Odc245 Segunda-feira

 Odc245 Segunda-feira: 
Complementares: Salmos 127; Eclesiastes 2:1-17; Colossenses 3:18-4:1
Semicontínuas: Salmo 60; Oséias 11:12-12:14; Colossenses 3:18-4:1 

Complementares:

Salmo 127 Nisi Dominus
SE O SENHOR não edificar a casa, em vão trabalha quem a edifica. * Se o SENHOR não olhar pela cidade, * em vão vigia a sentinela.
2 Inútil lhes será levantar de madrugada, repousar tarde e comer o pão da fadiga, * porquanto dá o sono a quem ele ama. 
3 Eis que os filhos e filhas são herança do SENHOR, * são uma recompensa.
4 Quais flechas na mão dum valente, * tais são os filhos da juventude.
5 Feliz quem combate e delas tem cheia a sua aljava! * Não se envergonhará, quando à porta lutar com os seus inimigos.

Eclesiastes 2:1-17
1 Eu disse a mim mesmo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil.
2 Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale.
3 Decidi entregar-me ao vinho e à extrava­gância, mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que vale a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.
4 Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.
5 Fiz jardins e pomares e neles plantei todo tipo de árvore frutífera.
6 Construí também reservatórios para irrigar os meus bosques verdejantes.
7 Com­prei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso, tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.
8 Ajun­tei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias dos homens.
9 Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservan­do comigo a minha sabedoria.
10 Não me neguei nada
que os meus olhos desejaram;
não me recusei a dar prazer algum
ao meu coração.
Na verdade, eu me alegrei
em todo o meu trabalho;
essa foi a recompensa
de todo o meu esforço.
11 Contudo, quando avaliei
tudo o que as minhas mãos
haviam feito
e o trabalho que eu tanto me esforçara
para realizar,
percebi que tudo foi inútil,
foi correr atrás do vento;
não há nenhum proveito
no que se faz debaixo do sol.
12 Então passei a refletir na sabedoria,
na loucura e na insensatez.
O que pode fazer o sucessor do rei,
a não ser repetir o que já foi feito?
13 Percebi que a sabedoria
é melhor que a insensatez,
assim como a luz é melhor
do que as trevas.
14 O homem sábio
tem olhos que enxergam,
mas o tolo anda nas trevas;
todavia, percebi
que ambos têm o mesmo destino.
15 Aí fiquei pensando:
O que acontece ao tolo
também me acontecerá.
Que proveito eu tive em ser sábio?
Então eu disse a mim mesmo:
Isso não faz o menor sentido!
16 Nem o sábio, nem o tolo
serão lembrados para sempre;
nos dias futuros
ambos serão esquecidos.
Como pode o sábio morrer
como o tolo morre?
17 Por isso desprezei a vida, pois o trabalho que se faz debaixo do sol pareceu-me muito pesado. Tudo era inútil, era correr atrás do vento.

Colossenses 3:18-4:1 
18 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor.
19 Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura.
20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.
22 Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem o Senhor.
23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
25 Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.
Colossenses 4:1 
1 Senhores, deem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor nos céus.

Semicontínuas:

Salmo 60   Deus, repulisti nos
Ó DEUS, tu nos rejeitaste, tu nos espalhaste; * ainda que irado, volta-te para nós!
2 Abalaste a terra e a fendeste; * repara as suas ruínas: pois ela ameaça ruir.
3 Provaste duramente o teu povo; * bebemos o vinho que atordoa.
4 Deste um estandarte a quem te teme * para o arvorarem no alto por amor da verdade.
5 Para que as pessoas que tu amas sejam livres, * salva-nos com a tua mão e ouve-nos.
6 Deus falou no seu santuário, dizendo: * Eu exultarei; repartirei a Siquém e medirei o vale das tendas.
7 Meu é Gileade e meu é Manassés; * Efraim é a defesa de minha cabeça; Judá é o meu cetro.
8 Moabe é a bacia em que me lavo* sobre Edom lançarei o meu sapato; alegra-te, ó Filistéia, por minha causa.
9 Quem me conduzirá à cidade forte? * Quem me guiará até Edom?
10 Quem, senão tu, ó DEUS, que nos desamparaste? * E não sairás mais com os nossos exércitos?
11 Dá-nos auxílio na angústia, * porque inútil é o socorro humano. 
12 Em DEUS realizaremos grandes ações; * porque Ele é quem vencerá quem é contra nós.

Oséias 11:12-12:14
12 Efraim me cercou de mentiras,
a casa de Israel, de enganos,
e Judá é rebelde contra Deus,
a saber, contra o Santo fiel.
Oséias 12:1-14
1 Efraim alimenta-se de vento;
corre atrás do vento oriental o dia inteiro
e multiplica mentiras e violência.
Faz tratados com a Assíria
e manda azeite para o Egito.
2 O Senhor tem uma acusação
contra Judá,
e vai castigar Jacó
de acordo com os seus caminhos;
de acordo com suas ações
lhe retribuirá.
3 No ventre da mãe segurou
o calcanhar de seu irmão;
como homem lutou com Deus.
4 Ele lutou com o anjo e saiu vencedor;
chorou e implorou o seu favor.
Em Betel teve encontro com Deus,
que ali conversou com ele.
5 Sim, o próprio Senhor,
o Deus dos Exércitos!
Senhor é o nome
pelo qual ficou famoso.
6 Portanto, volte para o seu Deus,
e pratique a lealdade e a justiça;
confie sempre no seu Deus.
7 Como os descendentes de Canaã,
comerciantes que usam
balança desonesta
e gostam muito de extorquir,
8 Efraim orgulha-se e exclama:
"Como fiquei rico e abastado!
Em todos os trabalhos que realizei
não encontrarão em mim
nenhum crime ou pecado".
9 "Mas eu sou o Senhor, o seu Deus,
desde a terra do Egito;
farei vocês voltarem a morar em tendas,
como no dia de suas festas fixas.
10 Eu mesmo falava aos profetas,
dava-lhes muitas visões
e por meio deles falava em parábolas."
11 Como Gileade é ímpia!
Seu povo não vale nada!
Eles sacrificam bois em Gilgal,
mas os seus altares
são como montes de pedras
num campo arado.
12 Jacó fugiu para a terra de Arã;
Israel trabalhou para obter uma mulher;
por ela cuidou de ovelhas.
13 O Senhor usou um profeta
para tirar Israel do Egito
e por meio de um profeta cuidou dele.
14 Efraim amargamente
o provocou à ira;
seu Senhor fará cair sobre ele
a culpa do sangue que derramou
e lhe devolverá o seu desprezo.

Colossenses 3:18-4:1 
18 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor.
19 Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura.
20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.
22 Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem o Senhor.
23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
25 Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.
Colossenses 4:1 
1 Senhores, deem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor nos céus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal