Odc246 Terça

 Odc246 Terça: 
Complementares:Salmos 127; Eclesiastes 3:16--4:8; Colossenses 4:2-6
Semicontínuas: Salmo 60; Oséias 13:1-16; Colossenses 4:2-6

Salmo 127 Nisi Dominus (LOC)
SE O SENHOR não edificar a casa, em vão trabalha quem a edifica. * Se o SENHOR não olhar pela cidade, * em vão vigia a sentinela.
2 Inútil lhes será levantar de madrugada, repousar tarde e comer o pão da fadiga, * porquanto dá o sono a quem ele ama. 
3 Eis que os filhos e filhas são herança do SENHOR, * são uma recompensa.
4 Quais flechas na mão dum valente, * tais são os filhos da juventude.
5 Feliz quem combate e delas tem cheia a sua aljava! * Não se envergonhará, quando à porta lutar com os seus inimigos.

Eclesiastes 3:16--4:8  (KJ)
16 E além do mais, vi debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniquidade.
17 Eu disse em meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porquanto há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.
18 Eu disse em meu coração, a respeito da condição dos filhos dos homens, que Deus os manifestaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos animais.
19 Porque o que recai sobre os filhos dos homens, também recai sobre os animais, e lhes sucede a mesma coisa; assim como morre um, também morre o outro; porque todos têm o mesmo fôlego, de modo que o homem não tem preeminência sobre um animal; porquanto tudo é vaidade.
20 Todos vão para um lugar; todos são do pó, e todos voltam ao pó.
21 Quem conhece o espírito do homem que vai para cima, e o espírito do animal que vai para baixo da terra?
22 Assim percebo que não há coisa melhor para o homem do que alegrar-se nas suas próprias obras, porque essa é a sua porção; porque quem o fará voltar para ver o que será depois dele?
Eclesiastes 4:1-8
1 Então retornei, e considerei todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas daqueles que foram oprimidos, e eles não tinham um consolador, e ao lado dos seus opressores havia poder; mas eles não tinham um consolador.
2 Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que ainda vivem.
3 Sim, melhor do que estes está aquele que ainda não existe; aquele que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.
4 Novamente, considerei todo o trabalho, e toda a obra correta, pela qual um homem é invejado pelo seu próximo. Isto também é vaidade e angústia de espírito.
5 O tolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne.
6 Melhor é a mão cheia de quietude do que ambas as mãos cheias com trabalho, e angústia de espírito.
7 Então retornei, e vi vaidade debaixo do sol.
8 Há somente um, e não há um segundo; sim ele não tem filho ou irmão; e contudo não há fim para todo o seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; e nem ele diz: Para quem eu trabalho, e privo a minha alma do que é bom? Isto também é vaidade, sim, é um trabalho doloroso.

Colossenses 4:2-6
2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; 
3 orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; 
4 que eu possa manifestar isso, como eu devo falar. 
5 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. 
6 A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada homem.

Semicontínuas:

Salmo 60   Deus, repulisti nos
Ó DEUS, tu nos rejeitaste, tu nos espalhaste; * ainda que irado, volta-te para nós!
2 Abalaste a terra e a fendeste; * repara as suas ruínas: pois ela ameaça ruir.
3 Provaste duramente o teu povo; * bebemos o vinho que atordoa.
4 Deste um estandarte a quem te teme * para o arvorarem no alto por amor da verdade.
5 Para que as pessoas que tu amas sejam livres, * salva-nos com a tua mão e ouve-nos.
6 Deus falou no seu santuário, dizendo: * Eu exultarei; repartirei a Siquém e medirei o vale das tendas.
7 Meu é Gileade e meu é Manassés; * Efraim é a defesa de minha cabeça; Judá é o meu cetro.
8 Moabe é a bacia em que me lavo* sobre Edom lançarei o meu sapato; alegra-te, ó Filistéia, por minha causa.
9 Quem me conduzirá à cidade forte? * Quem me guiará até Edom?
10 Quem, senão tu, ó DEUS, que nos desamparaste? * E não sairás mais com os nossos exércitos?
11 Dá-nos auxílio na angústia, * porque inútil é o socorro humano. 
12 Em DEUS realizaremos grandes ações; * porque Ele é quem vencerá quem é contra nós.

Oséias 13:1-16  (KJ)
1 Quando Efraim falou tremendo, ele se exaltou em Israel; mas quando pecou em Baal, ele morreu. 
2 E agora eles pecam cada vez mais, e da sua prata fizeram uma imagem de fundição e ídolos segundo o seu entendimento, todos obra de artífices, dos quais dizem: Os homens que sacrificam beijem os bezerros. 
3 Por isso, serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que logo passa; como a palha que o redemoinho lança do chão, e como a fumaça da chaminé.
4 Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto, não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador além de mim. 
5 Eu te conheci no deserto, na terra de grande seca. 
6 Em proporção do seu pasto eles se fartaram; estando fartos, o seu coração se exaltou, por isso se esqueceram de mim. 
7 Portanto, serei para eles como leão; como leopardo, no caminho, os espiarei.
8 Eu os encontrarei como uma ursa que é despojada de seus ursinhos, e lhes romperei as teias do seu coração, e ali os devorarei como um leão; as feras do campo os despedaçarão. 
9 Ó Israel, tu destruíste a ti mesmo, mas em mim está a tua ajuda. 
10 Eu serei o teu rei; onde está o outro que te salvará em todas as tuas cidades? E os teus juízes, dos quais disseste: Dá-me rei e príncipes? 
11 Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor. 
12 A iniquidade de Efraim está atada, o seu pecado está escondido.
13 Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz.
14 Eu os redimirei do poder da sepultura, e os resgatarei da morte. Ó morte, eu serei as tuas pragas; ó sepultura, eu serei a tua destruição; o arrependimento está escondido dos meus olhos. 
15 Ainda que ele dê fruto entre seus irmãos, um vento leste virá, o vento do SENHOR subirá do deserto, e a sua nascente se tornará seca, e a sua fonte se esgotará; ele destruirá o tesouro de todos os vasos desejáveis. 
16 Samaria se tornará desolada, porque se rebelou contra o seu Deus; eles cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão cortadas ao meio.

Colossenses 4:2-6
2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; 
3 orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; 
4 que eu possa manifestar isso, como eu devo falar. 
5 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. 
6 A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada homem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal