso Rei.

Jeremias 33:14-26
14 "Dias virão", declara o Senhor, "em que cumprirei a promessa que fiz à comunidade de Israel e à comunidade de Judá.
15 "Naqueles dias e naquela época
farei brotar um Renovo justo
da linhagem de Davi;
ele fará o que é justo e certo na terra.
16 Naqueles dias, Judá será salva
e Jerusalém viverá em segurança,
e este é o nome pelo qual
ela será chamada:
O Senhor é a Nossa Justiça".
17 Porque assim diz o Senhor: "Davi jamais deixará de ter um descendente que se assente no trono de Israel,
18 nem os sacerdotes, que são levitas, deixarão de ter descendente que esteja diante de mim para oferecer, continuamen­te, holocaustos, queimar ofertas de cereal e apresentar sacrifícios".
19 O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias:
20 "As­sim diz o Senhor: Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e a minha aliança com a noite, de modo que nem o dia nem a noite aconteçam no tempo que está deter­minado para vocês,
21 então poderá ser quebrada a minha aliança com o meu servo Davi, e neste caso ele não mais terá um descendente que reine no seu trono; e também será quebrada a minha aliança com os levitas que são sacerdotes e que me servem.
22 Farei os descendentes do meu servo Davi e os levitas, que me servem, tão numerosos como as estrelas do céu e incontáveis como a areia das praias do mar".
23 O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias:
24 "Você reparou que essas pessoas estão dizen­do que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o consideram como nação".
25 Assim diz o Senhor: "Se a minha aliança com o dia e com a noite não mais vigorasse, se eu não tivesse estabelecido as leis fixas do céu e da terra,
26 en­tão eu rejeitaria os descendentes de Jacó e do meu servo Davi e não escolheria um dos seus descendentes para que governasse os descen­dentes de Abraão, de Isaque e de Jacó. Mas eu restaurarei a sorte deles e lhes manifestarei a minha compaixão".

Lucas 12:41-48
41 Pedro perguntou: "Senhor, estás contando esta parábola para nós ou para todos?"
42 O Senhor respondeu: "Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?
43 Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
44 Garanto que ele o encarregará de todos os seus bens.
45 Mas suponham que esse servo diga a si mesmo: 'Meu senhor se demora a voltar', e então comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se.
46 O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.
47 "Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.
48 Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.

Semicontínuas: 

Salmo 11
  In Domino confido
NO SENHOR  tenho posto a minha confiança; * como dizes à minha alma: Foge, qual pássaro, para a montanha?
2 Eis que pessoas más armam o arco e ajustam a flecha no cordel; * para dispararem, do escuro, contra as de reto coração.
3 Ora, se os alicerces forem destruídos, * que pode, então, quem pratica a justiça?
4 O SENHOR está no seu santo templo, * e tem nos céus o seu trono.
5 Seus olhos contemplam e sondam a humanidade; o SENHOR prova a pessoa justa; * mas aborrece a quem pratica a perversidade e quem usa de violência.
6 Castigos severos sobrevirão às pessoas más; * tal será a sua parte.
7 Pois o SENHOR é justo e ama a justiça; * e quem vive na íntegridade verá a sua face.

Isaías 24:14-23
14 Erguem as vozes, cantam de alegria;
desde o ocidente aclamam
a majestade do Senhor.
15 Deem glória, pois, ao Senhor no oriente,
e nas ilhas do mar exaltem
o nome do Senhor, o Deus de Israel.
16 Desde os confins da terra
ouvimos cantar:
"Glória seja dada ao Justo!"
Mas eu disse: "Que desgraça!
Que desgraça!
Ai de mim! Os traidores traem!
Os traidores agem traiçoeiramente!"
17 Pavor, cova e laço os aguardam,
ó habitantes da terra!
18 Quem fugir ao grito de terror
cairá na cova;
quem sair da cova será pego no laço.
Abertas estão as comportas dos céus;
tremem os alicerces da terra.
19 A terra foi despedaçada,
está destruída,
totalmente abalada!
20 A terra cambaleia como um bêbado,
balança como uma cabana ao vento;
tão pesada sobre ela é a culpa
de sua rebelião
que ela cai para nunca mais se levantar!
21 Naquele dia, o Senhor castigará
os poderes em cima nos céus
e os reis embaixo na terra.
22 Eles serão arrebanhados
como prisioneiros numa masmorra,
trancados numa prisão
e castigados depois de muitos dias.
23 A lua ficará humilhada,
e o sol, envergonhado;
pois o Senhor dos Exércitos reinará
no monte Sião e em Jerusalém,
glorioso na presença dos seus líderes!

Lucas 12:41-48
41 Pedro perguntou: "Senhor, estás contando esta parábola para nós ou para todos?"
42 O Senhor respondeu: "Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?
43 Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
44 Garanto que ele o encarregará de todos os seus bens.
45 Mas suponham que esse servo diga a si mesmo: 'Meu senhor se demora a voltar', e então comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se.
46 O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.
47 "Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.
48 Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal