Odc228 Terça-feira:

Odc228 Terça-feira: 
Complementares: Salmo 25:11-20; Provérbios 19:1-17; 1 João 3:11-17 
Semicontínuas: Salmo 7; Amós 4:6-13; 1 João 3:11-17 

Complementares:

Salmo 25:11-20
Ad te, Domine, levavi
11 Por amor de teu Nome, ó SENHOR, * perdoa minha maldade, que é tão grande.
12 A quem teme ao SENHOR, * ensinará ele o caminho que deve escolher.
13 Sua alma permanecerá na felicidade, * e sua descendência possuirá a terra.
14 Os conselhos íntimos do SENHOR são para quem o teme, * e para estas pessoas manifesta o seu pacto.
15 Meus olhos estão sempre postos no SENHOR, * porque ele da armadilha livrará meus pés.
16 Volta-te para mim e tem de mim piedade; * que vivo o desamparo e a aflição.
17 Alivia meu coração das tribulações; * livra-me de minhas angústias.
18 Olha para minha aflição e para meu sofrimento; * e perdoa todos os meus pecados.
19 Olha para aquelas pessoas que são contra mim, que são muitas; * e contra mim se voltam com ódio.
20 Oh! Guarda a minha alma e livra-me; que não viva em confusão; * pois em ti me refugio.

Provérbios 19:1-17
1 Melhor é o pobre
que vive com integridade
do que o tolo que fala perversamente.
2 Não é bom ter zelo sem conhecimento,
nem ser precipitado e perder o caminho.
3 É a insensatez do homem
que arruína a sua vida,
mas o seu coração se ira contra o Senhor.
4 A riqueza traz muitos amigos,
mas até o amigo do pobre o abandona.
5 A testemunha falsa não ficará sem castigo,
e aquele que despeja mentiras
não sairá livre.
6 Muitos adulam o governante,
e todos são amigos de quem dá presentes.
7 O pobre é desprezado
por todos os seus parentes,
quanto mais por seus amigos!
Embora os procure,
para pedir-lhes ajuda,
não os encontra em lugar nenhum.
8 Quem obtém sabedoria
ama-se a si mesmo;
quem acalenta o entendimento prospera.
9 A testemunha falsa não ficará sem castigo,
e aquele que despeja mentiras perecerá.
10 Não fica bem o tolo viver no luxo;
quanto pior é o servo dominar príncipes!
11 A sabedoria do homem
lhe dá paciência;
sua glória é ignorar as ofensas.
12 A ira do rei é como o rugido do leão,
mas a sua bondade
é como o orvalho sobre a relva.
13 O filho tolo é a ruína de seu pai,
e a esposa briguenta
é como uma goteira constante.
14 Casas e riquezas herdam-se dos pais,
mas a esposa prudente vem do Senhor.
15 A preguiça leva ao sono profundo,
e o preguiçoso passa fome.
16 Quem obedece aos mandamentos
preserva a sua vida,
mas quem despreza os seus caminhos
morrerá.
17 Quem trata bem os pobres
empresta ao Senhor,
e ele o recompensará.

1 João 3:11-17
11 Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
12 Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.
13 Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia.
14 Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.
15 Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.
16 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

Semicontínuas:
Salmo 7  Domine. Deus meus 
Ó SENHOR, DEUS meu, em ti busco refúgio; * salva-me de todas as pessoas que me perseguem e livra-me
2  Que não seja destruída a minha vida, * sem haver quem a livre. 
3  SENHOR, DEUS meu, se eu fiz isso, se há contra mim acusação, * se nas minhas mãos há maldade, 
4  Se eu retribuí com maldade quem estava em paz comigo; * e se porventura alguém eu despojei sem razão. 
5  Seja então eu perseguido, * humilhada a minha vida e reduzida a pó a minha glória. 
6  Exalta-te, SENHOR, contra quem me oprime * e prevaleça a tua justiça. 
7  Que a congregação dos povos te cerque; * sejas tu exaltado sobre todos eles. 
8  O SENHOR administre justiça às nações; * SENHOR, julga-me conforme a minha sinceridade. 
9  Cesse a maldade dos maus e firme-se a pessoa justa; * pois tu, ó DEUS, sondas os corações. 
10 Em DEUS está o meu escudo; * é ele quem salva quem tem reto coração. 
11 DEUS é justo juiz; * um Deus que aborrece a maldade. 
12 A espada divina está preparada * contra quem não se arrepende. 
13 E preparou-lhe armas mortais, * e suas setas inflamadas para o seu perseguidor. 
14 Quem pratica perversidade se debate na injustiça, alimenta a malvadeza, * e gera a falsidade. 
15 Cavou um abismo * e nele pereceu. 
16 Sofrerá o golpe de suas ciladas * e o efeito de sua violência. 
17 Darei graças pela justiça do SENHOR; * e cantarei louvores ao Nome do SENHOR Altíssimo. 

Amós 4:6-13
6 "Fui eu mesmo que dei a vocês
estômagos vazios em cada cidade
e falta de alimentos em todo lugar,
e mesmo assim vocês
não se voltaram para mim",
declara o Senhor.
7 "Também fui eu que retive a chuva
quando ainda faltavam
três meses para a colheita.
Mandei chuva a uma cidade,
mas não a outra.
Uma plantação teve chuva;
outra não teve e secou.
8 Gente de duas ou três cidades
ia cambaleando de uma cidade a outra
em busca de água, sem matar a sede,
e mesmo assim
vocês não se voltaram para mim",
declara o Senhor.
9 "Muitas vezes
castiguei os seus jardins e as suas vinhas,
castiguei-os com pragas e ferrugem.
Gafanhotos devoraram
as suas figueiras e as suas oliveiras,
e mesmo assim
vocês não se voltaram para mim",
declara o Senhor.
10 "Enviei pragas contra vocês
como fiz com o Egito.
Matei os seus jovens à espada,
deixei que capturassem os seus cavalos.
Enchi os seus narizes
com o mau cheiro dos mortos
em seus acampamentos,
e mesmo assim
vocês não se voltaram para mim",
declara o Senhor.
11 "Destruí algumas de suas cidades,
como destruí Sodoma e Gomorra.
Ficaram como um tição tirado do fogo,
e mesmo assim
vocês não se voltaram para mim",
declara o Senhor.
12 "Por isso, ainda o castigarei, ó Israel,
e, porque eu farei isto com você,
prepare-se para encontrar-se
com o seu Deus, ó Israel."
13 Aquele que forma os montes,
cria o vento
e revela os seus pensamentos ao homem,
aquele que transforma
a alvorada em trevas,
e pisa as montanhas da terra;
Senhor, Deus dos Exércitos,
é o seu nome.

1 João 3:11-17
11 Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
12 Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.
13 Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia.
14 Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.
15 Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.
16 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal